O mundo do cinema e o da música pop sempre andaram juntos com um ajudando o outro em diversos momentos. Nesse especial relembramos algumas canções que foram "revividas" após aparecerem em filmes de sucesso anós depois de terem sido compostas. A lista claro é bastante reduzida, e nada impede que voltemos a abordar o assunto em outra matéria (não deixem de sugerir mais músicas nos comentários). Para esse texto só falamos de canções que já existiam antes do filme ter sido feito e de preferência há bastante tempo (mesmo a música do Urge Overkill era uma regravação dos anos 60). Músicas feitas especialmente para um filme ou canções recentes que tiveram seu perfil alavancado após aparecerem em algum blockbuster também serão lembradas no futuro. Divirta-se!




Unchained Melody em Ghost do Outro Lado da Vida
Um dos maiores sucessos de todos os tempos o filme "Ghost" levou gente do mundo inteiro às lágrimas com sua mensagem de que nem a morte pode acabar com um amor verdadeiro. A cena mais famosa do filme - aquela em que Demi Moore é "ajudada" pelo fantasma de Patrick Swayze enquanto faz um vaso de porcelana- foi embalada ao som de Unchained Melody um velho hit dos Righteous Brothers. Na verdade essa versão de 1965 é apenas uma das mais de quinhentas já feitas da canção que foi lançada pela primeira vez em 1955.


Bohemian Rhapsody em Quanto Mais Idiota Melhor
Por incrível que possa parecer no início dos anos 90 o Queen era uma banda praticamente esquecida nos Estados Unidos. Mesmo a morte de Freddie Mercury em 1991 não causou muita consternação por lá. "Wayne's World" era um quadro do "Saturday Night Live" que virou filme. A cena mais marcante rolava logo no começo com os personagens dublando Bohemian Rhapsody no carro. Um clipe mesclando cenas do filme e do vídeo original da banda feito em 1975 entrou em alta rotação na MTV e botou o Queen no segundo lugar da parada.


Mamma Mia em Priscilla a Rainha do Deserto
Assim como o Queen o ABBA também nunca fez muito sucesso nos Estados Unidos enquanto esteve na ativa ( Dancing Queen à parte). Já na Austrália o grupo foi imensamente popular, fato comprovado por dois filmes feitos por lá nos anos 90: "O casamento de Muriel" e "Priscilla a Rainha do Deserto", esse trazendo a divertida história de três drag queens a bordo de um ônibus. Ainda que não se possa dizer que "Priscilla" tenha sido o maior responsável por revitalizar a música do quarteto sueco, é inegável que ele foi importantíssimo no processo de reavaliação que as músicas do grupo sofreram naquela década.


Stand By Me em Conta Comigo
Stand By Me é uma daquelas músicas que parecem ter existido desde sempre, mas ela na verdade foi lançada em 1961. Para quem nasceu já na era do rock a música costuma ser mais identificada com a versão de John Lennon que a regravou em 1975. Muita gente só foi ouvir o original de Ben E King em 1987 quando a canção foi ressuscitada no tocante filme de mesmo nome ("Conta Comigo" no Brasil). O clipe é igualmente emocionante trazendo o cantor relembrando o seu passado e os atores do filme, entre eles River Phoenix, que morreu bestamente vítima de uma overdose em 1993 com meros 23 anos.


Girl You'll be A Woman Soon em Pulp Fiction
O Urge Overkill era mais uma daquelas bandas de rock alternativo que após o estouro do Nirvana em meados dos anos 90 começou a ser notada. Tudo indicava que eles seriam mais um a fazer algum sucesso e sumirem rapidamente. Até o dia em que o diretor Quentin Tarantino pirou com a cover que eles haviam feito para um velho hit de Neil Diamond que estava escondida em um EP do grupo e a colocou em destaque em uma das cenas mais memoráveis de "Pulp Fiction". Girl You'll be A Woman Soon acabou virando hit em diversos países e tornou a banda mais conhecida.