Quando se pensa em um artista de sucesso na música, a primeira imagem que surge é a de um cantor/cantora solo ou um vocalista de uma banda. Porém, mesmo sendo exceção, existe uma grande parcela de músicos que são extremamente bem sucedidos e respeitados pela indústria, possuem milhares de fãs e ainda lançam álbuns com a colaboração de grandes astros que não hesitam em emprestar suas vozes. Confira a seguir quatro ótimos exemplos!



Travis Barker
TRAVIS BARKER

Travis Barker é um dos primeiros nomes que vêm a mente quando se pensa em um baterista hoje em dia. O californiano teve seu primeiro contato com o instrumento aos 04 anos e começou a ter aulas aos 05 com um professor de jazz. Foi quando começou a conhecer os diferentes gêneros musicais que o moldaram ao longo dos anos. Depois da morte de sua mãe, que era uma de suas maiores incentivadoras, o rapaz que acabara de ingressar no ensino médio passou a se dedicar ainda mais ao instrumento. No último ano do colégio, ele então decidiu deixar a banda da escola e excursionar com bandas de rock. Foi enquanto estava em uma delas que Travis conheceu o blink-182 e assim que soube que o então baterista havia saído, ele não hesitou e pediu para ocupar seu lugar.

Desde então Travis teve experiências em diversas bandas paralelas e também colaborou com dezenas de amigos do ramo musical. Além do blink-182 ele integrou o +44, The Transplants, Box Car Racer e TRV$DJAM. Em março deste ano, Travis lançou seu primeiro trabalho solo intitulado "Give The Drummer Some" que conta com a colaboração de diversos nome nomes do hip hop como The Neptunes, Swizz Beatz, Dr. Dre e até um dos grandes produtores do pop, Dr. Luke. O disco alcançou o nono lugar da para da Billboard vendendo 28.000 cópias somente na primeira semana.

Veja a seguir um dos clipes deste álbum Just Chill (feat. Beanie Sigel, Bun B, Kobe).





Slash
SLASH

Desde quando ocupou o posto de guitarrista principal do Guns N' Roses, Slash se estabeleceu como um dos maiores guitarristas vivos. Saul Hudson, seu nome de batismo, nasceu em 1965 na Inglaterra e mudou-se para Hollywood, onde começou o ensino médio, ganhou sua primeira guitarra e conheceu o baterista Steven Adler. Os dois então formaram uma banda chamada "Road Crew" que mesmo mal sucedida serviu como uma forma de conhecer os outros integrantes do GNR. Depois do lançamento do primeiro disco da banda "Appetite For Destruction", Slash foi se tornando uma das partes mais importantes da imagem da banda, graças ao seu inconfundível visual com cabelo cheio, coberto por uma cartola e óculos escuros.

Enquanto ainda estava no GNR, Slash deu início ao seu projeto solo batizado de Slash's Snakepit. A banda chegou a lançar dois álbuns mas foi oficialmente encerrada em 2002 quando o guitarrista passou a integrar o Velvet Revolver. O novo grupo surgiu quando o guitarrista se reuniu com os antigos amigos do Guns, Duff McKagan e Matt Sorum, e percebeu que ainda existia a química que os levou ao sucesso com a banda liderada por Axl Rose. O trio convidou Scott Weiland do Stone Temple Pilots para os vocais e lançou dois álbuns, "Contraband" de 2004 e "Libertad" de 2007. O primeiro projeto solo com seu nome próprio só chegou no ano passado e veio recheado dos mais diversos nomes, do pop até o rock, como Fergie, Ozzy Osbourne, Iggy Pop, Kid Rock, entre outros.

Confira uma dessas colaborações: Beautiful Dangerous (feat. Fergie)





Mark Ronson
MARK RONSON

Mark Ronson começou sua carreira musical como Dj nos clubes de Nova York, cidade em que passou a residir aos 08 anos de idade. O inglês foi se tornando popular entre os frequentadores de clubes por conta da eclética seleção de músicas que apresentava em seus sets, que tinha bastante influência de funk, hip hop e rock britânico. Ele então começou a chamar a atenção de grandes figurões da música, como o rapper Puff Daddy, que lhe entregou uma nota de 100 dólares com seu número de contato após se surpreender com o Dj. Depois de trabalhar como produtor musical para a cantora Nikka Costa ele assinou contrato com a Elektra Records e lançou em 2003 seu primeiro disco "Here Comes The Fuzz".


Já em 2007, ele lançou seu segundo disco, que contou com os vocais de vários artistas no qual produziu, como Daniel Merriweather e Lily Allen. Mas seu nome ganhou fama internacional quando ele produziu o segundo disco de Amy Winehouse, "Back To Black", no qual ganhou diversos prêmios, inclusive o Grammy de produtor do ano de 2008. No ano passado Mark lançou seu terceiro disco "Record Collection", agora com sua própria banda Mark Ronson & The Business Intl., na qual é o guitarrista principal além de produtor.

Veja um dos destaques deste álbum, a faixa Bang Bang Bang (feat. Q-Tip, Mndr).





Santana
SANTANA

Com mais de quarenta anos de carreira, o mexicano Carlos Santana já pode ser considerado um dos maiores guitarristas de sua geração. Em 1966, já morando nos EUA, Santana lançou sua primeira banda, a Santana Blues Band, que combinava influências de rock latino, blues, salsa e ritmos africanos, e em 1969 participou com ela no lendário festival Woodstock. O álbum lançado no mesmo ano foi disco duplo de platina e o seu segundo lançado no ano seguinte bateu este recorde se tornando disco quadruplo de platina. Mas seu maior sucesso da carreira viria mesmo vinte anos depois com o disco "Supernatural". Este álbum foi aclamado pela crítica e pelo público e apresentou o guitarrista a uma nova geração de fãs.

O álbum que foi embalado pelo single Smooth (feat. Rob Thomas), que conta com os vocais de Rob Thomas do Matchbox Twenty, foi 15 vezes disco de platina nos EUA e vendeu 27 milhões de cópias ao redor do mundo, além de ter lhe rendido nove prêmios Grammy naquele ano, incluindo o de melhor álbum do ano. Ao todo já são 21 discos lançados em sua carreira, sendo o último "Guitar Heaven: The Greatest Guitar Classics of All Time" de 2010.

Acompanhe a seguir uma de suas inúmeras parcerias de sucesso, The Game Of Love (feat. Michelle Branch) com Michelle Branch.