Há 10 anos George Harrison morreu vítima de um câncer no pulmão. O mais misterioso dos Beatles nos deixou muito cedo com apenas 58 anos, mas felizmente deixou uma marca que dificilmente será apagada. Para homenageá-lo selecionamos quatro momentos distintos da carreira inigualável de George Harrison.



O mais novo dos Beatles precisou batalhar muito para se impor na banda desde o começo. Foi só a partir de Help, o quinto álbum da banda, que suas composições passaram a ser aceitas com regularidade nos discos da banda, mesmo assim elas geralmente não iam além de uma ou duas por álbum. I Need You foi a primeira composição de George a fazer certo sucesso e a mostrar que ali havia um talento que tinha tudo para desabrochar no futuro caso o estímulo certo fosse dado para ele.
Esse clipe foi retirado do filme Help, o segundo da banda.



Com o passar dos anos ficou claro que George Harrison era não só um grande guitarrista e inovador (foi ele o responsável por apresentar a música indiana e seus instrumentos para o mundo pop) mas também um compositor excepcional - vide While My Guitar Gently Weeps. Mas a certeza disso mesmo se deu quando Something foi lançada em 1969. A balada se tornou a segunda música mais regravada dos Beatles, só perdendo para Yesterday) e foi cantada até por Frank Sinatra (ainda que ele a tenha erradamente a introduzido como uma canção de "Lennon e McCartney").



Quando os Beatles acabaram em 1970 George Harrison tinha tanto material acumulado que um álbum triplo foi lançado. O maior hit dele, foi My Sweet Lord visto aqui na versão do "Concerto Para Bangladesh" o primeiro show beneficente da história do rock. George organizou o evento para ajudar os refugiados do país asiático que sofriam com as atrocidades cometidas durante a guerra da libertação de Bangladesh e pela passagem de um ciclone devastador. O sucesso da empreitada mostrou que o rock era uma ótima força para mobilizar pessoas e arrecadar fundos.



A partir do meio dos anos 70 George Harrison foi se retraindo, gravando cada vez menos e praticamente sumindo do radar. Não a toa seu filho Danni por anos pensou que a profissão de seu pai fosse a de jardineiro. Em 1987 George voltou às paradas com o álbum "Cloud Nine". Um dia ele juntou uma turma de amigos para gravar o que seria o lado b de um compacto. Como os amigos se chamavam Tom Petty, Roy Orbison, Bob Dylan e Jeff Lynne logo ficou claro que aquele pessoal precisava gravar um disco inteiro. Assim nasceram os Travelling Willburys que lançaram dois belos discos.