Por Leandro Saueia

Apesar de ter surgido no auge do Britpop, os galeses do Super Furry Animals nunca se encaixaram bem entre seus colegas de geração. Mesmo sendo contratados pela mesma Creation do Oasis o som da banda passava longe dos hinos de estádio dos irmãos Gallagher e ia por uma trilha mais tortuosa que englobava música eletrônica, psicodélica, alguns ruídos e, também, baladas e rocks mais tradicionais (um paralelo nacional seria o Pato Fu). Com essa mistura a banda nunca explodiu, mas garantiu um público cult e o respeito eterno da crítica internacional que mesmo após 13 anos e oito álbuns ainda os tratam com deferência.

Super Furry Animals
Super Furry Animals Os Super Furry Animals na estapa paulistana do Indie Rock Festival (Foto: Flávia Durante)
Para lançar o seu mais recente disco, a banda passou por São Paulo dentro do Indie Rock festival (o mesmo que em 2006 trouxe Magic Numbers e os Rakes) para uma apresentação ao lado dos ciganos do Gogol Bordello. Infelizmente o público não compareceu em grande peso e motivos para isso não faltaram: o dia e horário ingratos e o evento acontecer logo após um fim de semana repleto de shows internacionais. Some a isso o inacreditável apagão que tomou conta do país (que definitivamente contribuiu para que eu não assistisse o, pelo que disseram bom, show do Gogol Bordello.

Quanto ao SFA só restou a certeza de que eles são uma das grandes bandas dos últimos anos. Em um set list de 13 músicas, tocaram alguns de seus singles mais festejados como "Slow Life", que abriu o espetáculo, "Juxtaposed Wit U", "(Drawing) Rings Around The World" e a ótima "The Man Don't Give A Fuck" e canções do mais novo álbum, o bom "Dark Days/Light Years". O vocalista Gruff Rhys se comunicava com a plateia por meio de cartazes que iam dos tradicionais APLAUSOS e OBRIGADO, até um que dizia WHOOOAHHH no momento em que o público deveria "urrar" em "Crazy Naked Girls". De todos eles o mais bem sacado foi o cartaz com a foto do guitarrista do Franz Ferdinand Nick McCarty que participa na versão original de "Inaugral Trams", quando sua voz surgiu via sampler.

Em resumo um grande show ainda que visto por poucos. Nessa sexta dia 13 o festival rola no Circco Voador no Rio de Janeiro, e terá além dos SFAs e do Gogol Bordello, os elogiados brasileiros do Holger e a boa banda argentina El Mato A Un Policia Motorizado (que conferimos ano passado dentro do Festival Calango em Cuiabá). Se você curte música pop bem feita e nada óbvia e puder ir não perca.

Confira a set-list do show:

1) "Slow Life"
2) "(Drawing) Rings Around The World"
3) "Golden Retriever"
4) "Hello Sunshine"
5) "Juxtaposed Wit U"
6) "Mt"
7) "Zoom!"
8) "Inaugral Trams"
9) "The Very Best Of Neil Diamond"
10) "White Socks/Flip Flops"
11) "Crazy Naked Girls"
12) "The Man Don't Give A Fuck"
13) "Keep The Cosmic Trigger Happy"