Black Sabbath
Black Sabbath O Black Sabbath no auge durante os anos 70





























Ontem foi um dia de glória para o mundo do rock em geral e do heavy-metal em específico. O Black Sabbath anunciu sua volta com a formação original. E é para celebrar a reunião de Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward que o Vagalume relembra além do Sabbath outros grandes nomes que ajudaram a fazer a história do metal. Claro que muita gente que poderia estara aqui não entrou (de Motörhead ao Slayer, passando pelo Judas Priest assim como nomes mais radicais como os do Napalm Death ou Venom ou mais recentes como o Mastodon. Também deixamos de lado as bandas de "hard rock" como o Led Zepellin, Deep Purple e outros nomes do "rockão pauleira". Para quem quer se iniciar no mundo do som pesado de esses cinco nomes aqui são um belo começo.




BLACK SABBATH
Dizer quem inventou um estilo musical é sempre tarefa complicada. No caso do metal então há até quem vá querer provar que algum bluesmen dos anos 30 já havia esboçado o gênero (e o pior é que periga ele estar certo). Assim dando os devidos créditos para os Kinks (com You Really Got Me), Jimi Hendrix, Cream e o Blue Cheer vamos concordar que o Black Sabbath foi o primeiro a chegar com o pacote completo: som muito pesado, letras sobre o sobrenatural mas também sobre a classe trabalhadora e seus problemas, as capas assustadoras e o visual marcante.

ÁLBUM FUNDAMENTAL: Paranoid (1970) - O que tem a maior quantidade de clássicos e músicas perdidas legais. Mas a banda tem ao menos outras quatro ou cinco obras-primas fundamentais.





IRON MAIDEN
Estamos no meio dos anos 70. Toda a Inglaterra foi ocupada pelos punks... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis fãs de rock pesado ainda resiste ao invasor. Tal qual um Asterix moderno, o baixista Steve Harris insistiu no som pesado mesmo quando todos apostavam na morte do estilo. Com o Iron Maiden ele mostrou que aquilo era balela e ao lado de toda uma geração de novas bandas inglesas que também souberam aprender as lições punk do "faça você mesmo" fez história. Além deles a New Wave of British Heavy Metal nos trouxe gente como Saxon e o Def Leppard

ÁLBUM FUNDAMENTAL: THE NUMBER OF THE BEAST (1982) o primeiro com o novo vocalista Bruce Dickinson que inaugurou a fase de maior popularidade da banda e cheio de clássicos.




METALLICA
O thrash metal foi uma das boas lufadas de ar fresco na cena dos anos 80 e não falamos só no universo do metal. Ao juntar a técnica do metal com a agressividade do punk bandas como o Slayer, Anthrax e principalmente o Metallica mostraram ao mundo que se havia um gênero capaz de se reinventar constantemente esse era o heavy metal.
Entre todos eles o Metallica foi o que se deu melhor comercial e esteticamente. Isso porque eles nunca tiveram medo de arriscar mesmo sob o risco de desapontar os fãs mais radicais seja gravando baladas ou discos com pegada mais pop.

ÁLBUM FUNDAMENTAL: MASTER OF PUPPETS (1986): um dos melhores discos dos últimos 25 anos e não estamos falando só de heavy metal.




Nos anos 80 imaginar que uma banda de rock brasileira poderia fazer sucesso mundo afora parecia algo completamente fora da realidade. Mas o Sepultura não só conseguiu como também foi responsável por dar uma bela chacoalhada na cena heavy. Em sua formação clássica com os irmãos Cavallera, Andreas Kisser e Paulo Jr., o Sepultura foi uma das melhores bandas de seu tempo. Em 1996 o vocalista Max abandonou o barco e montou o Soulfly. A banda seguiu com o americano Derrick Green lançando bons discos, mas a fase 1991/1996 ainda é insuperável.

ÁLBUM FUNDAMENTAL: ROOTS (1996) - o disco que melhor sintetiza o poder de fogo da banda e que apontou vários caminhos para o metal do futuro.




Com a segmentação ficou difícil para o simples mortal acompanhar tudo o que rola no metal, mas podemos afirmar que se tem uma banda que junta as diversas facções de fãs esta se chama System of a Down. Assim como o Sepultura eles também tiveram a boa sacada de misturar elementos clássicos do heavy a sons nada comuns, no caso deles a música da Armênia país de onde eles todos descendem. O resultado? Uma música imprevisível onde gritos se intercalam a passagens de calma e surtos raivosos são contrabalanceados com um senso de humor sutil e eficaz .

ÁLBUM FUNDAMENTAL: TOXICITY (2001) - Ganhou disco triplo de platina e mostrou que o público ainda estava aberto para bandas que fugiam por completo do convencional.




Quem mais você colocaria numa lista de astros fundamentais do heavy metal? Comete!