Katy Perry foi a grande vencedora do VMA 2011 - a premiação anual da MTV americana para os melhores do ano. O clipe de Firework levou o principal astronauta da noite, o de Vídeo do Ano. A cerimônia foi marcada por uma forte divisão de prêmios, com 11 clipes diferentes sendo premiados em 15 categorias.

Em números absolutos, o vídeo mais premiado foi o de Rolling In The Deep de Adele que levou três troféus, mas apenas em categorias técnicas (fotografia, edição e direção). Katy Perry também foi agraciada mais duas vezes pelo vídeo de E.T. (feat. Kanye West): os de melhor colaboração e efeitos especiais.

Lady Gaga
Lady Gaga Lady Gaga, ou melhor, seu alter-ego masculino Jo Calderone (Foto: www.mtv.com)
Born This Way de Lady Gaga foi o melhor vídeo feminino e o melhor "clipe com mensagem". Beyoncé (coreografia), Justin Bieber (artista masculino), Britney Spears (artista feminino), Nicki Minaj (hip hop), Tyler the Creator (revelação), Foo Fighters (rock) e os Beastie Boys (direção) levaram um prêmio cada. Gaga surpreendeu mais uma vez ao surgir vestida de Jo Calderone, o seu alter-ego masculino.

Os derrotados


Entre os maiores derrotados estiveram dois rappers do primeiríssimo time. Kanye West não converteu nenhuma das quatro indicações para All Of The Lights (feat. Rihanna, Kid Cudi) e as duas para Power (feat. Dwele) em estatuetas. Eminem com Love The Way You Lie (feat. Rihanna) tinha três indicações e também saiu de mãos abanando.

Bruno Mars foi outro que deve ter voltado um pouco triste para casa. Grenade estava indicado para categorias importantes como as de vídeo do ano, melhor clipe de artista masculino e vídeo pop mas não ganhou nenhum deles.

Curtiu o VMA 2011? Concordou com os resultados? Opine e veja os vencedores aqui no Vagalume.