O ex-vocalista do Warrant Jani Lane foi encontrado morto na última quarta-feira em um quarto de hotel em Los Angeles. Lane tinha 47 anos e a causa da morte ainda é desconhecida, mas seus problemas com o álcool eram conhecidos.

O cantor já havia sido forçado a cancelar uma turnê em fevereiro deste ano por causa disso.
O Warrant fez muito sucesso durante a explosão do glam metal na segunda metade dos anos 80.

Lane nasceu em Akron, Ohio em 1964. 21 anos depois, após passar um tempo fazendo covers na Flórida, ele e dois colegas de banda se mudaram para Hollywood, inflçuenciados pelo sucesso que banda como o Motley Crue e Ratt estavam fazendo.

Lá ele montou uma banda chamada "Plain Jane" que logo estava abrindo os shows de uma banda desconhecida de nome Guns N' Roses. Enquanto isso uma outra banda chamada Warrant também chamava a atenção ao tocar antes de outra banda desconhecida, o Poison.

Jani Lane
Jani Lane Lane em foto mais recente
Como nada acontecia, Lane e o baterista Steven Sweet voltaram para a Flórida. Não demorou muito e eles receberam uma mensagem de dois membros do Warrant falando que eles estavam sem cantor e baterista.

Reformulado o Warrant começou a chamar a atenção na cena de Los Angeles e em 1989 lançou seu primeiro disco. Dirty Rotten Filthy Stinking Rich chegou ao top 10 americano e emplacou singles como Heaven nas paradas. A banda entrava em seu período de maior exposição.

Warrant letras
O auge se deu no ano seguinte com o álbum Cherry Pie, que avançou até o sétimo lugar da Billboard e teve duas músicas - a faixa título e I Saw Red - no top 10.

Com a explosão do rock alternativo de bandas como Nirvana o Warrant foi perdendo espaço, mas o grupo nunca parou, conseguindo manter uma base pequena mas fiel de fãs.

Desde 1994 Lane abandonou e voltou para sua antiga banda por diversas vezes, entre um projeto solo e outro. A reunião final aconteceu em 2008.

Relembre o pop metal do Warrant e de Jani Lane no Vagalume.