Sabe aquele último hit sensacional do seu artista pop preferido? É bem provável que ele tenha sido criado em cima da base musical (batida), feita especialmente por um desses três grandes produtores que o Vagalume te mostrará a seguir. Conheça mais sobre RedOne, Max Martin e Dr. Luke, os produtores mais em alta do mundo pop na atualidade e responsáveis por dar aquela "mãozinha" para alguns dos principais sucessos das paradas musicais nos últimos anos.



Lady Gaga
REDONE: O marroquino erradicado na Suécia, Nadir Khayat pode ser uma das chaves do sucesso de Lady Gaga. Sua carreira como produtor começou em 2001 na Suécia, com o disco "Teen Spirit" dos A-Teens. Anos depois, em 2006 ele produziu a faixa "Bamboo" que foi selecionada como a canção-tema da copa daquele ano. A música ganhou remix com Hips Don't Lie (feat. Wyclef Jean) de Shakira, e foi apresentada na abertura do evento. Com o reconhecimento internacional, RedOne se mudou para Nova York. E no ano seguinte, conseguiu sua primeira entrada nas paradas pop americanas, graças a Whine Up de Kat DeLuna. Seus maiores hits chegaram só em 2008 com a produção dos singles de Lady Gaga, Just Dance (feat. Colby O'Donis), Poker Face, entre outros. O sucesso deste álbum lhe rendeu 04 indicações ao Grammy de 2010 e o prêmio como produtor do "Melhor Álbum".

Desde então, RedOne tem trabalhado com alguns dos grandes nomes do pop como Alexandra Burke, Enrique Iglesias, Nicole Scherzinger, Jennifer Lopez e a própria Lady Gaga.

Veja abaixo dois grandes sucessos que levam o seu nome nos créditos: Lady Gaga, "Bad Romance" e Jennifer Lopez, "On The Floor".

















Britney Spears
MAX MARTIN: O sueco Martin Sandberg antes de trabalhar com produção, tentou ingressar na música como cantor, passando por várioss grupos até se firmar como vocalista de uma banda de glam rock em 1985. Em 1993 foi contratado por um estúdio onde deu início a carreira de produtor. Dois anos depois seu estúdio foi contratado pela Zomba Records para produzir o álbum de estreia dos Backstreet Boys. Com o sucesso imediato da boy band, a empresa passou a ser requisitada por grandes nomes do pop nos anos seguintes como Bryan Adams, Five, *NSYNC e Britney Spears. Inclusive esta última conta com a participação de Max em quase todos os seus discos. Ele ainda conquistou por três anos consecutivos, entre 1999 e 2001, o prêmio de compositor do ano da associação dos compositores e autores americanos.

De lá pra cá, Max Martin colaborou com uma vasta lista de cantores pop, que inclui Celine Dion, Avril Lavigne, Pink, Ke$ha e Katy Perry, inclusive em parceria com outro produtor, Dr. Luke.

Acompanhe dois de seus mais recentes sucessos: Pink com F**kin' Perfect e Britney Spears, Till The World Ends.
















Katy Perry
DR. LUKE: Lukasz Gottwald cresceu em Nova York e assim como Max também desejava ser músico. Ele estudou na Manhattan School of Music por dois anos e em seguida, em 1997, ganhou uma vaga na banda do programa "Saturday Night Live" após derrotar mais de 80 candidatos. Lá ele permaneceu como guitarrista por dez anos. Enquanto trabalhava no programa, ele produzia jingles para campanhas publicitárias e também produzia para vários artistas de hip hop. Quando atuava como DJ em casas noturnas, Dr. Luke conheceu Max Martin e virou seu amigo após fazer um tour com ele, apresentando a cidade ao recém chegado. Em 2004 os dois produziram seu primeiro hit em conjunto, Since U Been Gone de Kelly Clarkson. Depois de conquistar o seu primeiro sucesso, a carreira de produtor e compositor passou a decolar rapidamente.

Entre os nomes que já trabalharam com Dr. Luke estão Miley Cyrus, Flo Rida, Taio Cruz, 3Oh!3, B.o.B., Adam Lambert, Pitbull, Katy Perry e Jessie J.

Ouça a seguir dois hits de co-autoria de Dr. Luke: Jessie J com Price Tag (feat. B.o.B.) e Katy Perry com Last Friday Night (T.G.I.F.).