Acostumado as frequentes acusações de plágio, o Coldplay resolveu esclarecer a mais recente delas.

O novo single Every Teardrop Is a Waterfall, lançado na última sexta (03) foi bombardeado de críticas poucas horas depois por conta da semelhança com a música Ritmo de La Noche do grupo belga Mystic, que por sua vez é uma versão de I Go To Rio, gravada originalmente em 1976 por Peter Allen.

Dessa vez porém, um porta-voz declarou que a banda realmente se inspirou na canção e pagou pela permissão de seu uso aos seus autores originais Peter Allen e Adrienne Anderson, que estão nos créditos da nova faixa.

"Allen e Anderson estão creditados como compositores de Every Teardrop Is a Waterfall. Chris se inspirou para compor a música após assistir ao filme 'Biutiful' de Alejandro Gonzalez Iñárritu. No filme há uma cena em uma boate em que a faixa (Ritmo de La Noche) está tocando ao fundo, baseada na canção I Go To Rio" declarou o porta-voz.

Ouça a versão original a seguir e confira.



Em 2008, no disco "Viva La Vida", o Coldplay foi acusado por Joe Satriani de copiar uma de suas composições. O guitarrista americano declarou que a faixa-título do álbum foi um plágio de sua canção instrumental If I Could Fly de 2004. Apesar da banda declarar que se tratou de uma "coincidência acidental", o caso terminou com um acordo nos tribunais em 2009.

Veja as letras e traduções do Coldplay no Vagalume.