Television, Sparks, Taste, Cocteau Twins... se tudo isso soa como grego para você não se preocupe. Esses e outros nomes fazem parte de uma lista de "heróis cult" da música feita pelo semanário britânico NME. Os 75 nomes foram compilados a partir das escolhas de vários músicos de destaque.

O maior laureado foi Syd Barrett o fundador do Pink Floyd que após gravar apenas um disco com a banda (e mais dois álbuns solo) enlouqueceu. David Bowie lembra como ver Syd ao vivo foi importante para ele e fala que lamenta não ter tido a chance de conhecê-lo.

The Edge do U2 presta tributo ao Taste. O power trio de Rory Gallagher foi uma das primeiras bandas irlandesas a conseguir exportar sua música. O guitarrista diz que Rory foi a sua primeira inspiração para tornar-se músico.

Metallica
Metallica O baterista Lars Ulrich do Metallica (Foto: M.Rossi)
Lars Ulrich do Metallica se lembrou dos Nova Iorquinos do Television, grupo que apesar de ter surgido no punk estava bem distante da estética dos três acordes. O baterista diz ter sentido que ali "estava uma banda que realmente tinha uma conexão forte entre os seus integrantes." Ele ainda entrega que adoraria ver o Metallica tocando Marquee Moon .

Fabrizio Moretti dos Strokes fala do Guided By Voices, banda indie de "baixa fidelidade" que inspirou muita gente nos anos 90. O pessoal do Belle and Sebastian se lembrou dos etéreos Cocteau Twins enquanto Alex Kapranos do Franz Ferdinand fala sobre a dupla Sparks.

Na lista ainda estão as escolhas de astros como Alice Cooper (a cantora Laura Nyro) e Matt Bellamy do Muse que se declara grande fã da voz gutural de Tom Waits.

Veja aqui um raro vídeo de Syd Barrett quando ele ainda fazia parte do Pink Floyd.




Que tal tirar o dia para conhecer alguns artistas obscuros do mundo da música no Vagalume?