A MAQUIAGEM DO KISS
Kiss
Chaim Witz era um imigrante israelense que vivia em Nova York. Quando criança ele passava o dia lendo histórias em quadrinhos e sonhando ser um super-herói. Quando adolescente ele descobriu os Beatles e passou a também querer ser um ídolo do rcok tão famoso quanto eles. Nos anos 70 ele conseguiu realizar seus dois maiores sonhos ao se tornar Gene Simmons do Kiss. Foi dele a ideia de esconder os rostos da banda por trás de maquiagens facilmente identificáveis (demônio, gato, homem do espaço e o estrelado) que se tornaram tão ou mais famosas que a própria banda. Com isso o Kiss realmente parecia ter vindo de outro mundo e pôde deitar e rolar. No auge do grupo vários produtos com a imagem da banda foram vendidos. Um filme para a televisão foi feito e a Marvel lançou a HQ da banda. E assim Gene virou oficialmente um super-herói.




A LUVA DE MICHAEL JACKSON

Michael Jackson
Michael Jackson também foi muito mais que um mega astro da música. Basta ver que a simples imagem de uma luva com pedras brilhantes na hora já faz com que nos lembremos dele. Entre várias outras coisas que ele também tornou icônicas (do "moonwalk" à jaqueta vermelha) nenhuma é mais marcante que a luva usada em uma só mão.
Jackson usou o artefato na época do álbum Thriller (1982) a de maior sucesso de sua carreira. E ainda que ele tenha deixado de usá-la nos anos seguintes ela é um símbolo tão forte e poderoso que jamais deixou de ser associada a ele.
Em 2009 a luva usada por Michael no especial de 25 anos da Motown (tido como o momento em que ele virou megaestrela) foi vendida por U$350 mil.




O SUTIÃ DE MADONNA

Madonna
Os sutiãs em forma de cone usados por Madonna durante a sua "Blond Ambition Tour" é provavelmente o ítem mais reconhecível entre os vários popularizados ou que geram identificação com a estrela (assim como o vestido de noiva dos anos 80 ou as roupas de ginástica usadas mais recentemente).
A turnê correu o mundo em 1990 carregando uma nuvem de polêmica por onde passava com sua mistura de sexo, dança, religião e ousadia. O tal sutiã - criado por Jean-Paul Gaultier - era a peça usada no momento mais controverso do show quando Madonna cantava uma versão orientalizada de Like A Virgin e simulava masturbar-se em uma cama de casal. Foram cenas como essa que fez com que o show em certas cidades fosse cancelado ao mesmo tempo em que ela tornava-se mais e mais famosa.




OS ÓCULOS DE JOHN LENNON
John Lennon
É engraçado perceber que a imagem de óculos redondos de aro fino de metal imediatamente nos traga a imagem de John Lennon á cabeça. Isso porque durante anos Lennon teve horror ao adereço. Afinal um roqueiro que se prezasse nunca poderia andar pela rua de óculos. Como resultado ele passou anos vendo (se é que podemos usar esse verbo nesse caso) o mundo de uma forma um tanto quanto peculiar.
Lennon não foi o primeiro roqueiro a usar óculos. O pionerismo coube a Buddy Holly ainda nos anos 50 (Holly vale lembrar, era o maior herói de... Paul McCartney). Quando assumiu a sua miopia e passou a aparecer de óculos nas capas dos discos e em público Lennon eles sem dúvida ficaram, para a alegria de inúmeros "quatro olhos" ao redor do planeta, bastante cool.