Os Paralamas do Sucesso
Os Paralamas do Sucesso Herbert Vianna dos Paralamas do Sucesso que hoje completa 50 anos (Foto: Maurício Valadares)




























Os Paralamas do Sucesso já conseguiram aparecer para o país logo com seu primeiro compacto. Vital e Sua Moto é até hoje presença obrigatória nos shows da banda e um clássico incontestável do rock brasileiro.
Nessa época ainda era bastante acusada de simplesmente imitar o som de bandas inglesas que namoravam os ritmos da Jamaica como o The Beat e especialmente o Police.
Mesmo sem ter sido um mega estouro de vendas, o primeiro disco do grupo, Cinema Mudo tocou bastante nas FMs e levou a música do grupo para além de sesu domínios - as danceterias, a Fluminense FM e o palco do Circo Voador dando sinais de que, ao contrário do que ocorria muito na época, esse era um grupo que não iria morrer na praia.




Em 1984 os Paralamas lançaram O Passo do Lui é um daqueles raros discos onde quase todas as músicas fizeram sucesso - Meu Erro, Me liga, Ska, Assaltaram a Gramática e várias outras estão nele. Mas a canção que mais marcou o disco, e a banda por consequência, foi mesmo Óculos, outra que até hoje não tem como sair dos shows da banda, apesar de Herbert Vianna há tempos etr feito cirurgia e não precisar mais do tal acessório.
Em 1985 os Paralamas tocaram no Rock in Rio num show marcante. Hoje podemos dizer que eles foram os únicos brasileiros que tiraram proveito da situação - já que muitas das outras bandas que ali estiveram acabaram ou perderam integrantes chave logo depois.




Em 1986 os Paralamas voltaram reformulados. Numa época em que o rock brasileiro tentava a todo custo soar sofisticado e inglês a banda preferiu mudar de rota abraçando a música africana e forçando uma reconciliação com o Brasil e sua música. O resultado foi Selvagem? um dos disco mais importantes da música brasileira e influência decisiva para muitas das gerações futuras do rock nacional. Apesar de radical a guinada não afastou o público. Muito pelo contrário. Em uma época de grande euforia econômica por conta do Plano Cruzado e com o rock sendo o estilo do momento o trio foi um dos grandes sucessos da hoje chamada era de ouro do Rock Brasil (álbuns clássicos de Legião, Titãs, RPM, Ira! também saíram em 1986).




o início dos anos 90 foi complicado para a geração 80. Após o boom dos anos 85-88 a maré começou a virar e o rock foi perdendo espaço. Ao mesmo tempo outra leva de grupos despontava no horizonte e o cenário econômico nunca esteve pior. Os Paralamas usaram boa parte dessa época para fortalecerem seus vínculos com a América Latina. Com isso o grupo se tornou um nome fortíssimo em diversos países. Em 1995 eles lançaram Vamo Batê Lata um disco ao vivo com quatro faixas inéditas. Uma delas, Uma Brasileira se tornou um dos maiores sucessos do ano reconciliando o grupo com as massas. O ciclo se fechou com o álbum seguinte 9 Luas que emplacou outra grande sequência de hits como Busca Vida.




No dia 04 de fevereiro de 2001 Herbert Vianna passou pelo maior trauma de sua vida. O ultralve que ele pilotava caiu matando sua esposa e deixando-o em coma. Apesar de ter ficado paraplégico, a capacidade de compor, cantar e tocar permaneceu de Herbert permanceu intacta. Em 2002 os Paralamas do Sucesso estavam de volta. As faixas de Longo Caminho já estavam escritas antes do acidente, apesar de muitas letras parecerem terem sido feitas depois. A grande surpresa foi ver grupo com uma pegada roqueira, como nos velhos tempos. O disco mostrou que a banda tinha força para seguir por muitos anos e assim foi. Desde então eles já lançaram mais dois discos de estúdio e outros três dvds ao vivo, incluindo o recém-lançado "Paralamas: Brasil Afora".