O guitarrista dos Strokes, Albert Hammond Jr. abriu o jogo sobre uma das razões do quinteto de Nova York ter levado cinco anos para gravar um disco novo: drogas.

Sem detalhar quais as substancias teriam gerado o vício, o guitarrista descreveu seu problema como "bastante pesado".

Em entrevista à revista Spin, Albert revelou que sua contribuição inicial ao álbum "Angles" foi mínima graças ao problema. Porém ele conseguiu terminar seu tratamento de reabilitação um mês antes da banda entrar no estúdio.

"As pessoas não acreditam que consegui fazer isso" contou sobre sua volta aos estúdios.

"Eu não estava usando nenhuma substância química. Foi bastante difícil... geralmente a pessoa fica uns dois anos sofrendo de severa abstinência. Eu ficava nervoso e não conseguia lembrar das coisas. E como ter um 'stroke' (derrame) sem trocadilhos".

Ele ainda continuou: "Você sempre tem que fazer essa linha do roqueiro superstar, mas eu prefiro ficar com a lembrança da música que alguém que admiro deixou do que as histórias engraçadas das besteiras que fizeram".

O colega Nick Valensi, o outro guitarrista dos Strokes, admitiu que a banda estava ciente dos problemas de Albert. Ele revelou: "Todos nós percebemos que algo estava errado... uma certa pessoa estava usando drogas. Tinha muitos cochilos e desmaios no estúdio, e a gente ficava, tipo 'a pessoa não tá acordada para gravar a sua parte e a gente tem que esperar quatro horas para ela cochilar'".

Apesar de todas as atribulações que envolveram a gravação, "Angles" conseguiu uma boa repercussão por parte da imprensa e agradou a maioria dos fãs que aguardaram tanto tempo pelo trabalho novo.

Veja letra e tradução do primeiro single dos Strokes, Under Cover Of Darkness aqui no Vagalume.