DivulgaçãoGrupo Y-no letrasY-No e o pagode Made in Japan
Que a bossa-nova se espalhou pelo mundo não é novidade para ninguém. Mas outros estilos do Brasil também já cativaram e cativam os estrangeiros que tomam conhecimento com a nossa cultura. Seja Paul Simon gravando com o Olodum, David Byrne pirando com Tom Zé ou como MIA caindo de cabeça no pancadão carioca os exemplos são vários. Alguns até meio feios como Rod Stewart cuja Do Ya Think I'm Sexy? tem uma "pequena" semelhança com Taj Mahal de Jorge Ben Jor.
Conheça aqui alguns casos inusitados da influência da música brasileira pelo mundo.


O Grupo Y-No (na foto acima) se tornou um dos grandes virais dessa semana no Brasil ao apresentar um improvável pagode made in Japan. O septeto mostra grande comprometimento com a causa chegando até a cantar em português. O cavaquinho elétrico carregado de delay e a letra com pérolas como "Aí gatinha, me dá uma chance para este lixo", "eu sou galinha" ou "me ensina o feitio da felicidade" mostram que o Y-No passou com louvor no intensivão da faculdade de samba e pagode.




Você já imaginou ouvir uma banda de noise rock psicodélico da Turquia? E uma banda de noise rock psicodélico da Turquia tocando lambada? Então conheçam o Hayvanlar Alemi que fez uma versão instrumental inacreditável de Chorando Se Foi, aquele hit do Kaoma que espalhou a lambada por toda a Europa no fim dos anos 80. O disco do grupo também tem um nome sensacional: "Guaraná Superpower", que diga-se é bem interessante ainda que a influência brasileira se resuma a esta faixa e ao título do álbum.



Os americanos do Wondermints formam uma das melhores bandas de power-pop do mundo. Loucos pelos anos 60 e por malucos em geral (agora eles acompanham o ex-Beach Boys Brian Wilson em seus shows) era questão de tempo até eles descobrirem os Mutantes e seu líder Arnaldo Baptista. Quando conheceram o trio paulistano e a história trágica mas também bela de Arnaldo (que após quase conseguir se matar deu a volta por cima) eles compuseram a ótima Arnaldo Said. A canção tem como base o hit dos Mutantes Algo Mais e a letra diz coisas como "Arnaldo gargalha enquanto você apenas tenta" em uma bela homenagem ao mais maldito dos nossos roqueiros.



Outra maluquice vinda do Japão são os Novos Naniwanos, mais um grupo de apaixonados pela nossa música que piraram no som dos trios elétricos tradicionais como o de Dodô e Osmar. Ouça e diga se eles tem bala para arrastar a multidão no Circuito Barra-Ondina e vender mais abadás que o Chiclete com Banana. O site deles tem faixas para download para quem quiser curtir mais.




Para encerrar uma curiosidade vinda da Inglaterra e perpretada pelo recentemente falecido Mick Karn. Karn foi um dos maiores baixistas dos últimos 30 anos pelo ótimo uso que fez do baixo fretless (sem trastes) quando fez parte do Japan - o grupo que basicamente "inventou" o Duran Duran. Em 1982 ele gravou essa lindíssima versão de A Distância de Roberto Carlos. Para quem gostaria de imaginar como seria a música do Rei se ele fizesse tecnopop aqui está a resposta.