Inegavelmente o pop internacional é baseado em bandas e artistas solo, mas aquele formato tão popular no Brasil - as duplas, também conquistaram seu espaço. O 5 Discos de hoje presta tributo a algumas delas. Os estilos variam indo do rockabilly ao folk, do tecnopop ao soul, passando pelo rock e pop naturalmente. As relações também são amplas: amigos, ex-amantes, casados, irmãos... e quase todos acabaram brigados ou se separando com direto a algumas reconciliações pelo caminho. Semana que vem tem mais.

The Everly Brothers
The Everly Brothers Cadence Classics: Their 20 Greatest Hits
Cadence Classics: Their 20 Greatest Hits - The Everly Brothers - Os irmãos Don e Phil Everly trouxeram um novo sabor ao rock dos anos 50 ao acrescentarem suas harmonias vocais e a influência da música country ao cenário e foram influência decisiva para, entre muitos outros, os Beatles. Essa compilação foca a primeira fase da dupla e traz canções que fazem parte da história do rock (Bye Bye Love, Wake Up Little Susie, All I Have To do Is Dream...). Na década de 60 os dois assinaram com a Warner e lançaram mais alguns clássicos eternos que devem ser buscados em outra coletânea (Love Hurts, Crying In The Rain, Cathy's Clown...). Como toda dupla que se preze, as brigas eram constantes e eles se separaram em 1973. O reencontro se deu nos anos 80 e os dois ainda se apresentam ao vivo mesmo com a idade avançada (Phil está com 72 e Don com 74 anos).




Ike and Tina Turner
Ike and Tina Turner Proud Mary: The Best of Ike & Tina Turner
Proud Mary: The Best of Ike & Tina Turner - Ike and Tina Turner - Que Ike Turner foi uma das pessoas mais desprezíveis da história do pop não se discute - ainda que ele tenha tentado se defender dos anos de abuso físico e psicológico que infligiu em sua esposa Tina Turner. Mas o cara tinha muito talento. Basta lembrar que o primeiro rock'n'roll da história (Rocket 88) foi gravado por ele. Em Tina ele encontrou sua cara metade pessoal e profissionalmente que resultaram em uma série de compactos fundamentas na história da soul music - resumidos nessa coletânea - e um dos shows mais explosivos de todos os tempos. O casal ficou junto até 1976 quando Tina finalmente escapou de seu algoz. Ela penou mas conseguiu dar a volta por cima e se tornou mega-estrela nos anos 80. Ike, morto em 2007, gravou e fez turnês, mas nunca conseguiu reabilitar sua imagem.




Simon & Garfunkel
Simon & Garfunkel Bookends
Bookends - Simon & Garfunkel 1968 - Paul Simon e Art Garfunkel se conheceram ainda na escola e nutriam uma paixão em comum por rock, r'n'b e pelas harmonias dos Everly Brothers. Nos anos 60 eles tomaram conta das paradas com suas canções de inflexão folk. Simon compunha o material e fazia a cama para Garfunkel soltar sua voz. A dupla gravou cinco discos e um punhado de canções eternas. Algumas estão nesse álbum um pouco menos conhecido que o trabalho posterior (Bridge Over Troubled Water). Mesmo sendo um álbum mais simples ele é tão ambicioso quanto "Bridge" e tem vários sucessos - Mrs. Robinson sendo o maior deles. A dupla se separou em 1970 no auge e desde então se reune esporadicamente. Com o fim da dupla Garfunkel fez cinema e álbuns de pouco sucesso. Já Paul Simon se tornou um dos músicos mais respeitados do planeta.




Pet Shop Boys
Pet Shop Boys Discography: The Complete Singles Collection.
Discography: The Complete Singles Collection - Pet Shop Boys - Ao contrário de todos os outros artistas dessa relação os Pet Shop Boys nunca se separaram ou tiveram brigas públicas. Eles surgiram no meio dos anos 80 quando o formato "duo tecnopop" já estava nas últimas. Sem medo de fazer do pop sua profissão de fé, Tennant e Lowe à princípio foram tratados como mais um desses artistas que estouram com uma canção e somem. Mas aí eles foram acumulando álbuns sólidos e uma série de hits e demonstrando um bom gosto e inteligência na criação de vídeos, capas e shows que à imprensa só restou se render à esperteza e talento dos dois. Essa compilação que tem West End Girls, It's A Sin, Suburbia, Being Boring e outras que estão guardadas na cabeça de quem ouviu rádio nos anos 80 é a opção se um disco deles é tudo o que você busca. Mas vale a pena conhecer álbuns como Actually e Very.




White Stripes
White Stripes Elephant
Elephant - The White Stripes - 2003 - Quem imaginaria que um dos primeiros grandes nomes do século 21 ia ser uma dupla formada por dois ex-amantes (ou seriam irmãos?) que só se vestia de vermelho e branco e som calcado no blues, rock de raíz e no Led Zeppelin? Mais surpreendente ainda é lembrar que uma das partes envolvidas mal sabia tocar e a outra curtia usar instrumentos de qualidade pra lá de duvidosa incluindo uma guitarra feita de plástico. O lance é que por baixo de toda essa pose e estratégias de auto-promoção o White Stripes sabia extrair o melhor do que tinham a disposição. Prova do grande talento de Jack e do grande carisma de Meg White. A dupla separou-se no fim do ano passado, provavelmente após terem notado que não teriam mais como evoluir dentro do formato limitado auto-imposto.