Se hoje tem muita gente acusando a festa do Oscar de ter sido previsível e conservadora, ao menos na parte musical não dá para se queixar da Academia. Ao premiar Randy Newman e Trent Reznor ela até que foi razoavelmente ousada.

Reznor levou o prêmio de trilha sonora orignal pelo trabalho feito ao lado do compositor Atticus Ross para o filme "A Rede Social". Reznor (foto à esquerda) atingiu a fama na década de 90 como chefão dos Nine Inch Nails responsável pela popularização do rock industrial (que mistura instrumentos eletrônicos aos tradicionais fortemente processados resultando numa música intensa e barulhenta) . Em uma série de álbuns Reznor expôs suas neuroses além de ter lançado em 1995 a balada soturna Hurt que seria imortalizada anos mais tarde na regravação de Johnny Cash.

Confira aqui a versão original de Hurt





DivulgaçãoRandy Newman letras
Menos popular mas igualmente importante é Randy Newman. Na ativa desde o fim dos anos 60, Newman nunca atingiu o grande público apesar de ser adorado por críticos e colegas. Claro que a voz anasalada e suas letras de um humor doentio - e por vezes incompreendido - nunca ajudaram. Entre suas canções estão pérolas como Rednecks, cantada do ponto de vista de um americano sulista e repleta de linguajar politicamente incorreto para dizer o mínimo ou Short People que fez sucesso nos anos 70 ao mirar sua língua ferina nos pobres baixinhos.

Newman acabou encontrando o sucesso no mundo do cinema compondo canções e trilhas para diversos filmes. Por anos ele foi motivo de piada nos Oscars já que todo ano ele era indicado mas nunca levava o prêmio. Sua estatueta só chegou com If I Didn't Have You feita para o filme "Monstros S.A.", sua décima quinta indicação. Ontem ele levou mais uma estatueta para casa. De novo com um filme da Pixar. We Belong Together escrita para "Toy Story 3" lhe deu mais um prêmio em sua vigésima indicação. Tal fato o levou a brincar no discurso que suas estatístcias não eram muito boas.

Ouça que deu o segundo Oscar para Randy Newman