No último domingo uma das grandes surpresas do Grammy foi a vitória da baixista e cantora de jazz Esperanza Spalding na categoria revelação do ano batendo nomes mais conhecidos como os de Drake e Justin Bieber. Imediatamente comentários do tipo "quem é Esperanza Spalding?" começaram a pipocar nas redes sociais enquanto fãs mais nervosos (ou seriam grosseiros mesmo?) dos artistas derrotados "vandalizaram" a página da cantora na Wikipedia - como se ela tivesse alguma culpa em ter levado o prêmio para casa. Mas se você simplesmente não sabe quem é ela (o que é compreeensível) e nunca ouviu seu trabalho o Vagalume tira suas dúvidas.

Sandrine LeeEsperanza Spalding letras
Esperanza Spalding de meros 27 anos tem bastante estrada no mundo do jazz. Aos 15 anos ela se arriscava a fazer shows mesmo sem saber tocar direito. Um dos músicos mais velhos da banda percebendo isso a convidou a participar dos ensaios para aprender um pouco mais.

Em 2004 ela já participava de algumas gravações como convidada especial em discos de jazzistas consagrados como o do baixista Stanley Clarke.
Seu primeiro disco saiu em 2006 e mostrava o interesse dela pela música argentina, cubana e também a brasileira (ela já gravou canções de Egberto Gismonti, Milton Nascimento e Vinícius de Moraes). Em 2008 ela fez aclamados shows no Brasil e colheu elogios mundo afora além de ter estourado no mundo do jazz. Seu disco homônimo ficou 70 semanas na parada de jazz.

Esperanza Spalding
Esperanza Spalding Chamber Music Society
Seu disco mais recente Chamber Music Society de 2010 (ao lado) também recebeu elogios da crítica e foi bem recebido pelos fãs de jazz,e não só por eles. Além de composições próprias o álbum tem uma versão do clássico da bossa-nova Inútil Paisagem de Tom Jobim e conta com a participação de Milton Nascimento em Apple Blossom. No fim a única dúvida que fica é por que só agora ela ganhou um Grammy de "revelação" quando poderia ter levado o prêmio nessa categoria há pelo menos dois anos.

Ouça aqui a bela versão que ela fez para Ponta de Areia de Milton Nascimento onde ela se arrisca a cantar em português com surpreendente desenvoltura.