O líder do Sum 41 Deryk Whibley, afirmou que sua separação com Avril Lavigne afetou a composição do próximo disco da banda, que começou a ser produzido durante o processo de divórcio entre o casal, e o efeito disso poderá ser percebido pelo tom mais sombrio que o álbum trará.

Ele declarou: "Definitivamente terá muita paixão nestas canções. Quando escrevi as músicas eu estava passando por um período muito sombrio na minha vida. Portanto será um álbum mais pesado e sombrio."

Deryck revelou ainda que sentiu uma sensação de liberdade ao compor o novo disco, pois disse não estar preocupado com a opinião de ninguém além da própria banda e dos fãs.

"A coisa que me ajudou a criar este álbum, ou o que me deu liberdade para fazer o que queria, foi simplesmente o fato de eu pensar 'dane-se todo mundo'. Eu não tô nem aí para as rádios, a imprensa e não estou preocupado com o que os críticos irão dizer deste disco.

O que me importa é a banda e os fãs, e eu sei que eles virão aos nossos shows independente de qualquer coisa." finalizou.

Deryck e Avril permaneceram casados durante pouco mais de três anos até que a cantora pediu o divórcio em setembro de 2009 alegando "diferenças irreconciliáveis".

"Screaming Bloody Murder", o novo álbum do Sum 41, está previsto para ser lançado em março. E o primeiro single que leva o mesmo título do disco já está disponível.

Ouça agora Screaming Bloody Murder aqui no Vagalume.