Os fãs sites brasileiros vêm crescendo cada vez mais e com isso seus trabalhos são reconhecidos em todo o país. Atualmente, pessoas que conhecem um artista e usam a internet para buscar informações específicas sobre ele, em muitos casos, têm como fonte principal um fã site.

Reconhecidos pelas gravadoras e até mesmos pelos artistas que cobrem, os fãs sites ganharam "ar profissional" e se tornaram referência.

"Principalmente no Brasil, no caso de artistas internacionais, se o fã site conseguir chegar em um nível legal de trabalho, reconhecimento e profissionalismo, ele consegue fazer o canal direto entre o artista "lá de longe" com seus fãs brasileiros. A partir daí é como se fosse a divulgação oficial - e a maior delas - do artista no Brasil", segundo Bruno Clozel, do fã site da banda Blink 182, Action 182.

E para conseguir manter seu público atualizado 24 horas por dia, os fã sites são capazes de sacrifícios e um trabalho de amor pela banda. Vagner Giacomazzi, do U2BR, diz que não existe uma estimativa de horas trabalhadas por dia. "Não é uma conta precisa, mas por se tratar de uma equipe grande, com os revezamentos temos cerca de 18 à 20 horas por dia de trabalho voluntário com o site".

E o que ganham os fã sites com um trabalho tão árduo e decidado? Para Karina Moritzen, do Never Shout Never Brasil, trata-se da chance de divulgar o artista e também trazê-lo ao país. "A nossa recompensa é ver a música e os ideais do Chris (Drew, do Never Shout Never) cada vez mais reconhecidos no nosso país, e até ter a chance de assistir a um show em 2011 que já está em fase de negociação. Definitivamente, essa é a melhor recompensa que poderíamos ter".

Evanescence
Evanescence Kyra (à esquerda) do Immortal Essence com Amy Lee em encontro de fãs (Foto: Divulgação)

Fazer amigos é mais um ponto chave para o sucesso do trabalho dos fã sites. "O que faz continuar realmente é se você gosta da banda e se você cria um vínculo de amizade com as outras pessoas da equipe. É uma oportunidade maravilhosa de fazer amigos que morem longe de você", diz Cledson, da equipe do Immortal Essence, fã site brasileiro do Evanescence.

A responsabilidade de divulgar o trabalho de grandes nomes do passado existe em alguns casos como o de Sergio Luiz Fiça Biston, responsável pelo Elvis Collectors Brasil, fã site do Rei do Rock, Elvis Presley. "Promover a renovação do público de Elvis é outra grande recompensa para mim. Saber que o site faz um trabalho sério e consegue cativar mais interessados na obra de Elvis é talvez a maior recompensa que posso receber".

Fãs de artistas nacionais

O trabalho de fãs sites que cobrem artistas nacionais também vem ganhando cada vez mais força. É o caso do Miss Leite, que mostra tudo sobre Claudia Leitte e é reconhecido até mesmo pela própria cantora.

Claudia Leitte
Claudia Leitte Fãs do Miss Leitte com a cantora Claudia Leitte (Foto: Divulgação)

"Hoje, graças a Deus, somos conhecidos pelos fãs da Claudia Leitte, pela sua produção e pela própria cantora devido ao nosso empenho em deixar ela sempre no topo. Empresas responsáveis pelos shows já nos procuram para ajudar na divulgação dos eventos em que a Claudia participará. Até a imprensa já está de olho na gente. É tudo muito surreal que não dá para descrever em palavras, apenas continuar fazendo sempre a nossa parte em pról da nossa estrela", conta Felipe Chalub da equipe do fã site de Claudia Leitte.

Já para Anne Faya, do Jorge & Mateus - News, a chance de aproximar os fãs do artista é uma das conquistas dos fã sites. "Acreditamos que o fã site tem a função de ser como um canal entre o fã e o artista, diminuindo assim a distância que existe entre os mesmos".

Em outros casos, comunidades de Orkut e Twitter conseguem realizar uma cobertura tão competente quanto a de sites. A Comunidade Oficial da Banda Calypso no Orkut, por exemplo, tem um trabalho de anos e conta com grande envolvimento dos fãs em discussões de notícias, votações, entre outros assuntos.

"Sem dúvida somos o maior veículo de interação e contato entre fãs. Estamos há quase 7 anos sendo o principal ''ponto de encontro'' de admiradores da banda. Títulos como os quatro anos de colocação de Joelma na Revista Vip, como uma das cem mulheres mais sexy do mundo, votações de abragência como o Vagalume, entre outros, são todos resultado do esforço dos fãs freqüentadores assíduos da comunidade", conta Thatyanny Santos, que faz parte da Comunidade Oficial da Banda Calypso.