Os planos para 2011 da banda Gorillaz refletem a agitação que foi este ano: o músico principal vai dar um tempo dos estúdios quando acabar a turnê atual e lançar o próximo disco.

Damon Albarn, o vocalista e cabeça da banda, disse que os shows na Austrália essa semana serão os últimos, pois ele foi convidado para participar de outro projeto,

Ele também confirmou que finalizou o novo álbum, que foi todo gravado em um iPad. Sobre esse jeito inovador de gravar, ele comentou: "Eu fiz assim porque você passa muito tempo sem fazer nada durante as turnês.

Foi como escrever um diário. Todo dia eu fazia alguma coisa no hotel ou no lugar em que eu estivesse. Foi uma maneira genial de me fazer sentir bem."

Albarn também revelou que escolheu o nome para esse disco inovador alguns dias atrás: "Fall".

"Vai ser chamado 'Fall' porque eu escrevi em outubro. Eu não queria chamar de 'October' porque o U2 já tem um disco com esse nome."

Lembrando que tanto fall quanto october significam 'outono' em inglês e, além disso, essa estação ocorre em outubro no hemisfério norte.

Como Albarn já havia falado, o álbum será distribuído gratuitamente para download no site oficial da banda no Natal. Ele diz que os fãs terão acesso gratuito porque ele não teve despesa alguma com a gravação do disco.

Ouça o último álbum do Gorillaz, Plastic Beach, no Vagalume.