Em 1952 o compositor de vanguarda John Cage criou sua peça mais controversa "4' 33''" que consistia basicamente de 4 minutos e 33 segundos de silêncio. Ou quase isso, já que os sons ambientes ou qualquer intervenção sonora feita pelos músicos ou plateia segundo o autor faz parte da composição. Desde então a obra e tornou uma das mais célebres e polêmicas do mundo da música.
Estamos agora no dia 07 de dezembro de 2010 e vários músicos ingleses estão reunidos em um estúdio para fazerem a sua rendição do "tema" de Cage.

Entre os participantes estão gente como Pete Doherty (foto), Billy Bragg e The Kooks, Imogen Heap e outros. A meta? Levar a gravação ao primeiro lugar da parada britânica na semana do natal e assim derrubar do cobiçado posto o single do vencedor do "X-Factor" - a versão britânica do American Idol. A ideia por trás do protesto é que a noite do dia 25 seja realmente silenciosa (lembrem-se que por lá a "Noite Feliz" se chama "Silent Night").

Ano passado uma campanha semelhante feita pelo Facebook deu resultado e Killing In The Name do Rage Against the Machine foi o número 1 do natal (a canção foi escolhida por causa do verso que diz ""eu não vou fazer o que você me manda" - ainda que possa se discutir se não foi exatamente isso que quem comprou a canção fez no final). Por isso o grupo que está reúnido hoje está sendo chamado de "Cage Against the Machine".

Enquanto a versão com os músicos pop não sai, confira aqui uma versão "com orquestra" de 4' 33'' e divirta-se