Vagalume
A imagem de bandas e cantores às vezes é tão marcante quanto seus maiores sucessos. E as tatuagens fazem parte dessa identidade visual que se cria do artista.

Hoje, alguns dos grandes nomes da música são lembrados pelo público também pelos desenhos que trazem em seus corpos.

Pensando nisso, o Vagalume fez uma seleção com alguns dos músicos nacionais e internacionais famosos também por suas tatuagens. São 15 nomes no total e falamos sobre as curiosidades dos desenhos que cada um deles têm tatuado. Veja a seguir:

Chester (Linkin Park)

Linkin Park
O vocalista do Linkin Park, Chester Bennington, faz parte de uma nova geração de tatuados no mundo do Rock. Diferente dos antecessores que traziam em seu corpo tatuagens todas pretas, o cantor foi um dos primeiros a chamar a atenção com suas tatuagens multi coloridas.

As tatuagens nos braços de Chester são as mais chamativas. Os desenhos nipônicos de um peixe koi em seus dois braços e as chamas azuis em seus antebraços se destacam pelas cores fortes.

As tatuagens no peito e nas costas de Chester chamam atenção pelas homenagens do cantor para sua banda e família.

Nas costas, além de dois dragões que quase cobrem toda a região, o cantor registrou o nome do Linkin Park.

Em seu peito, Chester tem as iniciais "CB TB" "JMB DSB TLB" "IB", que fazem referência a membros de sua família.

Eminem

Eminem
O rapper que esteve recentemente no Brasil e é dono do disco mais bem sucedido do ano até o momento também adora ornamentar seu corpo.

Eminem tem prazer especial em homenagear amigos, parceiros e familiares quando resolve fazer mais um desenho.

Uma das mais marcantes está em seu braço direito, onde se pode ver sua filha Hailie Jade sob o título "Bonnie & Clyde". Os fãs mais atentos devem se lembrar que a faixa "Just the Two of Us (Radio Edit)" de seu primeiro disco, era dedicada à Hailie.

Sua trupe de parceiros, o D12 também são lembrados em outra tattoo.

Ele também tatuou a inscrição "Marshall + Kim" em seu corpo. Kim é Kimberley Anne Scot com quem ele manteve uma atormentada relação no estilo "vai e volta" desde 1989 - eles chegaram a casar e se separar por duas vezes. O divórcio final se deu em 2006, mas recentemente os tabloides andaram dizendo que o casal estava reconciliado. Ao ser questionado Eminem negou veementemente a informação.

Pitty

Pitty
A roqueira Pitty começou cedo sua coleção de tatuagens. Ainda adolescente, fez a primeira, uma rosa, em seu pé. Hoje, a cantora tem boa parte do corpo marcada com tatuagens que variam de cerejas até uma cinta liga!

Em entrevistas, Pitty contou que diferente de pessoas que fazem desenhos ou escritas com algum significado, ela simplesmente faz tatuagens com desenhos bonitos e que combinem com ela.

Das mais de dez tatuagens que tem pelo corpo, Pitty disse que a que mais doeu foi o tribal em suas costas, por ficar bem em cima da coluna.

Recentemente, a roqueira e suas tatuagens fizeram muito sucesso com a sessão de fotos para a versão brasileira da famosa revista "Inked".

Adam Levine (Maroon 5)

Maroon 5
Um dos galãs da leva de bandas Pop/Rock dos anos 2000, o vocalista do Maroon 5, Adam Levine, também é um dos tatuados mais famosos do mundo da música.

Basta olhar na foto ao lado para ver como o cantor tornou suas tatuagens como também uma de suas marcas. No total, ele coleciona várias artes pelo corpo, incluindo o braço esquerdo todo coberto.

Entre as tatuagens, destacamos aquela que traz o número "222" marcado no antebraço esquerdo. O número é o mesmo do primeiro estúdio onde o grupo gravou e desde então é considerado o número de sorte do Maroon 5.

Levine fala mais sobre o "222" tatuado em seu corpo: "Tinha um lugar chamado '222', o primeiro estúdio onde gravamos nossa primeira demo em Hollywood (...) foi onde nós começamos toda nossa carreira!".

Anthony Kiedis (Red Hot Chili Peppers)

Red Hot Chili Peppers
O vocalista do Red Hot Chili Peppers pode ser considerado um dos primeiros nomes a chamar atenção por suas tatuagens, no cenário do Rock Mainstream.

Quem procurar imagens do início de carreira da banda, vai notar que Kiedis tinha poucas tatuagens, que só foram começar a "brotar" em seu corpo no início dos anos 90.

Diferente da nova geração, o vocalista dos Chili Peppers tem as tatuagens pretas e sem cores.

Sempre chamaram atenção seus tribais e os chefes indígenas, um em cada braço. Kiedis também tem outra tatuagem marcante e facilmente achada na internet: uma águia inca/azteca em suas costas, feita no final dos anos 80. As imagens fazem referência à acedência indígena do cantor.

Na foto ao lado, podemos ver dois punhais celtas, que completam a simetria das tatuagens do cantor, em cada um de seus braços.

P!nk

Pink
Um das cantoras com personalidade mais forte no mundo da música, Pink aparentemente tem poucas tatuagens, mas na verdade tem uma série de pequenos desenhos espalhados pelo corpo.

Talvez, de todos os desenhos, o que mais chama a atenção é o dragão em sua coxa esquerda, que ainda ao lado traz a escrita "Mr. Pink" (Sr. Pink).

Talvez a tatuagem mais sentimental de Pink é aquela que tem na parte interior de seu antebraço. Trata-se de uma homagem ao seu cachorro Elvis, que morreu na piscina de sua casa. A tatuagem traz uma foto do cachorro e uma mensagem que diz: "Um tempo para chorar. Um tempo para lamentar. Durma em paz".

Pink mostra que também é uma apreciadora não apenas de suas tatuagens. O marido Carey Hart, famoso corredor de motocross, tem o corpo coberto por tatuagens.

John Mayer

John Mayer
Para quem acompanha a carreira do cantor e guitarrista John Mayer desde o começo, sabe de sua fascinação por tatuagens. Hoje, ele conta um braço todo preenchido por tatuagens, mas começou com desenhos menores, mas não menos significativos.

Ele traz em seu peito, por exemplo, o número "77", ano de seu nascimento. No braço direito, tem as palavras "Home" (casa) e "Life" (vida), que mostra como ele se sente por estar sempre na estrada, em turnê. "Home life" também é uma música do segundo álbum do cantor, "Heavier Things".

O braço esquerdo, todo coberto, traz três tatuagens antigas que foram mantidas. Delas, a mais significativa traz a sigla SRV, uma referência ao guitarrista Steve Ray Vaughan, uma das maiores influências de John Mayer.

Ainda sobre o braço coberto do guitarrista, grande parte dos desenhos remete à arte japonesa, da qual ele é um grande admirador.

Billie Joe Armstrong (Green Day)

Green Day
Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day, pode ser considerado o nome mais família deste especial. O líder da banda Punk tem várias tatuagens, mas poucas se destacam tanto quanto suas homenagens para a mulher e filhos.

No braço direito, ele colocou o nome do filho mais velho, Joseph, enquanto no esquerdo pôs Jakob, nome de seu caçula.

Mas, ninguém é mais homenageado no corpo de Billie Joe do que sua esposa, Adrienne. Além de ter seu nome registrado no braço direito do marido, a Sra. Armstrong foi homenageada com uma tatuagem que se parece com um desenho de uma tira de fotos com seu retrato.

Billie Joe ainda tem outras tatuagens que fazem referência ao cenário punk rock e até imagens curiosas, como uma bola de futebol.

Lucas (Fresno)

Fresno
O vocalista da Fresno é outro viciado em tatuagens.

A que ele mais gosta foi exatamente a primeira feita ainda na metade da década passada, a guitarra cujo corpo é um coração.

Lucas também mostra ser bastante apegado aos seus heróis de infância. Ele também tem em seu corpo um desenho de Seiya o personagem principal da série de animação japonesa "Os Cavaleiros do Zodíaco".

Uma de suas tatuagens mais recentes é uma homenagem ao seu cachorro Spike. Lucas fez um desenho dele dentro de uma flor de lótus.

E mesmo depois de fazer muitas tattoos pelo seu corpo, o vocalista da Fresno falou em uma entrevista via Twitter, a importância de se ter certeza antes de fazer uma tatuagem. "Comecei aos 20. Antes dos 18 eu não recomendo, pois é uma fase de constantes mudanças, e o cara pode se arrepender depois".

Amy Winehouse

Amy Winehouse
A polêmica e sempre problemática Amy também faz parte do grupo que adora cobrir o corpo com tatuagens. Mas ela tem preferência por desenhos menores e sem o uso de cores.

A cantora também prefere fazer uso de motivos mais clássicos como a âncora, a ferradura (essa com a função de amuleto), notas musicais, algumas pin ups e um desenho de Betty Boop. Chama a atenção também o desenho de um pássaro com a inscrição: "não prenda minhas asas", mostrando que acima de tudo ela acredita no direito de fazer o que bem entende e ser do jeito que ela é.

O grande amor e ex-marido Blake Fielder-Civil, com quem ela protagonizou alguns dos maiores barracos da história recente, obviamente também foi homenageado tendo nome grafado nas proximidades de um dos seios da cantora.

Segunda a última contagem, Amy tinha pelo menos 13 tatuagens espalhadas pelo seu corpo.

Travie McCoy

Travie McCoy
Sucesso primeiro com o grupo Gym Class Heroes e agora em carreira solo, Travie McCoy é um dos mais tatuados da lista deste especial. Basta ver a foto ao lado para ter uma ideia de como o cantor aprecia a arte das tattoos.

A história de Travie tem um fato muito interessante. Ele já trabalhou como tatuador e sempre esteve ligado à arte do desenho. Em entrevistas, Travie sempre lembra sua experiência como tatuador por sete anos e também sua passagem pela faculdade de artes.

O fato de ser muito tatuado faz até Travie McCoy brincar sobre sua carreira. "Meu corpo é totalmente coberto por tatuagens, então não tive outra escolha a não ser uma estrela do rock. De jeito algum eu conseguiria um trabalho de verdade".

Mas, de suas inúmeras tattoos, Travie tem uma preferida. "Um retrato meu tatuado no braço direito. É uma foto minha quando estava na segunda série".

Dave Grohl (Foo Fighters)

Foo Fighters
O líder do Foo Fighters e ex-baterista do Nirvana é dono de uma senhora coleção de tatuagens.

Entre desenhos tribais e o logo dos Fighters em seu pescoço (que pode ser visto na capa do álbum "There is Nothing left to Lose"), Grohl homenageia mesmo a sua banda favorita, Led Zeppelin e o seu baterista, John Bonham, morto em 1980.

Em seu braço direito é possível ver os 4 símbolos do disco de 1971 da banda inglesas (cada um simbolizava um dos integrantes do Zeppelin). A marca de Bonham, os três círculos por sua vez aparecem tatuados outras duas vezes no seu corpo.

Detalhe curioso, a primeira delas foi feita pelo próprio músico aos 16 anos de idade. Já a segunda também tem um forte valor histórico e sentimental. Ela foi feita com um dos primeiros pagamentos que ele recebeu ao se tornar membro do Nirvana.

Lady Gaga

Lady Gaga
Até que para alguém que gosta de transgredir e chocar Lady Gaga não possui muitas tattoos.

A maioria dos desenhos que adornam a musa são relativamente simples como um símbolo da paz no pulso e algumas flores no ombro e cintura.

Recentemente Gaga homenageou seus fãs ao escrever "Little Monsters" na parte de dentro do seu braço. Tão logo a tatuagem ficou pronta ela correu para mostrá-la no seu Twitter.

A pele de Lady Gaga também mostra seu lado intelectualizado. Prova disso é a inscrição, no original em alemão, de uma frase de seu autor favorito. O poeta e filósofo Rainer Maria Rilke. A frase está em seu célebre livro "Cartas a um jovem poeta" e diz mais ou menos o seguinte: "Na hora mais tranquila da noite confesse a si mesmo que morreria se lhe fosse proibido escrever. E busque fundo em seu coração... a resposta e se pergunte: 'eu devo escrever?'".

Christofer Drew (Never Shout Never)

Never Shout Never
Apesar de sua idade, 19 anos, Christofer Drew já tem mais tatuagem do que muitos marmanjos no mundo da música. E para quem conheceu o Never Shout Never pelos seus clipes ou fotos, com certeza as tatuagens de Christofer são marcantes.

O cantor e compositor folk coleciona dezenas de tatuagens. Quem, por exemplo, comprar o mais recente álbum do Never Shout Never, "Harmony", conseguirá ver a tatuagem em seu peito que traz a frase "Love Is My Weapon" e sua mensagem em uma vida com amor.

Outras tatuagens marcantes são as que Chris fez em seus dedos. Na mão direita, ele escreveu "Live", e na esquerda "Free". Segundo o cantor, trata-se de uma mensagem para viver livremente.

Ele também fez uma homenagem à família. Em cada uma de suas mãos, junto com as âncoras tatuadas, o cantor colocou as iniciais de seus pais.

M.Shadows (Avenged Sevenfold)

Avenged Sevenfold
O vocalista do Avenged Sevenfold tem inúmeras tatuagens cobrindo seu corpo. No caso dele as tattoos são bem radicais. O braço esquerdo por exemplo é todo tomado por uma verdadeira pintura baseada na passagem bíblica dos Quatro cavaleiros do Apocalipse. Shadows já brincou dizendo que a obra se chama "O Cavaleiro Sem Cabeça encontra a Bíblia".

Entusiasta da arte desde a adolescência, aos 14 anos ele tatuou sem que seus pais soubessem, o logo da banda punk H2O. Um ano depois foi a vez de um coração em chamas e os dizeres "verdadeiro até a morte".

A listagem segue quase que infinitamente com cruzes náuticas, um microfone e até a capa do álbum "Sounding the Seventh Trumpet" em seu peito.

Shadows diz que chega a sentir quase nojo de sua pele "nua" e que sempre que vê um pedaço "limpo" já pensa logo em cobri-lo com algum desenho.

Apesar de tanto radicalismo ele ainda não chegou ao ponto de tatuar o seu rosto, mas ele já disse que pelo menos até o pescoço ele vai chegar.