O mundo da música tem dessas. Muitas vezes um disco atinge níveis de vendas inacreditáveis em certos cantos do mundo e passam despercebidos em outros. E não falamos aqui apenas de gêneros com muita aceitação em apenas um território (como a country music nos Estados Unidos) mas de álbuns que, ao menos em tese, são do tipo "universal". Mas essa também é a graça da música e de como ela é enxergada em cada lugar. Hoje selecionamos cincos trabalhos que estão entre os mais vendidos na história (o que implica necessariamente em sucesso nos EUA) mas que no Brasil nunca se tornaram muito conhecidos.


Mike Oldfield
Mike Oldfield Tubular Bells
Tubular Bells - Mike Oldfield - 1973
Quem? - O compositor e multiinstrumentista Oldfield lançou em 1973 esse disco pra lá de ambicioso. Contendo apenas uma longa composição instrumental dividias nos dois lados do vinil. Apesar do formato pra lá de anticonvencional o disco pegou entre o público inglês que por anos e anos viajou, e ainda viaja, com ele.
As vendas - 16 milhões de cópias pelo mundo. "Tubular Bells" ajudou a fazer a fortuna do hoje magnata Richard Branson que antes era apenas o dono de uma nova gravadora, a Virgin Records.
No Brasil - Por aqui, e mesmo nos EUA, ele está longe de ser um álbum onipresente. Isso não quer dizer que você não conheça alguma coisa dele. A primeira parte da suíte foi usada em "O Exorcista". Quem viu o filme não se esquece daquela intro assustadora de piano.

Eagles
Eagles Their Greatest Hits (1971-1975)
Their Greatest Hits - 1971-1975 - The Eagles
Quem? - Os Eagles que fizeram fama e fortuna nos anos 70 com seu country rock pronto para tocar no rádio e atingir em cheio o público trintão americano que não tinha interesse no Led Zeppelin.
As vendas - Simplesmente o segundo disco mais vendido da história (42 milhões de cópias pelo mundo). Ele chegou a ultrapassar "Thriller" por algum tempo, já que o disco de Michael Jackson deu uma estagnada nas vendas nos anos 90 e 2000, exatamente a época em que os Eagles voltaram a excursionar.
No Brasil - Por aqui eles são mais conhecidos pelo disco e hit lançado imediatamente após essa coletânea, Hotel California. Se lá fora eles são sinônimo de música sem sal (injustamente até - há muita qualidade na banda) por aqui eles são quase um grupo cult.

Meat Loaf
Meat Loaf Bat out of Hell
Bat Out of Hell -Meat Loaf - 1977
Quem? A história de sucesso mais implausível de todas. Um cantor com mais de 100 quilos e voz operística cantando as canções mais exageradas e bombásticas que já se viu. music. Loaf vinha do teatro onde conheceu o compositor Jim Steinman. As canções inclusive foram escritas para um musical - uma atualização da história de Peter Pan.
As vendas - Até hoje já foram vendidas 14 milhões de cópias nos EUA e estima-se que a cada ano ele venda outras 200 mil.
No Brasil - O disco saiu na época, mas nem em CD foi relançado em edição nacional. Já outras composições de Jim Steinman você com certeza conhece, especialmente as compostas para Bonnie Tyler como Total Eclipse Of The Heart.

Billy Joel
Billy Joel Greatest Hits Volume I and II
Greatest Hits - Volume I & Volume II - Billy Joel - 1985
Quem? - O "Elton John" americano. Joel há anos fazia sucesso nos EUA. Cada disco seu tinha pelo menos uns três hits. Quando a gravadora resolveu juntar (quase) todos eles em um só disco o sucesso foi inacreditável.
As Vendas - A partir de 1977 Billy Joel passou a vender discos em quantidades vertiginosas nos EUA. "The Stranger" vendeu 10 milhões e outros três álbuns chegaram aos 7 milhões de cópias. Essa coletânea chegou aos 10.5 milhões, mas como é um disco duplo para efeito de vendas ele tem a sua contagem dobrada.
No Brasil Por aqui ele nunca vendeu muito, ainda que Just The Way You Are, My Life e Uptown Girl tenham tocado bastante. Essa coletânea nunca saiu no Brasil em CD ou mesmo na época do vinil.

Def Leppard
Def Leppard Hysteria
Hysteria - Def Leppard - 1987
Quem? - Os ingleses surgidos na mesma época que Iron Maiden. "Hysteria" foi lançado após o acidente que custou o braço do baterista Rick Allen e demorou anos para ficar pronto. Para a sorte da banda ele finalmente saiu no melhor momento possível para o hard rock com pegada pop.
As Vendas - No mundo todo já foram mais de 20 milhões de cópias.
No Brasil - O grupo estourou em 1983 com "Pyromania" e não fosse o acidente com Allen eles teriam tocado no primeiro Rock in Rio. Já Hysteria não vendeu tanto a não ser por via tortuosa. É que o Yahoo transformou Love Bites em Mordida de Amor e fez dela um dos maiores hits da época. Quando tocou no Brasil nos anos 90 o grupo fez show no Rio para menos de 500 pessoas.