Vagalume
O mês de setembro foi um dos mais agitados em lançamentos de novos álbuns em 2010. Artistas dos mais diferentes gêneros chegaram às lojas com suas novidades. Jovens revelações e nomes bastante conhecidos estão entre os destaques de nosso especial.

O Rock, em especial, teve o retorno de grandes nomes, como Linkin Park e Soundgarden, e de clássicos como Phil Collins. Sem esquecer, é claro, a lenda da guitarra Eric Clapton, que também lançou um novo disco.

Entre os nomes mais populares, destaques para a banda Maroon 5 e a cantora Selena Gomez, que lançaram dois dos álbuns mais esperados do mês.

Nosso especial ainda traz a estreia do disco solo do vocalista do The Killers, Brandon Flowers, a volta do Weezer e muito mais!

Veja a seguir os principais lançamentos de setembro em nosso especial!

Linkin Park - "A Thousand Suns"

Linkin Park
Linkin Park A Thousand Suns
Um dos discos mais esperados do ano, "A Thousand Suns" marca a volta do Linkin Park. O disco soa como um protesto devido ao seu conceito em tratar assuntos ligados à guerras e questões nucleares.

Para este trabalho a banda teve na produção Rick Rubin, famoso por seu trabalho com os Red Hot Chili Peppers, além de outras bandas de Rock.

O novo trabalho do Linkin Park não desapontou e foi uma das estreias de maior sucesso do ano. Enquanto no Reino Unido chegou ao segundo lugar, "A Thousand Suns" estreou no topo da parada norte americana com mais de 240 mil cópias vendidas.

O destaque do novo álbum vai para a faixa "The Catalyst", que você viu primeiro aqui no Vagalume.

Maroon 5 - "Hands All Over"

Maroon 5
Maroon 5 Hands All Over
Um dos álbuns mais esperados do ano, "Hands All Over" certamente vai agradar a todos os fãs da banda de Pop/Rock Maroon 5.

O disco repetiu o desempenho de seu antecessor, "It Won't Be Soon Before Too Long", conseguindo críticas favoráveis. Porém, a banda falhou em conseguir o primeiro lugar da parada norte-americana, entre os discos mais vendidos, estreando na segunda colocação.

Porém, a banda continua como uma das mais tocadas nas rádios e indo bem também nas paradas de single. Tanto é que "Misery" (que teve lançamento no Vagalume), ainda frequenta o Hot 100 da Billboard americana, entre os vinte singles mais vendidos.

O Vagalume mostrou primeiro para você também o clipe do segundo single de "Hands All Over", "Give a Little More".

Merece destaque também a parceria do Maroon 5 com a banda Country Lady Antebellum, na faixa "Out Of Goodbyes (feat. Lady Antebellum)".

Brandon Flowers - "Flamingo"

Brandon Flowers
Brandon Flowers Flamingo
Brandon Flowers, vocalista do The Killers anunciou este ano sua carreira solo e não perdeu tempo: lançou seu primeiro álbum "Flamingo".

O disco mostra o lado synth-pop de Brandon, mas também tem muito do indie rock apresentado pelo The Killers.

O primeiro single foi a música "Crossfire", destaque aqui no Vagalume e que traz em seu videoclipe a participação mais do que especial da atriz vencedora do Oscar, Charlize Theron.

"Flamingo" não conseguiu agradar a todos os críticos, mas recebeu boas avaliações. Já em vendas, o álbum teve uma ótima estreia na parada britânica, onde com o Killers, Brandon faz muito sucesso. Lá ele estreou na primeira posição, enquanto nos Estados Unidos foi o oitavo disco mais vendido.

Selena Gomez and The Scene - "A Year Without Rain"

Selena Gomez
Selena Gomez A Year Without Rain
A jovem cantora e atriz Selena Gomez lançou seu segundo álbum "A Year Without Rain". Esse novo trabalho tem bastante influência de música eletrônica com a contribuição de nomes como RedOne (produtor de Lady Gaga) e o cantor e produtor Kevin Rudolf.

"A Year Without Rain" também traz uma colaboração mais do que especial: a cantora Katy Perry que ajudou a compor a canção "Rock God".

O novo disco de Selena Gomez já teve dois singles, que foram destaque aqui no Vagalume. A canção "Round & Round" foi a primeira música de trabalho e quase junto com o novo álbum "A Year Without Rain" foi lançada como segundo single.

"A Year Without Rain" teve um ótimo desempenho nas paradas garantindo à Selena Gomez a quarta colocação entre os discos mais vendidos, nos Estados Unidos (com a marca de 66 mil cópias).

Weezer - "Hurley"

Weezer
Weezer Hurley
Mesmo com o sucesso do álbum "Raditude" e o hit "(if You Are Wondering If I Want You To) I Want You To", o Weezer não quis esperar muito para lançar um novo álbum.

Depois de um ano, o grupo liderado por Rivers Cuomo lança "Hurley", seu primeiro álbum pelo famoso selo punk Epitaph.

O nome "Hurley" é uma referência ao personagem da famosa série "Lost". O ator que fez o papel de Hurley, Jorge Garcia, estampa a capa do álbum.

Com uma sonoridade mais Rock, conforme o próprio vocalista do Weezer, "Hurley" tem como destaque o primeiro single "Memories". O clipe da música conta com a participação especial de membros do programa "Jackass".

Além de conseguir ótimas críticas, "Hurley" também foi muito bem nas paradas. Nos Estados Unidos, o novo disco do Weezer foi o sexto mais vendido, com 45 mil cópias vendidas.

Sara Bareilles - "Kaleidoscope Heart"

Sara Bareilles
Sara Bareilles Kaleidoscope Heart
Sara Bareilles lança o disco "Kaleidoscope Heart" depois de se tornar uma das artistas mais tocadas em seu país, com o hit "Love Song".

A cantora e compositora não decepcionou estreando na primeira colocação da parada norte-americana, vendendo 90 mil cópias em sua primeira semana nas lojas.

"Kaleidoscope Heart" também conseguiu boas críticas, que destacaram a qualidade das composições de Sara Bareilles.

O primeiro single deste novo trabalho é a faixa "King Of Anything", que foi destaque aqui no Vagalume.

John Legend and The Roots - "Wake Up!"

John Legend
John Legend John Legend and The Roots - Wake Up!
John Legend uniu forças com o conceituado grupo de Hip Hop The Roots para o lançamento de seu quarto álbum, "Wake Up!".

O disco é totalmente inspirado nas eleições norte-americanas de 2008, que levaram Barack Obama à Casa Branca, como o primeiro presidente negro do país. Pensando nisso, Legend e o The Roots gravaram clássicos dos anos 60 e 70 que tratam de temas como sensibilização, compromisso e conscientização.

O disco foi um sucesso entre a crítica especializada e teve uma boa vendagem em sua primeira semana nas lojas: um total de 63 mil cópias, garantindo a "Wake Up!" o oitavo lugar entre os discos mais vendidos dos Estados Unidos.

Entre as faixas do álbum, vale destacar o primeiro single "Wake Up Everybody (feat. The Roots)", que ganhou clipe e ainda traz as participações especiais do rapper Common e a cantora Melanie Fiona. A canção é uma cover do Harold Melvin & the Blue Notes, famoso grupo de Soul dos anos 70.

Soundgarden - "Telephantasm"

Soundgarden
Soundgarden Telephantasm
"Telephantasm" marca a volta do Soundgarden, um dos grupos mais conhecidos da cena grunge, famosa nos anos 90.

O disco conseguiu o certificado de platina em seu primeiro dia nas lojas dos Estados Unidos, pela venda de 1 milhão de cópias. O êxito foi obtido graças ao lançamento simultâneo do jogo "Guitar Hero: Warriors of Rock", que trazia o disco "Telephantasm" como bônus no primeiro 1 milhão de cópias vendidas.

Além dos grandes sucessos da carreira da banda como "Rusty Cage", "Black Hole Sun" e "Burden In My Hand", a coletânea traz a faixa inédita "Black Rain", que também ganhou um videoclipe em animação.

O desempenho de "Telephantasm" nas paradas foi muito bom, chegando a quarta colocação da parada norte-americana e também o quinto lugar no Reino Unido.

The Script - "Science and Faith"

The Script
The Script Science & Faith
A banda de rock alternativo The Script fez sucesso em todo o mundo com o hit "Breakeven".

Agora os irlandeses voltam com seu novo trabalho de estúdio, "Science and Faith". Este é o segundo disco lançado pelo grupo e que em vendas já teve um desempenho muito bom logo que chegou às lojas.

Só no Reino Unido, "Science and Faith" vendeu mais de 70 mil cópias, garantindo o primeiro lugar na parada britânica para a banda.

O The Script mantém a tradição da Irlanda revelar ótimos artistas, principalmente, depois de os críticos terem elogiado bastante o trabalho da banda neste segundo álbum.

Nosso destaque de "Science and Faith" vai para o primeiro single, "For The First Time". Destaque que você viu primeiro aqui no Vagalume, a faixa também se saiu muito bem na parada britânica, onde chegou a quarta colocação.

Shontelle - "No Gravity"

Shontelle
Shontelle No Gravity
"No Gravity" é o segundo álbum de estúdio da cantora de Barbados Shontelle. Apesar do bom desempenho nas paradas de single, "No Gravity" não foi tão bem em vendas.

A canção "Impossible" foi lançada no começo do ano e parecia mostrar que Shontelle tinha condições de estrear seu novo álbum nas primeiras colocações da parada norte-americana. Porém, "No Gravity" decepcionou e consegui apenas a 81ª posição.

O novo álbum de Shontelle traz uma curiosidade: ele demorou exatamente um ano para ficar pronto. As gravações começaram em agosto do ano passado e foram finalizadas no mesmo mês deste ano.

Outra canção que merece destaque é o segundo single deste álbum, "Perfect Nightmare". A música também terá um videoclipe.

Tarja Turunen - "What Lies Beneath"

Tarja Turunen
Tarja Turunen What Lies Beneath
Ex-vocalista da famosa banda Nightwish, a cantora e compositora Tarja Turunen lançou seu terceiro disco, "What Lies Beneath".

O disco teve diferentes datas de lançamento, chegando primeiro às lojas da Finlândia no dia 1º e sendo lançado nos Estados Unidos e Brasil simultaneamente, no dia 14.

O novo disco foi anunciado pela cantora em seu blog, no ano passado. A cantora explicou que assim como fizera com o antecessor "My Winter Storm", "What Lies Benetah" seguiria um conceito com as músicas relacionadas ao título do álbum.

Em entrevistas, Tarja comentou que o novo trabalho é mais maduro e ainda citou o escritor brasileiro Paulo Coelho, como uma de suas inspirações.

Já sobre a sonoridade, a cantora disse que "What Lies Beneath" tem um pouco de metal, trilhas de filme e música clássica.

Entre as faixas do novo álbum, nosso destaque vai para o single "Falling Awake (feat. Joe Satriani)" que tem a participação especial do guitarrista Joe Satriani.

Phil Collins - "Going Back"

Phil Collins
Phil Collins Going Back
Depois de oito anos sem novidades, o cantor Phil Collins está de volta com um disco só de covers.

"Going Back" é seu oitavo álbum de estúdio e é composto de canções Soul e covers dos anos 60 de artistas da Motown.

Collins até brincou sobre suas intenções este disco ao dizer que não pretendia fazer um "novo" disco e sim um "antigo", devido as suas faixas.

O álbum conseguiu as primeiras colocações das paradas europeias, destacando-se no Reino Unido, onde conseguiu o primeiro lugar.

O primeiro single de "Going Back" é a canção "(Love Is Like A) Heatwave", música que fez sucesso com o grupo feminino Martha and the Vandellas.

Eric Clapton - "Clapton"

Eric Clapton
Eric Clapton Clapton
Um dos gênios de seu instrumento, o guitarrista britânico Eric Clapton lançou seu 19º álbum de estúdio, intitulado "Clapton".

O trabalho mistura covers de clássicos da música e canções inéditas do guitarrista.

"Este álbum não saiu da forma como era para sair", segundo o guitarrista. "Para dizer a verdade, ele saiu melhor do que o previsto porque, de certa forma, eu deixei (o disco) acontecer".

Clapton ainda disse que o novo álbum é uma coleção eclética de canções que não estavam no mapa.

O guitarrista conta também que ficou satisfeito com o novo trabalho. "Eu gosto tanto desse álbum porque se é uma surpresa para os fãs, é porque também é uma surpresa para mim", disse Clapton.

Armin Van Buuren - "Mirage"

Armin Van Buuren
Armin Van Buuren Mirage
O DJ holandês é um dos mais famosos do mundo e está de volta com o álbum "Mirage". Este é o quarto disco de estúdio de Armin, que iniciou a divulgação do novo trabalho em junho, com a faixa "Full Focus".

"Mirage" teve uma série de participações especiais, como a cantora e compositora Nadia Ali e Adam Young, do Owl City.

Porém, a colaboração que merece destaque é a do primeiro clipe do novo álbum de Armin Van Buuren: "Not Giving Up On Love (feat. Sophie Ellis Bextor)" tem a participação mais do que especial da cantora inglesa Sophie Ellis-Bextor.

A música marcou presença no Vagalume, em nossa seção de Vídeo em Destaque.

Trey Songz - "Passion, Pain & Pleasure"

Trey Songz
Trey Songz Passion, Pain & Pleasure
Um dos artistas mais conhecidos do R&B nos Estados Unidos, o cantor Trey Songz não esperou muito para lançar seu quarto álbum de estúdio.

Depois de "Ready", do ano passado, o cantor lança o novo "Passion, Pain & Pleasure". Segundo Trey, esse é seu melhor álbum de estúdio.

O disco mostrou que o cantor continua bem em vendagens. Nos Estados Unidos, "Passion, Pain & Pleasure" ficou com a segunda colocação entre os discos mais vendidos, em sua semana de estreia (com um total de 240 mil cópias).

O disco traz a participação especial do canadense Drake, na faixa "Unusual (feat. Drake)", mas nosso destaque vai para o primeiro single "Bottoms Up (feat. Nicki Minaj)", uma parceria com a cantora Nicki Minaj.

Seal - "Commitment"

Seal
Seal Commitment
O cantor britânico Seal voltou às paradas com seu oitavo disco "Commitment".

O disco foi produzido por David Foster (que já trabalhou com Celine Dion e Michael Bublé), que já havia produzido o CD anterior do cantor, "Soul".

O primeiro single deste álbum foi a canção "Secret", que não foi bem nas paradas (no Reino Unido, por exemplo, conseguiu apenas a 82ª colocação). Entretanto, isso não impediu que Seal retornasse à parada de discos britânica em uma boa posição. "Commitment" chegou ao 11º lugar, tornando-se o quinto disco do cantor a ficar entre os 20 mais vendidos no Reino Unido.

Vale lembrar que o clipe de "Secret" foi destaque aqui no Vagalume.

Serj Tankian - "Imperfect Harmonies"

Serj Tankian
Serj Tankian Imperfect Harmonies
Enquanto o System Of A Down continua sem previsão de lançar novos materiais, o vocalista Serj Tankian continua apostando em sua carreira solo.

"Imperfect Harmonies" é o seu segundo álbum e mostra como a experiência de Serj com a Orquestra Filarmônica de Auckland, no disco "Elect the Dead Symphony", influenciou o cantor.

O novo trabalho de Serj não teve sucesso nas paradas musicais. "Imperfect Harmonies" conseguiu seus melhores desempenhos na Europa, como na parada da Alemanha onde ficou com a 18ª colocação. Porém, nas paradas dos Estados Unidos e Reino Unido não se destacou, ficando com o 35º lugar e 86º lugar, respectivamente.

Entre as faixas do novo álbum, vale destacar "", que foi a primeira música lançada pelo cantor.

Bad Religion - "The Dissent of Man"

Bad Religion
Bad Religion The Dissent of Man
Um dos clássicos do punk rock californiano, o Bad Religion está de volta com o novo "The Dissent of Man". Prova de que sua carreira continua a pleno vapor, este é o 15º disco de estúdio da banda, dona de sucessos como "American Jesus" e "21st Century (Digital Boy)".

"The Dissent Of Man" foi feito com calma pelos integrantes da banda e demorou dois anos para ficar pronto. Nesse período, o grupo lançou um disco ao vivo para comemorar seus 30 anos de estrada e shows.

A primeira música de trabalho do novo álbum é a melódica "The Devil In Stitches" e agrada aos fãs da banda já na primeira audição.

O novo álbum também foi bastante elogiado pela crítica especializada, que em sua maioria destacou a qualidade do trabalho inédito do Bad Religion. A conceituada revista "Kerrang", por exemplo, deu cinco estrelas ao novo álbum.

Mark Ronson - "Record Collection"

Mark Ronson
Mark Ronson Record Collection
O produtor e guitarrista inglês Mark Ronson ficou famoso em seu país com o lançamento do disco "Version", que tinha sua cover de "Valerie (feat. Amy Winehouse)" (do grupo The Zutons), com a participação de Amy Winehouse.

Agora com o nome de "Mark Ronson & The Business Intl", o produtor lançou seu terceiro disco, "Record Collection".

Até o momento, Mark Ronson tem se saído muito bem. O single "Bang Bang Bang (feat. Q-Tip, Mndr)" foi sua quarta música a chegar no Top 10 britânico, conseguindo a sexta colocação.

O disco também traz participações especiais que são dignas de nota. Os destaques vão para o cantor de R&B D'Angelo, o ex-Culture Club, Boy George, Alex Greenwald (vocalista do Phantom Planet), entre outros nomes.

Interpol - "Interpol"

Interpol
Interpol Interpol
Um dos nomes mais conhecidos do Indie Rock, os nova iorquinos do Interpol lançaram seu quarto álbum de estúdio, que tem como título o nome da banda.

O álbum foi inicialmente divulgado com o lançamento da faixa "Lights". Porém, a primeira música de trabalho de "Interpol" foi "Barricade".

O disco também marcou a saída do baixista Carlos Dengler. Apesar de ter participado de todo o processo de composição e gravação do quarto álbum, Carlos decidiu não seguir com o grupo em turnê. Em entrevista para o jornal britânico "The Guardian", o baterista Sam Fogarino contou que Carlos estava cansado de tocar baixo na banda.

"Interpol" teve bons desempenhos nas paradas europeias (Itália e Alemanha) e também na Austrália, onde chegou a sétima colocação entre os discos mais vendidos.