Esse será o quarto álbum da banda americana que influenciou o cenário do rock com o lançamento de Hybrid Theory em 2000.

O primeiro single desse novo disco, The Catalyst, tem mais de 5 minutos de duração, o que já sinaliza uma certa mudança na banda.

Em entrevista à BBC, o vocalista da banda diz: "A nossa intenção com esse álbum era realmente sair da zona de conforto e fazer algo emocionante e diferente, apresentando um desafio tanto para nós quanto para os nossos fãs".

A banda diz que quer voltar ao conceito dos discos feitos para serem ouvidos por completo e na sequência. Eles não querem ver as pessoas pulando de uma música para a outra.

Mike Shinoda continua: "Estamos numa época em que as pessoas se concentram em singles e músicas pop. As pessoas fazem umas 12 canções curtas, juntam tudo e lançam".

Phoenix, outro componente da banda, diz que a maior preocupação deles é não pararem no tempo: "Sempre há a possibilidade de fazermos algo e as pessoas não gostarem.

Mas acho que nós, a essa altura, devemos nos preocupar mais em não ficarmos estagnados com os nossos próprios truques".

O lançamento para o álbum "A Thousand Suns" está previsto para o dia 14 de setembro. Enquanto isso, ouça o single The Catalyst e veja fotos, letras e a discografia do Linkin Park aqui pelo Vagalume.