Em 1967 ao lançar Sgt. Peppers os Beatles tornaram o álbum como o grande veículo do rock. Ainda assim muitos artistas ainda valorizavam, e valorizam, a arte do compacto, a habilidade de criar aquela música que por anos irão animar nossas vidas. Já outros artistas têm uma obra longa e por vezes pouco valorizada, até que uma coletânea de sucessos ajuda a jogar uma luz sobre ele. Hoje o Vagalume apresenta cinco compilações que marcaram época, nuam série que está longe de acabar e voltará de tempos em tempos durante os fins de semana. No sábado que vem voltaremos a falar dos discos que marcaram as décadas do pop, relembrando os anos 90.

ABBA
ABBA ABBA Gold
Gold - ABBA - Foi esse disco que detonou o revival do grupo sueco. Nos anos 70 o quarteto dominou as paradas de todo o mundo, tirando os EUA que nunca abraçaram a banda com o mesmo fervor. Apesar da fama de brega que os acompanhava quando estavam ativos eles tinham admiradores ilustres e inimagináveis. Os Sex Pistols por exemplo criaram Pretty Vacant a partir de S.O.S. anos 90 serviram para dar uma segunda chance para grupos como o ABBA. O ponto culminante foi essa compilação lançada em 1992 que mostrava em 70 minutos todo o talento de Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid em criar pop de primeiríssima linha. Apesar de algumas ausências e derrapadas esse cd é ideal pro ouvinte casual, pros incautos e também para quem é fanático e quer ouvir todos os hits de uma só vez.

Queen
Queen Greatest Hits
Greatest Hits - Queen - Mais um caso de banda que fez mais sucesso no mundo do que nos EUA, a banda de Freddie Mercury, também tinha grande talento na hora de criar singles memoráveis. Basta dizer que essa compilação cobre apenas o período que vaide 1975 até 1981 e mesmo assim tem 17 hits. Um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos na Inglaterra ele tem quase tudo que se espera do Queen: baladas épicas, rock pesado pop luminoso e os flertes com gêneros diversos como o funk, soul ou rockabilly. Depois desse disco o grupo perdeu um pouco o rumo, criando muitas canções a partir de fórmulas que tinham se mostrado vitoriosas em outro momento. Ainda assim eles também acertaram bastante e podemos também recomendar a segunda parte dessa coletânea, lançada um mês antes da morte de Mercury.

Madonna
Madonna The Imaculate Collection
- The Immaculate Collection - Madonna - Quando surgiu em 1983, ninguém achava que Madonna iria muito longe. Afinal todos os anos surgem cantoras aos montes que logo somem. Quando ela explodiu com seu segundo álbum "Like A Virgin", foi-se percebendo que o buraco talvez fosse mais embaixo, fato confirmado também quando "True Blue", o disco seguinte a manteve em voga. Mas se houve um momento em que todos eprceberam que Madonna era realmente uma artista superior foi quando essa coletânea saiu em 1990. Ali estavam uma série respeitável de hits desde os primeiros tipo Borderline até os mais recentes como Like A Prayer ou Express Yourself. Ano passado a cantora lançou uma versão turbinada dessa compilação chamada Celebration que cobre também os anos 90 e os álbuns mais recentes dela. Ela também é uma boa opção.

Bob Marley
Bob Marley Legend: the Best of
Legend - Bob Marley and the Wailers - Outro artista que precisou de uma coletânea "blockbuster" para se tornar mais conhecido. Quando "Legend" saiu em 1984, Marley já estava morto havia quatro anos. O mito já crescia, mas o grande público ainda não o conhecia tão bem quanto se imagina (nos EUA por exemplo ele só conseguiu colocar dois álbuns no top 20). Para esses consumidores essa compilação foi feita e cumpriu seu objetivo com louvor, tendo se tornado o maior disco de reggae da história com suas 25 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo. Em milhares de casas esse é provavelmente o único disco de reggae disponível. Já em outras tantas ele foi a porta de abertura para esse universo, o que explica o fato de quase todos os discos de Bob Marley terem conquistado ouro ou platina só nos anos 90 após muitos anos de lançamento.

The Beach Boys
The Beach Boys Endless Summer
Endless Summer - The Beach Boys - No início da década de 70 os Beach Boys eram uma relíquia do passado. Os mais jovens talvez sequer soubessem que um dia eles rivalizaram com os Beatles. A banda por sua vez tinha que se virar sem seu líder Brian Wilson que estava no auge de sua piração. Até que em 1974 esse disco com hits da primeira fase do grupo que começou a vender sem parar. Na época os EUA com o baque da Guerra do Vietnã e de Watergate buscavam refúgio em filmes como American Graffitti e séries tipo Happy Days. Na música ninguém fez isso tão bem quanto os The Beach Boys. Desde então inúmeras compilações saíram, mas nenhuma tem o valor sentimental desta. Seu sucesso revitalizou a banda, ao mesmo tempo que ajudou a matá-la criativamente, já que desde então o grupo foi deixando o material novo de lado e os shows se tornaram uma extensão desse álbum.