Hoje é dia de celebração, Ringo Starr, o mais adorável dos Beatles está fazendo 70 anos. Como ele sempre se contentou em ser o baterista da maior banda do mundo e nunca entrou nas brigas que acabaram com o grupo, Ringo acabou sendo o ele de ligação entre a banda após a sua dissolução.

Ringo Starr tocou em vários discos solo de seus antigos colegas, o que levou George Harrison a falar que "não existe disco solo de ex-Beatle sem Ringo" e sempre pode contar com eles em seus trabalhos individuais. O álbum "Ringo" de 1973 por exemplo conta com todos eles, ainda que em faixas separadas.

Nos discos dos Beatles Ringo se ocupava apenas da bateria e geralmente tinha o direito de cantar uma canção no álbum. Geralmente ele interpretava covers como Boys das Shirelles ou Honey, Don't de Carl Perkins, mas ele também ganhou alguns presentes de Lennon e McCartney como Yellow Submarine especialmente With A Little Help From My Friends. Como autor solo foram apenas duas canções, Don't Pass Me By e Octopus's Garden
The Beatles
The Beatles The Beatles (Foto: Divulgação)

Nos anos 70 Ringo teve bons momentos em carreira solo. Após lançar discos de standarts e outro com covers de country, ele lançou uma série de álbuns que se tornaram o seu padrão: clima de festa, companheirismo, muitas participações especiais e amigos de talento (Elton John, Randy Newman, Harry Nilsson) cedendo canções. São desse período seus melhores momentos como It Don't Come Easy e Photograph. Starr também se aventurou no mundo do cinema em filmes como "Magic Christian Dice" e no trashíssimo "Caveman".

A década de 80 foi marcada pela depressão por causa da morte de John Lennon e por sérios problemas com oalcoolismo. Ringo voltaria no fim da década com seus primeiros shows solo com a All-Starr Band, uma banda com formação variável que inclui grandes nomes do passado que já fez várias turnês.
Aos 70 anos Ringo continua ativo e seu décimo-quinto álbum, "Y Not", saiu há poucos meses.