O superstar do mundo hip-hop Lil Wayne ganhou três anos de liberdade condicional depois de recorrer às autoridades americanas em defesa a uma acusação de 2008.

Dwayne Carter, verdadeiro nome do autor do sucesso Lollipop, foi levado em custódia depois de a polícia do Arizona ter encontrado durante uma patrulha maconha, cocaína, ecstasy e um revólver no ônibus do cantor.

Ele não reconheceu a culpa em relação à posse de armas e drogas, mas semana passada chegou a um acordo com os promotores do Arizona.

O rapper finalmente confessou a posse de uma droga muito perigosa e aceitou três outras acusações de má conduta envolvendo armas, objetos para preparação de drogas e posse de narcóticos para vendas, mas as acusações foram retiradas.

O caso voltou ao tribunal do Arizona e Lil Wayne apareceu por meio de um vídeo transmitido pelo seu celular direto da prisão de Rikers Island, em Nova York, onde ele está cumprindo um ano de cadeia por causa de um outro crime.

Depois da audiência, o advogado do rapper, James Tilson, disse em entrevista à Reuters: "Estamos muito contentes por termos conseguido concluir a situação. Foi uma decisão favorável que permitirá ao Sr. Carter seguir com a sua carreira."

Tilson confirma que o rapper começará sua condicional quando for liberado da prisão. Lil Wayne poderá estar livre no dia 4 de novembro.