O mês de maio veio com ótimas novidades para todos! Lá fora, os destaques foram para os nomes do Rock, com o retorno de grandes bandas que fizeram muito sucesso nos anos 90, casos do Stone Temple Pilots e Smashing Pumpkins.

Porém, quem se destacou mais uma vez foi a série Glee, que pelo segundo mês seguido colocou um disco entre os mais vendidos.

Entre os lançamentos nacionais, as mulheres roubaram a cena em maio: primeiro Sandy Leah, que lançou seu álbum de estreia como cantora solo, com "Manuscrito". Depois foi a vez da musa Claudia Leitte com o disco "As Máscaras".

Ainda tivemos grandes nomes como Keane, Mike Patton e mais! A partir de agora, os melhores álbuns em nosso novo especial "Lançamentos"!

Glee - "Volume 3 Showstoppers"

Glee
Glee Glee: The Music, Volume 3 Showstoppers
Definitivamente, além de ser um fenômeno da televisão, a série Glee também é um sucesso das paradas musicais. O "Volume 3" da trilha do programa provou isso, sendo mais um lançamento da franquia a chegar na primeira posição da parada Billboard, nos Estados Unidos.

Desta vez, o elenco de Glee varia seu repertório entre clássicos do rock ("Hello, Goodbye" dos Beatles e "Dream On" do Aerosmith) e famosas baladas Pop ("Beautiful" de Christina Aguilera e a famosa "Total Eclipse Of The Heart").

Porém, o grande destaque mesmo vai para as versões que o elenco de Glee fez para duas músicas de Lady Gaga.

O Vaga-lume indica o hit "Bad Romance", que ficou muito bom também na versão da série.

Sandy Leah - "Manuscrito"

Sandy
Sandy Manuscrito
Depois de muita espera, os fãs da cantora Sandy Leah enfim puderam conferir seu primeiro trabalho solo de estúdio.

"Manuscrito" traz uma sonoridade Pop, que certamente vai agradar em cheio os fãs da dupla Sandy & Junior e ainda chamar a atenção de quem não conhece muito o trabalho da cantora.

Entrevistada pelo Vagalume, Sandy Leah falou sobre as realizações que teve com "Manuscrito": "Consegui imprimir minha personalidade em cada composição, em cada interpretação. Por tudo isso, não sei se é o mais difícil, mas sei que, pra mim, é muito especial".

Vale lembrar que este mês foi ainda mais marcante para a cantora, principalmente depois de ter ganhado o prêmio de cantora mais sexy da música, em votação realizada aqui no Vagalume.

Keane - "Night Train"

Keane
Keane Night Train
Os ingleses do Keane surpreenderam alguns fãs com o lançamento do último disco "Perfect Symmetry", que trazia faixas bem diferentes da sonoridade que tornou a banda famosa.

Agora com o lançamento deste EP intitulado "Night Train", a banda faz mais algumas experimentações interessantes.

A mais notável delas é a participação do rapper K'Naan, presente em duas de 8 faixas do novo disco.

O Vagalume mostrou primeiro para você o novo material do Keane. Destacamos com exclusividade em nosso Hot Spot a faixa "Clear Skies".

Stone Temple Pilots - "Stone Temple Pilots"

Stone Temple Pilots
Stone Temple Pilots Stone Temple Pilots
Quase dez anos após ter lançado seu último trabalho de estúdio, o Stone Temple Pilots retorna à ativa com um novo álbum.

Trazendo o nome do grupo no título, o sexto disco do quarteto californiano tem todos os elementos que trouxeram a fama para Scott Weiland, os irmãos Robert e Dean DeLeo e o baterista Eric Kretz.

A primeira música de trabalho é "Between The Lines", um rock pra cima, que lembra muito a sonoridade do quarto Cd da banda, "Tiny Music... Songs from the Vatican Gift Shop".

Além de voltar muito bem nas paradas, o grupo já tem uma extensa turnê de shows e ainda tem videoclipe novo na praça: do próprio carro chefe "Between The Lines".

Claudia Leitte - "As Máscaras"

Claudia Leitte
Claudia Leitte As Máscaras
Um dos principais nomes do Axé e da música Pop brasileira, Claudia Leitte encerrou a ansiedade dos fãs no final do mês com o lançamento de seu novo disco, "As Máscaras".

Em entrevista coletiva, a cantora fez uma avaliação do novo trabalho: "Eu acredito que eu e minha banda, meus diretores, arranjadores, fomos mais ousados nesse disco. Eu me permiti muito. Sinal que eles também podiam ir além. Tive não só aprovação da minha equipe, quanto da minha gravadora".

A cantora também aposta que o disco agradará seus admiradores. "Escolhi as músicas que sei que vão tocar meu fã. A triagem foi toda em cima de fazer o outro feliz".

Deste álbum, além da faixa-título, vale destacar também canção "Famo$a (Billionaire)", música de divulgação do Cd.

Deftones - "Diamond Eyes"

Deftones
Deftones Diamond Eyes
Os californianos do Deftones voltaram depois de um bom tempo com "Diamond Eyes". Este é o sexto disco de estúdio do grupo.

"Diamond Eyes" na verdade não seria o novo disco do Deftones. O projeto intitulado "Eros" seria o sexto álbum do grupo, porém o trabalho não foi finalizado depois que o baixista Chi Cheng sofreu um sério acidente de carro.

Devido a isso, o grupo colocou "Eros" na geladeira e recrutou Sergio Vega da Quicksand para ser o baixista do projeto "Diamond Eyes".

Para este disco, o grupo teve na produção Nick Raskulinecz, conhecido por trabalhos anteriores com artistas como Foo Fighters, Velvet Revolver e Alice In Chains.

As I Lay Dying - "The Powerless Rise"

As I Lay Dying
As I Lay Dying The Powerless Rise
Mais uma banda representante do estado americano da Califórnia a fazer parte de nosso especial, o As I Lay Dying traz mais uma vez seu som de peso no disco "The Powerless Rise".

O grupo teve ótima recepção tanto de público como de crítica. Os veículos especializados distribuíram altas notas para o novo trabalho do quinteto.

Enquanto isso nas paradas, "The Powerless Rise" conseguiu ir muito bem, obtendo ótimas posições. Na parada dos Estados Unidos, a banda chegou a estar entre os dez mais vendidos.

Nosso destaque vai para a faixa de abertura "Beyond Our Suffering", que também foi a primeira música do disco a ser disponibilizada para os fãs do grupo.

LCD Soundsystem - "This Is Happening"

LCD Soundsystem
LCD Soundsystem This Is Happening
Como era de se esperar, o novo trabalho de estúdio do LCD Soundsystem foi quase uma unanimidade entre a crítica especializada.

"This Is Happening" é o terceiro disco da história do projeto do norte-americano James Murphy.

Mesmo sendo mais popular no Reino Unido, o LCD Soundsystem teve uma estreia muito boa nos Estados Unidos, chegando entre os dez discos mais vendidos do país.

O destaque individual deste novo trabalho vai para a faixa "Drunk Girls". Além de ser escolhida como primeiro single, a música também teve um videoclipe dirigido pelo conceituado diretor Spike Jonze.

The National - "High Violet"

The National
The National High Violet
Antes indies e agora mais populares, os norte-americanos do The National provam com "High Violet" que a banda nunca foi tão famosa quanto agora.

Depois de discos que sequer listavam entre os 50 mais vendidos em seu pais, o quarteto conseguiu uma surpreendente terceira colocação com o novo trabalho de estúdio, nos Estados Unidos.

E o momento é tão bom para a banda neste sentido, que "High Violet" conseguiu ser Top 5 nas paradas de disco do Reino Unido, Canadá e em alguns dos principais países da Europa.

Não bastasse isso, o novo trabalho do The National já foi bastante elogiado pela crítica especializada, que já considera "High Violet" como um dos principais lançamentos do ano.

Smashing Pumpkins - "Teargarden By Kaleidyscope 1: Songs for a Sailor"

Smashing Pumpkins
Smashing Pumpkins Teargarden by Kaleidyscope, Vol. 1: Songs For a Sailor
Um grupo de um homem só, mas que continua na ativa e com projetos muito interessantes. Assim podemos definir o Smashing Pumpkins de Billy Corgan, que lança novo trabalho de uma forma desafiadora.

Intitulado "Teargarden by Kaleidyscope", o novo disco traz 44 faixas que serão lançadas de uma forma bastante inusitada: uma música é disponibilizada por mês e depois lançadas em 11 EP's com quatro músicas cada.

No especial "Lançamentos" deste mês, destacamos o primeiro volume deste trabalho, "Songs For a Sailor".

É desta forma que Corgan volta a inovar, mostrando que as bandas de Rock famosas nos anos 90 continuam firmes e fortes.

Godsmack - "The Oracle"

Godsmack
Godsmack The Oracle
O peso da banda americana Godsmack voltou em "The Oracle", quinto disco de estúdio do quarteto.

Originalmente intitulado como "Saint & Sinners", o novo disco é o primeiro trabalho da banda com David Fortman, ex-integrante da banda Ugly Kid Joe, muito famosa nos anos 90.

O vocalista e também produtor de "The Oracle", Sully Erna, falou sobre o objetivo do grupo: "Queremos apenas escrever música que nos estimule, o melhor que possamos fazer e então pressupondo que existam pessoas lá fora que concordariam e curtiriam essa música".

O destaque individual do novo disco do Godsmack é o single "Crying Like A Bitch".

Toni Braxton - "Pulse"

Toni Braxton
Toni Braxton Pulse
Depois de cinco anos sem novidades, a cantora de R&B Toni Braxton volta com um disco de inéditas, intitulado "Pulse".

O álbum traz uma curiosidade em sua produção. Os trabalhos de "Pulse" duraram quase 2 anos para ficarem prontos: com início em setembro de 2008 e encerrados em março de 2010.

Mesmo que o sucesso não continue o mesmo de anos atrás, Toni Braxton teve um bom desempenho no mercado, conseguindo um lugar entre os 10 discos mais vendidos nos Estados Unidos.

"Pulse" agradou boa parte dos críticos, porém seus singles tiveram um desempenho tímido.

Nosso destaque vai para duas músicas de trabalho deste novo disco: "" e "Hands Tied".

Mike Patton - "Mondo Cane"

Mike Patton
Mike Patton Mondo Cane
O Rock dos anos 90 realmente marca presença forte em nosso especial "Lançamentos". Depois de nomes como Stone Temple Pilots e Smashing Pumpkins, agora é a vez de apresentarmos o novo lançamento solo de Mike Patton, vocalista do Faith No More.

Porém, "Mondo Cane", nada tem de Rock. Trata-se de uma gravação de sucessos da música Pop italiana, dos anos 50 e 60. Ao lado de uma orquestra de mais de 60 pessoas, Patton desfila toda sua versatilidade como músico.

Depois de ser adiado por duas oportunidades (em 2008 e 2009), o disco em italiano foi enfim lançado e agradou bastante os críticos.

Além da qualidade do trabalho final, até a pronúncia do italiano de Mike Patton foi digna de nota.

The Dead Weather - "Sea Of Cowards"

The Dead Weather
The Dead Weather Sea of Cowards
The Dead Weather é o supergrupo indie capitaneado pelo incansável Jack White, das bandas White Stripes e Raconteurs.

Ainda fazem parte desta empreitada Alison Mosshart (do The Kills), Dean Fertita (do Queens of the Stone Age) e Jack Lawrence (também do The Raconteurs).

O disco "Sea Of Cowards" teve um ótimo desempenho nas paradas internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, conseguiu a quinta colocação.

O destaque do segundo álbum do The Dead Weather vai para a canção "Die By The Drop", primeiro single deste trabalho.