The Bends - RadioheadQuando "Pablo Honey" saiu em 1993, a imprensa inglesa não deu muita bola, tratando o Radiohead como mais uma daquelas bandas genéricas que a Inglaterra tanto produz. Para "piorar" o grupo estourou nos EUA, com Creep, o que causou ainda mais bode e desconfiança por lá. O futuro assim não parecia dos melhores.
Tudo mudou quando "The Bends" saiu. A crítica de todo mundo adorou e o público também foi se rendendo aos poucos. Mais importante foi o fato dele também ter influenciado muitos garotos que no futuro seriam bastante famosos, como um tal Chris Martin, por exemplo. "The Bends" abriu caminho para que o Radiohead se transformasse na mais importante banda a surgir depois do Nirvana.


Smashing Pumpkins
Smashing Pumpkins Mellon Collie and the Infinite Sadness
Mellon Collie and the Infinite Sadness - The Smashing Pumpkins OS Smashing Pumpkins surgiram no início dos anos 90. O grupo atingiu o sucesso com o segundo disco, "Siamese Dreams" de 1993 e ali dividiu público e crítica. Para alguns a mistura de rock alternativo e grunge com viagens instrumentais e uma quedinha para o hard rock e o progressivo dos anos 70 era muito estimulante enquanto para outros o som da banda era uma pretensão insuportável.
Imagine como esses se sentiram quando o grupo lançou um cd duplo? "Mellon Collie" era sim, um disco pretensioso, mas feito por alguém com talento para bancar essa pretensão. Assim entre tributos aos anos 80, baladas grandiosas e rocks barulhentos o grupo foi acumulando fãs e vendas que chegam a quase 10 milhões de cópias.

Oasis
Oasis (What's The Story) Morning Glory?
(What's The Story) Morning Glory - Oasis - 1995 foi o ano do Britpop, quando o rock inglês deu a volta por cima após uma época de baixa. Entre várias bandas responsáveis pelo fenômeno o Oasis foi a maior delas, por terem vendido mais, pela postura arrogante de seus integrantes e também pelo talento que Nole Gallagher tinha em criar canções de enorme apelo. "Morning Glory" foi o segundo disco do grupo e curiosamente foi visto como uma pequena decepção pela crítica, que tinha caído de joelhos com o primeiro disco do ano anterior. Mas a Inglaterra acabou consumida pela "Oasismania" e de repente o grupo estava tocando para 250 mil pessoas. O resto do mundo, em menor escala, não ficou imune. Mas ainda assim foi difícil andar em qualquer canto do planeta na época sem ouvir Wonderwall, Don't Look Back In Anger ou Champagne Supernova.


Alanis Morissette
Alanis Morissette Jagged Little Pill
Jagged Little Pill - Alanis Morissette A maior surpresa do ano foi o primeiro disco "adulto" da cantora canadense. Que além de ter vendido 30 milhões de cópias, transformou a artista num modelo para muitas garotas. Aqui estava uma mulher jovem, inteligente, bonita e rebelde na medida certa. Ou seja, alguém em que se podia espelhar (ou se ver refletida). "Jagged Little Pill", também acertava no som, mainstream e pop sim, mas com acenos ao rock alternativo e às cantoras compositoras confessionais dos anos 70, o que ampliou o seu alcance.
A faixa mais célebre do álbum é You Oughta Know, uma descarga de ódio nada sutil para seu ex-namorado. Mas ela não era só raiva vide You Learn, mais reflexiva, ou Ironic que era melancólica e... irônica.