Malcolm McLaren, o empresário e "manipulador" dos Sex Pistols morreu hoje aos 64 anos após lutra anos contra um câncer. Ao lado de Brian Epstein dos Beatles e do Coronel Parker de Elvis Presley, Malcolm foi provavelmente o mais célebre empresário do rock. Suas táticas e políticas de manipulação da mídia, gravadoras e público ainda hoje fascinam quem se interessa pela história do pop.

Além de ter empresariado os Sex Pistols, e assim ter ajudado diretamente a deslanchar a revolução punk nos anos 70, Malcom também gravou alguns discos. Isso apesar de não saber tocar, cantar ou mesmo produzir. Como "homem de ideias" ele criava um conceito e chamava as pessoas para colocarem suas teses em prática. foi assim com Buffalo Gals, grande marco do pop oitentista e de seu disco mais celebrado: "Duck Rock" de 1983 onde juntou o então nascente hip-hop com a música africana e do terceiro mundo, ou seja, duas das maiores forças musicais do mundo atual. Entre os Sex Pistols e a carreira solo ele também "criou" o Bow wow wow onde levou adiante sua tendência de querer subverter e chocar ao colocar a vocalista Annabella Lwin de apenas 15 anos nua na capa do disco.

Nos últimos anos Malcolm andou sumido dos holofotes, mas ele chegou a manifestar interesse em trabalhar com os brasileiros do Cansei de Ser Sexy no meio da década passada. Independentemente disso, ele já tinha feito mais do que o bastante para bagunçar irremediavelmente a cultura pop contemporânea.