Vagalume
Apesar de ser um mês menos movimentado no mercado da música, Dezembro nos trouxe ótimas surpresas no Especial Lançamentos.

Afinal de contas, as esperadas estreias de Alicia Keys e Chris Brown aconteceram no mês que fecha 2009 com chave de ouro.

Os fãs de rock não foram esquecidos com a chegada de álbuns de 30 Seconds To Mars e We The Kings.

E aqui no Brasil também tivemos novidades com destaques para Mallu Magalhães, Rosa de Saron e Ana Carolina.

Agora que venha 2010 com lançamentos tão marcantes quanto o presente ano. Enquanto isso, curta nosso Especial Lançamentos - Dezembro/09!

Alicia Keys - "The Element Of Freedom"

Alicia Keys
Alicia Keys The Element of Freedom
Quarto trabalho de estúdio de Alicia Keys, "The Element Of Freedom" vai ficar marcado para a cantora por um motivo não tão bom: trata-se da primeira vez que ela não chega ao primeiro lugar da parada americana, em sua semana de estreia.

Isso porque ela teve pela frente o fenômeno Susan Boyle, que impediu qualquer novidade do mês de dezembro chegar ao topo da lista de discos mais vendidos.

Ainda assim, o novo trabalho de Alicia pode ser considerado um sucesso. "The Element Of Freedom" vendeu mais de 400 mil cópias em sua primeira semana.

Você conferiu com exclusividade aqui no Vagalume o lançamento do primeiro single de trabalho da cantora, "Doesn't Mean Anything".

Glee - "Glee: The Music, Volume 2"

Glee
Glee Glee: The Music, Volume 2
O sucesso da série Glee continua aumentando e prova disso é o lançamento do Volume 2 de sua trilha sonora, apenas um mês depois do Volume 1.

Desta vez temos 17 músicas cantadas pelo grupo de alunos do coral Glee, que variam de clássicos até canções mais recentes.

Temos dos hinos do rock ("You Can't Always Get What You Want" e "Jump"), até os hits Pop dos anos 2000 ("Smile" e "My Life Would Suck Without You").

O "Volume 2" reúne basicamente músicas dos últimos cinco episódios exibidos nos Estados Unidos, que encerraram a primeira parte da temporada de estreia. A série irá continuar depois do primeiro trimestre de 2010.

Chris Brown - "Graffiti"

Chris Brown
Chris Brown Graffiti
O ano de 2009 não poderia ser pior para Chris Brown. Depois de se envolver em uma polêmica com sua ex-namorada, a cantora Rihanna, ele que é uma das revelações da música americana parece continuar vivendo seu inferno astral com o lançamento de seu mais novo disco, "Graffiti".

O disco foi mal recebido pela crítica e não se saiu tão bem em vendas, estreando apenas na sétima colocação da parada de discos da Billboard.

Para completar, o cantor acusou grandes lojas de boicotarem a venda de seu novo CD. Isso aconteceu depois que seus fãs reclamaram por ter dificuldade para encontrar "Graffiti" à venda.

O Vagalume destacou a estreia de seu novo clipe "I Can Transform Ya (feat. Lil Wayne & Swizz Beatz)", em nossa seção de Vídeo em Destaque.

Eminem - "Relapse: Refill"

Eminem
Eminem Relapse: Refill
O rapper Eminem não esperou muito para lançar uma nova edição de seu mais recente álbum, "Relapse".

Com sete novas faixas, ele trouxe de Natal para os fãs "Relapse: Refill", que conta com surpresas agradáveis para aqueles que gostam do rapper.

Destaque para "Hell Breaks Loose (feat. Dr. Dre)", uma parceria com Dr. Dre. Este, por sinal, assina a maioria das faixas de "Relapse: Refill".

Eminem também fez a produção de uma das músicas: "Elevator".

O disco já teve um single de divulgação: "Forever", faixa que traz a participação mais do que especial de Drake, Kanye West e Lil Wayne.

Mallu Magalhães - "Mallu Magalhães"

Mallu Magalhães
Mallu Magalhães Mallu Magalhães
Depois de estourar no Brasil inteiro pela internet, a jovem cantora Mallu Magalhães completou 18 anos de idade e lançou seu segundo álbum.

Desta vez, Mallu variou mais nas composições. Mais letras em português e outros gêneros além do folk, viajando pelo Rock, Mpb e até Reggae.

O Vagalume entrevistou Mallu, que disse ter passado por uma ansiedade natural para lançar seu segundo trabalho de estúdio.

O amadurecimento como compositora fica claro em faixas que tratam dos mais diversos assuntos: desde a relação filha e mãe, em "Make It Easy", até a psicodélica "Bee On The Grass".

A primeira música de trabalho é o reggae "Shine Yellow", que inclusive ganhou um videoclipe.

30 Seconds To Mars - "This Is War"

Thirty Seconds To Mars
Thirty Seconds To Mars This Is War
A banda liderada pelo cantor e ator Jared Leto fez os fãs esperarem bastante pelo lançamento de seu terceiro disco.

O 30 Seconds To Mars lançou "This Is War" quatro anos depois de seu antecessor, "A Beautiful Lie".

Jared Leto disse que esse álbum trouxe de volta o otimismo às canções tocadas pela banda, casos de "Kings And Queens", "This Is War" e "Closer To The Edge".

Aqui no Vagalume, você conferiu com exclusividade o lançamento da primeira música de trabalho do novo álbum: "Kings And Queens".

Uma curiosidade: o disco foi lançado com 2 mil encartes diferentes, trazendo fotos de fãs da banda de todo o mundo.

Thalía - "Primera Fila"

Thalía
Thalía Primera Fila
A cantora mexicana Thalía realizou seu primeiro projeto acústico, com o lançamento do disco "Primera Fila".

Este álbum também marca uma nova fase na carreira da cantora: "Primera Fila" é o primeiro lançamento da artista mexicana pela Sony Music.

O disco traz duas participações especiais: Joan Sebastian e Pedro Capó.

Para divulgar "Primera Fila", Thalia escolheu a música "Equivocada".

A cantora falou com exclusividade para o Vagalume sobre o lançamento de seu novo álbum. Thalia comentou sobre música brasileira e seus artistas preferidos, casos de Roberto Carlos e João Gilberto.

Rosa de Saron - "Horizonte Distante"

Rosa de Saron
Rosa de Saron Horizonte Distante
A banda Rosa de Saron foi responsável por um dos hits nacionais de 2009. A música "Sem Você" foi uma das mais acessadas no Vagalume e também muito executada em rádios de todo o país.

O sucesso do CD e DVD "Acústico e Ao Vivo" foi tão grande, que a banda obteve o disco de ouro.

O grupo natural de Campinas é formado por Guilherme de Sá (vocais), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Wellington "Grevão" (bateria).

Em seu novo trabalho, o quarteto voltou a apostar em guitarras plugadas. Depois de dois discos acústicos consecutivos, a Rosa de Saron voltou a gravar com guitarras distorcidas.

"Horizonte Distante" é o quinto disco de estúdio da banda paulista.

R. Kelly - "Untitled"

R. Kelly
R. Kelly Untitled
Um dos grandes nomes do R&B nos anos 90, o cantor R. Kelly lançou em dezembro seu nono trabalho de estúdio.

Com o título "Untitled", o novo disco seria lançado originalmente em 2008, mas depois que algumas faixas vazaram antes de seu lançamento, o álbum foi regravado.

Dono de grandes sucessos como "I Believe I Can Fly" e "Ignition", R. Kelly mostrou que ainda tem um grande público ao vender mais de 110 mil cópias, em sua primeira semana nas lojas.

A primeira música de trabalho de "Untitled" é a parceria com Keri Hilson, em "Number One (feat. Keri Hilson)".

O segundo single, "Religious", foi lançado em outubro.

Snoop Dogg - "Malice N Wonderland"

Snoop Dogg
Snoop Dogg Malice N Wonderland
Snoop Dogg é inegavelmente um dos nomes mais influentes do Hip Hop, nos Estados Unidos.

Apesar de não ter a mesma popularidade do passado, o rapper mostrou com seu décimo álbum que ainda é um dos nomes obrigatórios do gênero.

"Malice N Woderland" foi recebido com muitas crítica favoráveis.

Ainda assim, o décimo disco de estúdio de Snoop Dogg pode ser considerada seu pior desempenho comercial dos últimos anos.

O álbum estreou na 23ª posição da parada de discos da Billboard e não foi tão bem na parada de R&B e Hip Hop.

As músicas de trabalho de "Malice N Wonderland" são "Gangsta Luv (feat. The Dream)" e "That's Tha Homie".

Timbaland - "Shock Value 2"

Timbaland
Timbaland Shock Value 2
Constantemente adiado (sua data inicial era 2008), "Shock Value II" é o terceiro álbum de estúdio do famoso produtor Timbaland.

O disco não agradou muito a crítica especializada, mesmo com um time de peso cantando ao lado de Timbaland.

A lista de participações inclui nomes como Justin Timberlake, Miley Cyrus, Katy Perry e The Fray.

A música escolhida para promover o disco foi "Morning After Dark (feat. Nelly Furtado, SoShy)". A faixa conta com a participação especial de Nelly Furtado".

As próximas músicas de trabalho deverão ser "Say Something (feat. Drake)" (cantada com Drake) e "Carry Out (feat. Justin Timberlake)" (parceria com Justin Timberlake).

Mary J. Blige - "Stronger with Each Tear"

Mary J. Blige
Mary J. Blige Stronger withEach Tear
"Strong with Each Tear" é o nono álbum de estúdio da cantora de R&B, Mary J. Blige.

O novo trabalho traz três participações mais do que especiais: Drake, T.I. e Trey Songz marcam presença.

O novo álbum foi muito bem recebido pela crítica especializada. Segundo a cantora, "Stronger with Each Tear" representa sua situação atual, como uma pessoa mais forte.

Mary J. Blige começou a promover o novo trabalho no American Music Awards, onde apresentou ao vivo o single "I Am".

Mas, o primeiro single de divulgação de "Stronger withEach Tear" foi na realidade "The One (feat. Drake)", lançado em julho deste ano.

Westlife - "Where We Are"

Westlife
Westlife Where We Are
Um dos apadrinhados de Simon Cowell, o produtor e imperdoável jurado da série "American Idol", o quarteto irlandês Westlife trouxe aos fãs seu décimo trabalho de estúdio: "Where We Are".

O disco foi sucesso de público na terra natal do grupo e também no Reino Unido, onde conseguiu disco de platina (mais de 300 mil cópias vendidas).

"Where We Are" traz músicas de um dos compositores do momento: Ryan Tedder, líder da banda OneRepublic.

O primeiro single deste disco traz uma curiosidade: "What About Now" é uma versão da música cantada originalmente pelo grupo norte-americano Daughtry.

Mais uma vez o grupo fez sucessos nas paradas da Irlanda e Reino Unido, onde conseguiu o segundo lugar. Na parada européia ficou com o 7º lugar.

We The Kings - "Smile Kid"

We, The Kings
We, The Kings Smile Kid
A banda de Pop Punk We The Kings é um dos destaques de dezembro, com o lançamento de seu segundo disco, "Smile Kid".

O primeiro single de trabalho deste álbum foi um dos destaques deste segundo semestre no Vagalume. "Heaven Can Wait" além de ser tocada nas rádios, também ganhou um videoclipe.

O disco ainda traz uma participação mais do que especial: Demi Lovato canta junto com a banda em "We'll Be A Dream".

A segunda música de trabalho é "What You do To Me", última das onze faixas de "Smile Kid".

Curiosidade: o título do disco, "Smile Kid", foi tirado da canção "The Story Of Your Life".

Ana Carolina - "Multishow Registro N9ve 1" (CD/DVD)

Ana Carolina
Ana Carolina Multishow Registro N9ve + 1 (CD/DVD)
Um dos grandes nomes da nova Mpb, a cantora Ana Carolina não perdeu tempo e lançou um novo álbum, pouco tempo depois de seu mais recente trabalho de estúdio, "Nove".

Celebrando 10 anos de carreira, a cantora reúne neste CD/DVD alguns de seus principais sucessos e também grandes parcerias.

A lista de participações especiais é extensa. Do eterno parceiro Seu Jorge até duas presenças internacionais: Esperanza Spalding, em "Traição", e o cantor de R&B John Legend, na canção "Entreolhares (The Way You're Looking at Me)(Feat. John Legend)".

O disco também brinda os fãs de Ana Carolina com nomes clássicos da música brasileira, como Gilberto Gil, Angela Rô Rô e Luiz Melodia.

Robin Thicke - "Sex Therapy"

Robin Thicke
Robin Thicke Sex Therapy
O cantor americano voltou ao mercado com seu quarto disco de estúdio e um time de estrelas que participam em várias faixas do álbum.

Robin Thicke fez bonito ao estrear em nono lugar na parada de discos, que este mês foi dominada por Susan Boyle, que não deu chance às estreias do mês.

Em seu quarto trabalho de estúdio, Robin Thicke canta ao lado de revelações, como Kid Cudi e Estelle e medalhões do Hip Hop, casos de Jay-Z e Snoop Dogg.

A primeira música de trabalho é a faixa título. "Sex Therapy" foi lançada em outubro, mas não conseguiu grande destaque nas paradas americanas.

O álbum também teve uma versão de luxo, mas que diferente de outros lançamentos, trouxe músicas inéditas misturadas com as originais e não reunidas no fim do disco.

Il Divo - "An Evening With Il Divo - Live In Barcelona"

Il Divo
Il Divo An Evening With Il Divo - Live In Barcelona
Fechamos o especial de lançamentos de dezembro com mais uma das crias do produtor britânico, Simon Cowell.

O grupo Il Divo lançou seu primeiro álbum vivo: "An Evening With Il Divo - Live In Barcelona".

O disco traz algumas das primeiras músicas do grupo, como são os casos de "Unbreak My Heart (Regresa a Mi)" e "My Way (A Mi Manera)".

Os fãs mais recentes do quarteto formado por Urs Bühler, Sébastien Izambard, David Miller e Carlos Marín poderão curtir faixas do mais recente disco "The Promise". São os casos das músicas "Hallelujah (aleluia)", "La Promessa" e "Amazing Grace".