blink-182
blink-182 Mark, Travis e Tom formam o Blink 182 (Foto: Divulgação)
Os anos 90 ficaram marcados pela explosão de bandas que migraram do cenário punk e hardcore para o território Pop. Green Day e Offspring foram as bandas que primeiro explodiram e abriram portas para uma série de grupos do mesmo gênero.

Certamente uma das bandas que mais fez sucesso nessa época foi o Blink 182. Apesar de serem bastante conhecidos no cenário punk, no final dos anos 90, já com memoráveis participações em festivais como a Warped Tour, o trio californiano formado por Mark Hoppus (vocal e baixo), Tom DeLonge (vocal e guitarra) e Scott Raynor (bateria) ainda não sabia o que era o sucesso nas rádios e TV. Porém, após o lançamento de seu terceiro álbum, Dude Ranch, em 1997, a banda começaria a frequentar as paradas norte-americanas. As mudanças não pararam por aí: nesse período Travis Barker assume as baquetas do Blink, com a saída de Raynor.

O som com refrões fáceis de cantar e melodias pegajosas, o Blink 182 já tinha. Faltava agora conquistar o mundo, assim como suas bandas precursoras já haviam feito. E o álbum Enema of The State, de 1999, foi quem abriu essa porta para o grupo californiano. Com os hits What's My Age Again? e All The Small Things, a banda passa a ser tocada nas rádios dos quatro cantos do planeta.

O estilo pastelão de se comportar em entrevistas e shows ao vivo dava cada vez mais crédito para a banda com os fãs mais jovens. Apresentações com ingressos esgotados, mais canções de sucesso e uma rotina frenética de aparições na mídia garantiam ao trio a solidificação de seu nome entre um dos artistas mais adorados e vendidos de sua geração.

Porém, os laços entre os integrantes da banda se soltavam sem ninguém perceber. Nem mesmo eles. Afinal de contas, o próprio Mark Hoppus admitira em entrevistas que foi surpreendido com a saída de Tom DeLonge da banda. Este seguiu com seu projeto Angels And Airwaves, enquanto Mark e Travis formaram a banda Plus 44.

Os fãs ainda assim mantinham as esperanças de um dia verem os três reunidos mais uma vez. E foi em fevereiro desse ano, durante o Grammy, que juntos, Mark, Tom e Travis disseram em alto e bom som: "O Blink 182 está de volta!".

E aproveitando a semana que oficializa o retorno do grupo aos palcos, o Vaga-lume faz um resumo da carreira do grupo, com suas melhores músicas de cada fase. Relembre os maiores sucessos dessa banda que conquistou e ainda conquista antigas e novas gerações!

Início de carreira e demos (1992)

blink-182
blink-182 A formação original, com Scott Raynor na bateria (Foto: Jim Steinfeldt/Michael Ochs Archives/Get)
A banda começou de uma série de encontros entre Tom DeLonge e Mark Hoppus. Os dois ensaiavam suas próprias composições na garagem do guitarrista e foi desses encontros que surgiram as primeiras canções do Blink 182, apesar de a banda ainda não existir nessa época.

Porém, eles precisavam de um baterista. Foi quando Tom teve a idéia de chamar Scott Raynor, quem havia conhecido em um festival local. Já com o nome "Blink" (idéia de Tom), o trio gravou no quarto de Raynor sua primeira demo, chamada Flyswatter.

Em 1993, a banda lançaria outra demo que pode ser considerada a apresentação oficial do grupo. Buddha foi lançada em cassete e trouxe sete músicas que estariam presentes no primeiro álbum da banda, Cheshire Cat.

Cheshire Cat (1994)

blink-182
blink-182 Blink 182 ainda no começo de carreira (Foto: Jim Steinfeldt/Michael Ochs Archives/Get)
Blink 182 ainda no começo de carreira Tom, Mark e Scott assinam com uma gravadora, lançam seu primeiro disco e precisam mudar o nome da banda... quanta coisa ao mesmo tempo! Tudo isso acontece rapidamente e após o lançamento de Cheshire Cat, disco que traz os primeiros "hits" da banda, pelo menos para os fervororos fãs do trio californiano. Canções como Carousel e M&M's estão entre as mais ouvidas da banda até hoje. M&M's, inclusive, foi um dos singles da banda nessa época, mas que não fez sucesso com o grande público.

Nessa época, o trio precisou mudar o nome "Blink", uma vez que uma banda irlandesa com o mesmo nome ameaçou entrar com uma ação na justiça. O grupo decidiu incluir os números "182" para evitar problemas. As explicações para "182" são diversas: desde a necessidade devido ao possível problema na justiça, até uma que faz referência ao número de vezes que Al Pacino disse "fuck", no filme Scarface.

Dude Ranch (1997)

blink-182
blink-182 Com o disco Dude Ranch, a banda começou a fazer sucesso nos EUA (Foto: Divulgação)
Com o disco Dude Ranch, a banda começou a fazer sucesso nos EUA Ainda na gravadora Cargo (por qual lançaram seu álbum de estréia), o Blink 182 lança Dude Ranch, o disco que abriria as portas do sucesso para a banda, nos Estados Unidos. Já presença garantida em festivais como a Warped Tour (que reúne algumas das principais bandas de punk e hardcore em turnês pelos Estados Unidos), o Blink 182 começaria expandir seu número de fãs não mais pelo boca a boca pós-show. Chegava a hora de a banda ficar conhecida pelas rádios, aparições na MTV, entrevistas para jornais e revistas e pela vendagem de discos!

Foi com Dude Ranch que o grupo vendeu seu primeiro milhão (números oficiais indicam vendas de 1.5 milhões de cópias). Dammit e Josie faziam sucesso nas paradas norte-americanas de rock, mas nem tudo ia bem para o trio. Durante a turnê de 1998, o Blink 182 tinha uma baixa: Scott Raynor deixava a banda, por motivos até hoje desconhecidos. As duas versões mais divuldas são: Scott teria problemas com álcool, o que teria causado sua saída. Mas, também foi divulgado que o baterista teria deixado o Blink 182 para ir à faculdade.

De qualquer forma, o baterista que chegava ao Blink 182 acabou ganhando o status de membro oficial da banda. E isso não aconteceu à toa. Travis Barker é um dos bateristas mais talentosos de sua geração e não bastasse a grande amizade que tinha com Tom e Mark, ele também conquistou muitos admiradores depois que se juntou ao Blink 182. Com a formação definitiva, os californianos estavam prestes a dar o maior passo de suas carreiras: fazer sucesso pelo mundo.

Enema Of The State/The Mark, Tom and Travis Show (1999/2000)

blink-182
blink-182 A banda na época do lançamento do disco Enema Of The State (Foto: Divulgação)
A banda na época do lançamento do disco Enema Of The State Primeiro disco lançado oficialmente pela grande MCA Records, o Blink 182 agora chegava para as prateleiras das lojas musicais com um novo status, nos Estados Unidos. Nome já conhecido do grande público norte-americano, o grupo estourou de vez com o primeiro single do novo álbum, What's My Age Again?. O já conhecido humor da banda estava presente no clipe da música, onde Mark, Tom e Travis apareciam correndo nus. Sucesso garantido também nas MTV's mundo afora.

E o sucesso ficaria ainda maior com o lançamento do novo single All The Small Things, em mais um clipe cheio de piadas para vídeos de artistas famosos da época como Backstreet Boys, Christina Aguilera e Ricky Martin.

Em 2000, a agenda do Blink 182 estava cheia, com vários shows e o lançamento do disco ao vivo The Mark, Tom and Travis Show, uma coletânea com seus principais sucessos até então e músicas dos primeiros discos. O lançamento de um novo single, Man Overboard, impulsionava o grupo nas paradas, que assim alcançava o status de uma das principais bandas de rock, no começo dos anos 2000.

Take Off Your Pants and Jackets (2001)

blink-182
blink-182 Em 2001, o Blink 182 lançou Take Off Your Pants And Jacket (Foto: Divulgação)
Em 2001, o Blink 182 lançou Take Off Your Pants And Jacket. Os fãs de Blink 182 ainda estavam retomando o fôlego após o lançamento de The Mark, Tom and Travis Show, quando o trio californiano lançou um novo disco: Take Off Your Pants and Jacket, em junho de 2001. O sucesso foi imediato. Puxado pelo single de estréia, The Rock Show, o Blink 182 era pela primeira vez em sua carreira, o artista com mais discos vendidos nos Estados Unidos (mais de 350 mil cópias, na primeira semana).

O segundo single, First Date, mostrava a mesma pegada de All The Small Things, de Dude Ranch, assim como o video clipe, cheio de piadas. O caminho de Take Off Your Pants and Jacket era tão semelhante ao de seu antecessor, que até o terceiro single de ambos parecia representar a mesma quebra no bom humor da banda: no lugar das piadas, vinha a abordagem para um assunto sério, só que desta vez sobre separações, na música Stay Together For The Kids. Mais um hit na conta da banda e o sucesso estava garantido. Porém, o Blink 182 queria mais e seu passo mais ambicioso viria com o lançamento do próximo disco.

Blink 182 (2003)


blink-182
blink-182 A banda Blink 182, em 2003 (Foto: Divulgação)
A banda Blink 182, em 2003 Um disco que desagradou muito fãs antigos da banda, mas que também chamou a atenção de pessoas que jamais tinham ouvido Blink 182. O quinto disco do trio californiano certamente atingiu as expectativas de seus integrantes: chamar a atenção de todos, pessoas que gostavam ou não da banda. O álbum "Blink 182" mais uma vez repetiu o sucesso nas paradas, com músicas como Feeling This e I Miss You.

Ainda assim, o resultado desse trabalho era muito diferente do qualquer coisa que o Blink 182 já havia feito antes. O disco contou com a participação especial de Robert Smith, líder do The Cure, uma das referência da banda nesse álbum. Ele participa da canção All Of This.

As letras com palavrões e piadas foram deixadas de lado. Realmente, esse era um novo Blink 182. Porém, com o andamento da turnê, Mark, Tom e Travis, pareciam-se cada vez menos com os garotos cheios de energia de tempos atrás e se mostravam cansados com a rotina de shows. Uma nuvem negra se aproximava no futuro da banda.

O hiato e a volta do Blink 182 (2005-2009)

blink-182
blink-182 Tom, Travis e Mark anunciaram a volta do Blink 182 no começo de 2009 (Foto: Divulgação)
Tom, Travis e Mark anunciaram a volta do Blink 182 no começo de 2009 O inesperado cancelamento de uma participação em um show beneficente organizado pelo Linkin Park, em fevereiro de 2005, preocupou os fãs do Blink 182. Estressado pela rotina de shows e viagens, Tom DeLonge desiste de seguir com a banda em turnê. Por meio do empresário do trio, ele avisa Mark e Travis que está fora da banda.

Depois disso, é lançada uma coletânea chamada Greatest Hits, com uma faixa inédita: Another Girl, Another Planet, cover da banda The Only Ones. Depois disso, Tom, Mark e Travis anunciaram um hiato indefinido e seguiram com novos projetos.

Tom iniciou o grupo Angels & Airwaves, em 2006. A banda teve dois discos lançados, mas não chamou tanta atenção do grande público. Travis e Mark lançaram juntos a banda Plus 44. O grupo também não fez muito sucesso, mas assim como o Angels & Airwaves tinha um público fiel. A esperança dos fãs em assistir a volta de Tom, Mark e Travis permanecia viva com as apresentações ao vivo das duas bandas, que constantemente tocavam músicas do Blink 182.

Eis que na 51ª edição do prêmio Grammy, os três voltavam a dividir um palco pela primeira vez, desde 2004 (ano do último show da banda, até então). Na ocasião, o baterista Travis anunciou a volta: "Nós costumávamos tocar juntos e nós decidimos que vamos tocar juntos novamente". Depois, Mark completou: "O Blink 182 está de volta!".

E o Blink 182 voltou mesmo! Nessa semana, a banda deu o pontapé inicial para uma turnê mundial, que pode, quem sabe, incluir o Brasil. Os fãs daqui estão na torcida, mas só a garantia de ver Mark, Tom e Travis juntos novamente já é um motivo de muita felicidade para qualquer fã de #Blink 182 que se preze.