Mauricio Pereira é um cantor, compositor e saxofonista brasileiro, nascido em São Paulo.
Nos anos 80, com André Abujamra, criou a banda Os Mulheres Negras, com quem gravou 2 discos.
No início dos anos 90 foi cantor do programa Fanzine, apresentado pelo escritor Marcelo Rubens Paiva diariamente ao vivo na Tv Cultura: lá, de segunda a sexta, por 2 anos, cantou mais de 600 canções de compositores brasileiros.
Em 1995 lança seu primeiro disco solo, "Na Tradição".
Foi um dos primeiros artistas brasileiros a ter um site, já em 1995, e em dezembro de 1996 faz o primeiro show ao vivo via internet no Brasil.
Em 1998 lança "Mergulhar na Surpresa", acompanhado pelo pianista Daniel Szafran, num trabalho que virou cult e está na estrada até hoje.
Em 2003 grava ao vivo "Canções Que Um Dia Você Já Assobiou - vol.1", cantando sucessos de rádio e clássicos do pop, acompanhado pelo Turbilhão de Ritmos.
Em 2007 grava "Pra Marte", uma safra forte de canções autorais, entre as quais "Trovoa", depois gravada por Metá Metá, Maria Gadú, A Banda Mais Bonita da Cidade, entre outros.
Em 2010, novamente com o Turbilhão de Ritmos, grava marchinhas clássicas do carnaval brasileiro, e lança "Carnaval Turbilhão".
Em 2014, lança mais um autoral, "Pra Onde Que Eu Tava Indo", e passa a ter distribuição da Tratore, em disco físico e nas plataformas digitais como Spotify, Deezer, Google Play, Apple Music, entre outras.
Em 2018 lança seu sétimo disco solo, "Outono no Sudeste", com produção de Gustavo Ruiz.