Página inicial > Romântico > L > Lu Toledo

MIX DE MÚSICAS

FOTOS

lu-toledo - Fotos
lu-toledo - Fotos

+7

- Fotos

Sou desejo e apatia/ Fantasia e aflição / Sou ternura, desapego/ Abertura, sou prisão"... Esse é um trecho de "Antítese", uma das canções de Lu Toledo que compõe seu primeiro Cd "Risco". Lu Toledo, que assumiu de vez sua porção cantora, está se lançando aos palcos e espaços da música, com o diferencial de ser a compositora da maioria das canções que interpreta. Suas letras são inspiradas em suas poesias e visões, abarcando um universo feminino e intimista.

Risco é um disco com doze faixas composto de canções de autoria própria, parcerias e interpretações de canções de amigos compositores, entre os quais se destaca Mestre Jonas. O saudoso músico mineiro influenciou sua carreira e construção deste trabalho. O álbum tem raízes na música mineira, influências espanholas, medievais e sonoridade que em alguns momentos remete aos anos 70. Os arranjos são assinados pelo músico Alair Borges.

Trata-se de um álbum diferente, poético e melódico. Daqueles que dá vontade de parar tudo para ouvir e absorver o conteúdo das letras. Mais que isso, Risco é uma proposta musical em que inusitados arranjos surpreendem sem seguir uma linha reta. As canções contundentes também são realmente um convite aos ouvintes a se arriscarem.

Lu Toledo (nome sugerido por Mestre Jonas) possui um estilo peculiar de cantar com voz que expressa delicadeza e lirismo ao mesmo tempo em que consegue exprimir como quem realmente acredita no que diz. Como nas palavras de um fã que lhe escreveu: "Que mulher é essa que quando canta solta sua alma como pássaros escapando de uma gaiola, numa demonstração de felicidade pura?"

Já se apresentou em festivais de músicas nos teatros da cidade e tem até experiência internacional se apresentando em Berna (Suíça) e em Cuba, onde gravou Brasil-Cuba:- Simientes em parceria com a cantora Martha Roche da famosa casa de shows daquele país "Cabaré Tropicana".

Desde o lançamento de Risco tem sido convidada a participar de projetos e shows como o Encontro "Minas na Mpb", em sua nona edição, o Projeto Caixa Acústica, edição de 2015, onde apresentou com Tom Nascimento, o Show Lu's e Tom's e, posteriormente, no Projeto Encontro de Compositores de Dona Jandira.

A cantora também vem participando de Programas televisão como Arte no Ar, Caleidoscópio, Questões de Fé e Espaço Cult, exibidos na Tv Horizonte e na Tv Santa Cecília em Santos- Sp. Também vem se apresentando em programas de rádio como "Bazar Maravilha" e "Esquinas de Minas" da Rádio Incon­fidência. Além dessa, suas músicas tem sido executadas em duas rádios internacionais (uma em Estocolmo e outra em Nova York) e rádios nacionais e virtuais como, Rádio Guarujá e Bossa Fm em Santos-Sp, Radio Sarau no Rio de Janeiro. Lu Toledo foi destaque por duas vezes também na página principal do site de música Palco Mp3 e figurou entre as mais ouvidas no estilo Mpb por várias semanas em 2013 e em 2015. Atualmente está entre os 40 artistas mais acessados nesse estilo.

Recebeu também belas matérias de críticos de música e em cadernos de cultura, como é o caso do Site Ziriguidum, com bela crítica de Beto Feitosa, além de matéria no Jornal a Tribuna de Santos e outra recente, feita pelo poeta e jornalista Rogério Salgado, em um jornal local de Belo Horizonte.

Um fato marcante que deu novo ânimo à Lu Toledo para persistir nessa carreira foi uma "carta de fã" de Brasília, pedindo autorização para publicar a letra de sua música "Escolhas" em um livro que estava escrevendo. Pesquisador musical e grande amante da música brasileira, o mineiro José Renato Esteves explicava na carta, que escrevia um livro de crônicas e memórias a partir da inspiração que as canções e cantores mineiros lhes trazia. Nesse livro, a cantora figurará entre grandes nomes da Mpb.

Professora, psicóloga, mestre e doutora em Educação, poeta, cantora e compositora, aficionada pela Mpb, estudou canto, teoria e musica popular. Também fez especialização em Recursos Pedagógicos para a Educação Musical, pela Escola de Música da Uemg. Defende o uso de diferentes linguagens, entre elas, a música para a educação e o processo de letramento de crianças e jovens e já desenvolveu diversas oficinas na formação de docentes, envolvendo as cantigas e canções brasileiras, propondo o diálogo com a literatura e as artes na escola.

Site oficial

www.lutoledo.com/

Redes sociais