Biografia

Lana Del Rey

Nasceu em 21 de junho de 1985

United States

Elizabeth Woolridge Grant, mais conhecida por Lana Del Rey, nasceu no dia 21 de junho de 1985 em Nova York nos EUA. A carreira musical da cantora e compositora e modelo teve início em 2005, quando ela gravou, mas não lançou, o álbum "Sirens", quando ela usava o pseudônimo May Jailer. Foi só em 2011, quando o vídeo de "Video Games" se tornou viral, que ela finalmente começou a conhecer o sucesso.

Lana ganhou ainda mais atenção após lançar o álbum, "Born to Die", de 2012, que ficou em segundo lugar nas paradas e foi o quinto álbum mais bem vendido daquele ano com cerca de 3 milhões e 400 mil cópias comercializadas (nesse momento, ele já superou os 5 milhões). Ela também se destacou na parada de singles americana, com o remix de "Summertime Sadness", produzido por Cedric Gervais, que chegou no sexto lugar do top 100 da Billboard.

O EP "Paradise (2012), garantiu à cantora sua primeira indicação ao Grammy (como melhor álbum pop vocal - ela perdeu para "Unurthodox Jukebox" de Bruno Mars). Três musicas deste EP, também fizeram parte do seu curta "Tropico", lançado em dezembro de 2013.

No ano seguinte, Del Rey lançou "Ultraviolence". O segundo álbum de estúdio pós sucesso recebeu criticas positivas e teve boa recepção comercial, sendo o primeiro de sua carreira a chegar ao número 1 nos Estados Unidos.

Após a tour norte americana, que teve shows de abertura de Courtney Love e Grimes, em 2015, Lana lançou "Honeymoon", que também foi bem recebido tanto comercialmente quanto por parte da crítica especializada. Este também foi o quarto disco mais vendido na sua primeira semana por um artista feminina daquele ano e fez dela a cantora mais popular nas plataformas de streaming musical de 2015.

A música de Lana Del Rey é marcada por um estilo que pode ser descrito como cinematográfico. A tragédia romântica e a melancolia, estão entre seus temos favoritos, assim como as referências à cultura pop, principalmente aquelas das décadas de 1950 e 1960 na América.

ÚLTIMAS

MIX DE MÚSICAS

ÁLBUNS

ARTISTAS RELACIONADOS