Página inicial > Romântico > J > John Mayer

Letras

ÚLTIMAS

MIX DE MÚSICAS

ARTISTAS RELACIONADOS

FOTOS

john-mayer - Fotos
john-mayer - Fotos

+17

- Fotos

Nasceu em 16 de outubro de 1977

United States

John Clayton Mayer nasceu em Bridgeport, Connecticut e seu contato com a música aconteceu pela primeira vez aos 13 anos quando um vizinho lhe deu de presente uma fita de Steve Ray Vaughan e o blues entrou em sua vida. Ele começou então a estudar guitarra e em dois anos já era o menino prodígio se apresentando em bares de blues da região, deixando a platéia boquiaberta com seu talento e segurança no palco. Anos mais tarde ele se mudou para Boston, aos 19 anos, para estudar música na Universidade de Berklee, uma das mais respeitadas do mundo. Mas seu período de estudos lá não durou muito. Ele estava mais interessado em compor do que em estudar música. Por isso se mudou para Atlanta em 1998.

Em Atlanta, ele conquistou uma legião de fãs que o perseguiam pelos bares onde tocava como fiéis ouvintes. Mayer logo se tornou conhecido entre os músicos e compositores com o nome de Eddie\'s Attic. Sua criatividade como compositor e sua presença de palco são a base de sua incrível força musical, além de sua voz levemente rouca e elegante que lembra Sting, Dave Matthews e Jakob Dylan. Suas maiores influências como guitarrista são Steve Ray Vaughan, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Elton John e Ben Folds.

Em 1999 ele lançou seu primeiro disco, chamado Inside Wants Out, contendo em sua maioria músicas acústicas e solos enérgicos assim como músicas gravadas com uma banda completa. O disco foi considerado um hit cult e chegou a ser vendido no Ebay por 50 dólares. A Imprensa local logo descobriu Mayer e o cobriu de elogios. ?Esse jovem sabe como cativar o público com sua guitarra de seis cordas e suas letras honestas,? como publicou o Atlanta CitySearch logo após o lançamento do disco.

Em março de 2000 Mayer foi para Austin, no Texas, para se apresentar na prestigiada conferência South By Southwest (SxSW) e logo em seguida foi abordado por vários selos e gravadoras interessadas em seu trabalho, assinando mais tarde com a Aware/Columbia Records. E em 2001 chegou ao mercado seu primeiro disco pela gravadora: Room For Squares.

Room For Squares já vendeu mais de três milhões de cópias no mundo todo e continua vendendo milhares de exemplares toda semana, enquanto John deixou de tocar em bares para se apresentar em anfiteatros com capacidade média para dez mil pessoas. John Mayer, como reconhecimento de seu talento e sucesso, recebeu o Grammy 2003 de Melhor Performance Masculina com a faixa "Your Body Is Wonderland". O disco foi condecorado como platina tripla nos Estados Unidos

Seu disco seguinte, ao vivo, Any Given Thrusday, de 2002, recebeu o prêmio de Disco de Platina na América. John também recebeu a indicação de Favorite Male Artist no American Music Award ao lado de Justin Timberlake e Kid Rock. Em setembro ele recebeu dois prêmios no 16th Boston Music Awards, o de Act Of The Year e a música "Your Body is a Wonderland" recebeu o título de Song of the Year.

Com Heavier Things em 2003, Mayer retornou às paradas da Billboard em primeiro lugar já no dia do lançamento de seu terceiro álbum nos Estados Unidos. São dez canções inéditas em que John mostra toda sua habilidade como compositor e a influência de Stevie Ray Vaughan, Jimi Hendrix e Buddy Guy em suas linhas de guitarra limpas, sinceras, melodiosas e cativantes. O disco traz canções de um John Mayer mais maduro e em fevereiro de 2005 seu trabalho recebeu outro Grammy, pela canção "Daughters" como Best Male Pop Vocal Performance.

No ano de 2006, Mayer lança seu terceiro disco de estúdio, Continuum. O álbum é um sucesso nos Estados Unidos e o cantor emplaca nas paradas a música Waiting On The World To Change. Depois de uma turnê pelos Estados Unidos e Europa, John Mayer lança um ambicioso CD/DVD que resume a história de sua carreira.

'Where The Light Is - Live In Los Angeles' é composto de três diferentes sets - um inteiramente acústico, outro com o projeto John Mayer Trio e finalmente o show com sua banda de turn tocando os grandes sucessos do cantor.

Atualmente, Mayer trabalha em seu quarto álbum inédito, que tem o título provisório 'Battle Studies'.


Fonte: site Sony BMG (com atualização da equipe Vaga-lume)

Site oficial

www.johnmayer.com


Redes sociais