Página inicial > Funk > J > Jamiroquai > Biografia

Biografia

Jamiroquai

Formado em 1992

United Kingdom

O Jamiroquai é a banda inglesa liderada pelo vocalista Jay Kay que levou o Acid Jazz ao mundo com sua mistura de funk, jazz e pop. O nome surgiu da fusão do nome da tribo indígena dos 'Iroquois’ e a palavra jam. Jay saiu de casa aos 15 anos e morou nas ruas de Londres por algum tempo, tendo problemas com a polícia algumas vezes por pequenos furtos. Hoje ele coleciona carros esportivos e sucessos musicais. O primeiro single do Jamoroquai, "When You Gonna Learn?" foi lançado em 1992 e seguido pelo álbum 'Emergency on Planet Earth' (1993) estabeleceu a banda como uma melodiosa, suingada e expressiva novidade na música, atingindo um milhão de cópias só no Reino Unido. O disco chegou ao número um das paradas de sucesso da Inglaterra, emplacando também hits no Top 10 como "Too Young to Die" e "Blow Your Mind". O disco também estabeleceu a marca registrada da banda como a silhueta do rapaz com chapéu de búfalo na capa: Jay Kay e sua própria indumentária incomum.

Em 1995 foi lançado 'The Return Of The Space Cowboy' e foi considerado um 'novo clássico' no Reino Unido. Sua pitada pop no acid jazz e a apologia ao uso da maconha foram sucesso nas paradas inglesas. Dois anos depois, foi lançado 'Traveling Without Moving' e seu primeiro single "Virtual Insanity" foi sucesso absoluto no mundo todo, tanto nas paradas musicais quanto na MTV mundial. O álbum conta com maior romantismo nas letras e um experimentalismo sonoro de sintetizadores e sons computadorizados. Faixas instrumentais também são a marca desse lançamento que expandiu as fronteiras do sucesso da Europa para Estados Unidos e Japão contabilizando mais de três milhões de cópias vendidas no mundo todo.

'Synkronized', o quarto álbum do grupo, lançado em 1999 trouxe para as vésperas do novo milênio uma dance music moderna e renovada com um funk melodioso e canções contagiantes. Junto com Travelling Without Moving, os discos dobraram as vendagens do Jamoriquai.

'A Funk Odyssey' lançado em 2001 marcou a chegada aos dez anos de carreira com uma evolução em relação ao disco anterior, quanto às influências da música disco e funk. Os críticos descreveram a sensação de ouvir o disco como estar numa festa de uma boate em Paris, LA, NY ou qualquer clube dançante do mundo, tamanha variedade musical.

Após a pauta de quatro anos sem lançamentos, Jay Kay volta agora com um novo álbum com o sugestivo nome de 'Dynamite'. O disco foi composto e gravado na Espanha, Itália, Costa Rica, Escócia, Nova York e Los Angeles, além da casa do músico em Buckinghamshire, Inglaterra.

E já se vão 13 anos desde que Jay assinou o contrato para oito discos com a gravadora. Um contrato pouco ortodoxo para uma banda inovadora. Suas letras vão de manifestos políticos e ecológicos ao relato de uma festa dançante. São mais de 20 milhões de cópias vendidas, cinco prêmios MTV e um Grammy, e o reconhecimento mundial pela qualidade musical.


Fonte: site Sony BMG

Integrantes

Jay Kay

Nasceu em 30 de dezembro de 1969

United Kingdom

Rob Harris

Nasceu em 27 de agosto de 1971

United Kingdom

Sola Akingbola

Nigeria

Derrick McKenzie

Nasceu em 27 de março de 1964

Paul Turner

Ex-Integrantes

Toby Smith

Nasceu em 29 de outubro de 1970

United Kingdom

Wallis Buchanan

Nasceu em 29 de novembro de 1965

Gavin Dodds
Simon Katz
Stuart Zender

Nasceu em 18 de março de 1974

Nick Fyffe

Nasceu em 14 de outubro de 1972

Nick Van Gelder
DJ D-Zire
John Thirkell
Simon Carter
Maurizio Ravalico
Samantha Smith

ÚLTIMAS

MIX DE MÚSICAS

ÁLBUNS

ARTISTAS RELACIONADOS