Página inicial > Samba Enredo > I > Império da Tijuca

MIX DE MÚSICAS

ARTISTAS RELACIONADOS

FOTOS

imperio-da-tijuca - Fotos

Fundado em 08 de dezembro de1940, no Morro da Formiga, na Tijuca, Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca foi a primeira agremiação ligada ao carnaval a usar a palavra "Império" em seu nome. Por essa razão o seu símbolo é uma coroa. Na bandeira, além da coroa, encontram-se representados o fumo e o café, simbolizando as riquezas brasileiras.

O primeiro desfile foi em 1946, com o enredo " Aos heróis do Monte Castelo ", mas o primeiro campeonato veio apenas em 1964, com o enredo " O esplendor do Rio de Janeiro Imperial ", desfilando pelo Grupo 2, tendo como carnavalesco Jorge Melodia. A escola permaneceu no Grupo 1 até o ano de 1969, quando foi rebaixada por não ter sido julgada. Em 1970 conquista mais um campeonato com o mesmo carnavalesco do primeiro título, Jorge Melodia. O enredo era " Segredos e encantos da Bahia ". Volta a cair em 1972 e permanece no Grupo 2 até 1976. Neste ano, com o brilhante carnavalesco Joãozinho Trinta, conquista seu terceiro campeonato, com o enredo " Guerreiros das Alagoas ". Sofre em seguida uma dupla queda: em 1977 vai para o Grupo 2 e no ano seguinte cai para o Grupo 2-A. Em 1979 sobe para o Grupo 1-B com o último campeonato conquistado. O enredo: " As três mulheres do Rio ".

Anos 80. A escola sobe para o Grupo 1-A com a conquista do segundo lugar em 1980, mas não consegue permanecer nesse grupo devido ao décimo-primeiro lugar do ano seguinte. Em 1982, com mais um segundo lugar, volta ao Grupo 1-A e nele permanece até 1987, quando cai para o Grupo 2. Volta a subir em 1991, com o enredo " Canaã, a terra prometida Brasil ".

Com o ator e carnavalesco Miguel Falabella, a escola conquista o quarto lugar do Grupo de Acesso A em 1994, com o enredo " Nelson Rodrigues, um beijo na Sapucaí ", e também o segundo lugar de 1995, conquistando o direito de desfilar no Grupo Especial em 1996. Infelizmente volta a cair nesse mesmo ano, com o enredo " O Reino Unido Independente do Nordeste ", ficando com a décima-sétima colocação. Fica no Grupo de Acesso A até 2002, quando amarga nova queda para o Grupo B, onde permanece até hoje.