Jerusalém por Cristo é contemplada. Com os seus altos que rebrilham lá, Mas entre as belas torres levantadas; Vê as do templo onde esteve já; Jesus com Seu olhar mui penetrante, Não vê somente o lindo exterior, Mas sim as almas tristes, vacilantes. Que rejeitaram Seu divino amor.
Jesus chorou: Seu coração rasgado Lamenta e sente uma dor sem par, Por ver Seu povo indo descuidado, Pra perdição eterna caminhar! Um som alegre sobe da cidade, O povo está em festa a jubilar, Mas quando o sol, se escondeu à tarde, Jesus ao Cedrom foi pra lamentar.
Jerusalém, que segues o mau trilho, E apedrejas os fiéis de Deus; Ó quantas vezes quis juntar teus filhos, Como a galinha ajunta os pintos seus; Mas para Mim, as portas tu fechaste, No dia que Eu vim te dar a paz; Por teu pecado cega te tornaste, Não aceitando o meu amor veraz!
Ainda se repete a mesma história, Jesus do céu está a contemplar Cidades que têm aparente glória, E continua sempre a chorar; Pois Ele é quem pode dar a vida Às multidões que na condenação Rejeitam, sim, a graça oferecida, A eternal e grande salvação!