Página inicial > Sertanejo > G > Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira

MIX DE MÚSICAS

FOTOS

grupo-de-viola-caipira-cordas-da-mantiqueira - Fotos
grupo-de-viola-caipira-cordas-da-mantiqueira - Fotos

+7

- Fotos

Fundado em 2009, o Grupo de Viola Caipira Cordas Da Mantiqueira é composto por 12 violeiros registrados na Ordem dos Músicos do Brasil, todos estudiosos e apaixonados pela viola e por sua história.
A regência é do maestro Oliveira Neto, professor de viola caipira e também pesquisador das tradições e das narrativas deste instrumento que se confunde com a própria história da música popular brasileira.
Nossa existência se deve única e exclusivamente ao esforço de seus integrantes, visto que não somos patrocinados por empresas privadas, órgãos governamentais ou mecenas.

Todas as canções e as modas interpretadas pelo Cordas Da Mantiqueira narram a história do caboclo, do caipira, da saga destes homens que ajudaram a construir o Brasil e que representam o povo brasileiro de maneira tão singela e verdadeira.

A viola e o caipira são a própria iconografia do brasileiro, suas origens e seu destino, sua musicalidade e sua paixão, seu desafio e sua ancestralidade. As afinações múltiplas retratam a criatividade infinita, o labirinto sonoro. A madeira - o jacarandá, o cedro, o ébano - o timbre caboclo que mobiliza as percepções. As cordas... As cordas esticadas dos vales, dos refúgios, as cordas que levam ao topo da montanha, ao lumiar dos sons dos pássaros exóticos e populares, as Cordas Da Mantiqueira.

Essas Cordas já conquistaram muitas honrarias. Receberam o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira de 2013, o Prêmio de Grupos Populares e Tradicionais de 2014 (promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos) e teve seus três álbuns, "Brasil Raízes", em mais de 3 mil mãos apaixonadas pela riqueza da música caipira brasileira.

Na esteira da consagração literária e do registro histórico, o Cordas Da Mantiqueira tem a honra de figurar no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, que inseriu o verbete "Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira" em sua base de dados.

O trabalho "Raízes Brasil", com discografia de 3 Cds e 2 Dvds, tem músicas inéditas, em sua maioria, dos integrantes do grupo. Este álbum gerou um Dvd, gravado em 2012, com a participação especial do violeiro e compositor Índio Cachoeira.

Foram mais de 150 apresentações, distribuídas em diversas cidades e nas unidades do Sesi e do Sesc. O Cordas teve participação na Virada Cultural Paulista, além de vários programas de Tv e Rádio em todo o estado de São Paulo. Algumas dessas apresentações puderam contar, ainda, com as participações especiais de Pereira da Viola, Fernando Degui e Ricardo Vignini, além do próprio Índio Cachoeira.

O Cordas Da Mantiqueira, portanto, manifesta seu sentimento profundo pelas musicalidades do Brasil e, inspirado nisso, ainda busca elaborar um trabalho junto à entidades filantrópicas, levando shows a asilos e comunidades carentes, imbuídos que somos - nós e as cordas - do sonho real de oferecer momentos de alegria para aqueles que passam pelas agruras da vida, perfazendo assim um projeto musical inclusivo, ético e repleto de humanidade, afinal, o espírito do caboclo repousa nas cordas de uma viola.


Redes sociais