• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Artista

    George Michael (Georgios Kyriacos Panayiotou)
    Nasceu em 25 de junho de 1963
    London/East Finchley - United Kingdom




    Georgios Kyriacos Panayiotou, George Michael, nasceu em 25 de julho de 1963 em Bushey (ao norte de Londres), Inglaterra, filho de imigrantes gregos. Em uma carreira iniciada no final dos anos 70, George Michael já vendeu mais de 80 milhões de discos mundo afora até hoje.

    Com uma parceria com Andrew Ridgeley ele formou o Wham! no começo dos anos 80 e seu primeiro disco, Fantastic, foi sucesso imediato com o single “Wham Rap” seguido por outros como “Wake Me Up Before You Go Go” e “Last Christmas”. Após uma série de shows lotados no Wembley Stadium para aproximadamente 70 mil pessoas, em 1986, a dupla se desfez. Oficialmente, foi com o lançamento do single "Careless Whisper" em 1984 que sua carreira solo começou, paralela ao Wham!. Essa canção ele escreveu aos 17 anos e é considerada uma das mais executadas da década.

    Em 1987 ele foi o primeiro cantor branco a fazer um dueto com a diva Aretha Franklin. O resultado do encontro foi registrado no single 'I Knew You Were Waiting' que foi direto para o primeiro lugar das paradas musicais. No mesmo ano ele assinou um contrato com a Columbia Records e lançou o álbum Faith. O disco vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo e o single homônimo foi número um em todas as paradas musicais de ambos os lados do Atlântico, dos Estados Unidos, Europa e em seis países da América Latina.

    Faith recebeu o Grammy de Álbum do Ano em 1988 e George ganhou dois prêmios Ivor Novello Awards como Compositor do Ano pelo Hit internacional “Faith”. Ele também faturou um American Music Awards de Favourite Male Vocalist (pop/rock), 'Favourite Male Artist' (soul/R&B) e 'Favourite Album' (soul/R&B).

    A turnê do álbum teve início em fevereiro de 1988 levando apresentações pelo mundo todo em grandes arenas, como o Tokyo's Budokan Stadium lotado, e platéias extasiadas na Europa, Austrália e América do Norte. Em junho a turnê foi interrompida para que George pudesse participar com três canções no show Mandela Freedom Concert no Wembley Stadium pela libertação do líder africano Nelson Mandela.

    Em setembro de 1990 ele já tinha um amplo material para lançar um novo disco, Listen Without Prejudice: Vol.1. As composições tomaram claramente outra direção e já no primeiro single "Praying For Time" ficou evidente que George optou por uma sonoridade mais crua e inspirada em clássicos dos anos 60, jazz e ritmos da música negra. Em sua maioria as músicas tinham um apelo mais filosófico, mas mesmo sendo mais complexas, elas rapidamente escalaram os ranking musicais.

    George já estrelava palcos ao lado de seus maiores ídolos como Elton John, Aretha Franklin e Steve Wonder. Em novembro de 1991 ele lançou a canção “Don't Let The Sun Go Down On Me”, um dueto gravado ao vivo com Elton John que foi imediatamente número um das paradas pop do Reino Unido e no resto do mundo. Além disso, toda a arrecadação do single foi revertida em prol da ajuda das vítimas da AIDS. Sua campanha em ajuda aos portadores do HIV foi adiante com o lançamento de Red Hot and Dance no qual ele publicou três canções inéditas e ao lado de remixes de artistas como Madonna e Seal.

    Em outubro de 1993 ele travou uma batalha judicial contra a Sony Music alegando que a empresa não aceitava sua propostas musicais. A justiça deu a causa à gravadora e ele foi sentenciado a permanecer sem lançar nenhum disco até 1996. Mas em julho de 1995, após meses de negociações, a Sony permitiu sua saída do cast e ele imediatamente assinou com a Virgin Records.

    Escrito, produzido e arranjado por George Michael, o disco Older foi lançado pela Virgin em 1997. São onze canções inéditas e hits como "Jesus To A Child", "Fast Love" e "Spinning The Wheel" entre elas.

    Em 1998 a Sony lançou Ladies and Gentlemen - The Best of George Michael como parte do acordo de saída de George da gravadora. O disco atingiu o topo das paradas inglesas em uma semana e recebeu Disco de Platina oito vezes. E no ano seguinte foi a vez do álbum Songs from the last Century, com uma seleção de canções dos compositores que ele considerou os mais importantes e talentosos no século XX.

    Em 2004 George finalmente lançou o tão esperado álbum de inéditas, intitulado Patience. O disco marca seu retorno a Sony Music e põe fim ao regime de oito anos sem um disco autoral. O novo CD de George Michael traz 14 músicas e vem precedido pelo single “Amazing”, que chamou a atenção não apenas do público, mas também da crítica.

    Outra faixa do novo disco previamente lançada como single é a polêmica “Shoot the Dog”, que chegou às lojas em agosto de 2003. A canção (e seu videoclipe) causaram sensação ao retratar de forma ácida a situação mundial depois do atentado de 11 de setembro de 2001 e ao criticar a submissão da Inglaterra aos Estados Unidos. São décadas de talento em uma coleção de sucessos, sempre renovando a música pop mundial com criatividade e sensibilidade.


    Fonte: site Sony BMG
    Comente
    user 300 caracteres restantes. Enviar


    Publicidade
    Notícias
    Mais notícias »
    Hot Spot
    Top Músicas do Vagalume
    Top 100 »

    As informações deste site são postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer que é possível que os dados estejam desatualizados ou incorretos, sendo assim, o Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.


    É permitida somente a visualização no site das letras de músicas encontradas aqui, vedada sua reprodução através de quaisquer outros meios (Lei 9610/98).Todas as letras de músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.