Página inicial > Samba Enredo > G > G.r.c.e.s. X-9 Paulistana

ÚLTIMAS

MIX DE MÚSICAS

ARTISTAS RELACIONADOS

FOTOS

g-r-c-e-s-x-9-paulistana - Fotos

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba X-9 Paulistana é uma entidade carnavalesca fundada em 12/02/1975, no Bairro da Parada Inglesa, Zona Norte de São Paulo, por um grupo de amigos que comemoravam no famoso Bar do Japonês a vitória do seu time de futebol, o Internacional Futebol Clube, time de várzea da região.

Como em qualquer comemoração era indispensável uma boa batucada regada com muita cerveja, surgiu então a idéia de fundar uma escola de samba, fato este ocorrido em 12/02/1975, com o nome de G.R.C.E.S. Filhotes da X-9, tendo como presidente o Sr.Luiz Ademar Moura Campos.
pelo Sr. Luiz e seus amigos.

A trajetória da Filhotes da X-9 no carnaval paulistano divide-se em duas partes bem distintas: Desde sua fundação até meados da década de 80, sua participação era tímida, inexperiente, perante as grandes escolas, onde predominava o bom humor dos seus componentes, que se estende até os dias de hoje. A partir de 1986, observa-se as mudanças:
nova diretoria é construída assumindo a presidência o Dr. Laurentino Borges Marques, até Novembro de 2001, quando faleceu.


Com nova administração, a X-9 assumiu um estilo arrojado e profissional e, em conseqüência, torna-se campeã em todos os grupos intermediários (IV, III, II e I) atingindo ao máximo, em 1995, seu objetivo: integrar o Grupo Especial das Escolas de Samba de São Paulo, sendo campeã em 1997, fato este inédito para escola de samba com apenas 3 desfiles no Grupo Especial e diante de agremiações com vasta experiência, sendo que o feito foi repetido no carnaval de 2000, ano que foi campeã do carnaval paulistano, junto com a Vai-Vai.
Em 1998 ficou com a amarga nona colocação, e em 1999 ocupou o terceiro lugar.

A X-9 Paulistana nasceu tímida e humilde. E com muita humildade conquistou a simpatia do público paulista, cativando cada vez mais quem gosta do samba. E desta forma, o G.R.C.E.S. X-9 Paulistana apresentou no Carnaval 2000, o enredo "QUEM É VOCÊ, CAFÉ", apresentando o Ciclo do Café no Brasil, acontecido didaticamente no período "inicial"de 1730 a 1770.

No Carnaval de 2001 a X-9 Paulistana apresentou o enredo "ESTIVE AQUI, LEMBREI-ME DE VOCÊ...ME LEVA BRASIL...!" e ocupou o 3° Lugar.

No ano de 2002, a X-9 entrou na avenida com o Tema "ACEITO TUDO...QUEM SOU EU? O PAPEL!" e fez um desfile campeão, mas nem tudo deu certo.
No início do desfile houve problemas com o som e houve atraso na cronometragem. No fim das contas a X-9 ultrapassou 1 minuto do seu desfile e perdeu 6 pontos valiosos que dividiria o título junto com a Gaviões da Fiel.

Neste ano de 2003 a X-9 entrou na avenida pela manhã com o enredo "Pi Iê Rê, Jeribatiba ou Pinheiros. A Deusa dos rios clama por sua preservação. Se ele muda de curso pode mudar o curso de sua história" um samba muito bom e contagiante que levantou a galera. Mesmo fazendo um lindo desfile e sendo a favorita do desfile de sábado, na pesquisa IBOPE/REDE GLOBO, a X-9 ficou com nota 9,5 do público(somente atrás da Gaviões da Fiel com 9,7) e obteve a 3ª colocação.

No Carnaval de 2004, a X-9 entrou na Passarela do Samba com o enredo
"Se vens à minha casa com Deus no coração, Senta-se à mesa e coma do
meu pão" e obteve o Vice Campeonato.


Fonte: www.X9Paulistana.com.br