• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Artista

    Ed Sheeran
    Nasceu em 17 de fevereiro de 1991
    United Kingdom




    Edward Christopher "Ed" Sheeran nasceu dia 17 de fevereiro de 1991, na cidade de Hebden Bridge, Yorkshire e foi criado em Framlingham, Suffolk. Seu irmão, Matthew nasceu dia 17 de março de 1989, estudou música na universidade e agora é compositor de música clássica. Seu pai, John, é um curador de arte e palestrante e sua mãe, Imogen, é agora uma designer de jóias. Uma das memorias mais antigas de Ed inclui ouvir Bob Dylan e Eric Clapton e de acordo com o cantor, o primeiro álbum que ouviu foi 'Irish Heartbeat' do Van Morrison. Ed começou a cantar na coral da igreja local com quatro anos e aprendeu a tocar guitarra muito jovem. Ele começou a escrever suas próprias músicas quando ainda estava no colegial. Algumas de suas influencias musicais são: Damien Rice, The Beatles, Dylan, Nizlopi e Eminem.

    Quando tinha 16 anos largou a escola e em 2008, mudou-se para Londres para tentar seguir a carreira de músico. No começo de 2011, ele lançou de forma independente um 'extended play', "No. 5 Collaborations Project", que chamou a atenção de Elton John e Jamie Foxx.

    Depois de cantar com Asylum Records, seu álbum de estreia, "+" (lê-se "plus"), foi lançado em 9 de setembro de 2011 e desde então já foi seis vezes disco de platina no Reino Unido. Nesse álbum seu single, "The A Team", ganhou o premio 'Ivor Novello Award' como 'Best Song Musically and Lyrically' (melhor canção tanto música como letra).

    Em 2012 Ed ganhou o Brit Awards como melhor artista solo masculino e melhor revelação britânica. Sua popularidade começou a aumentar em 2012 quando apareceu como convidado no quarto álbum da cantora Taylor Swift, "Red". Em 2013 "The A Team" foi nominada como Música do Ano no 'Grammy Awards', onde o cantor apresentou a canção com Elton John. Ele passou boa parte desse ano abrindo shows para Taylor Swift em sua turnê na America do Norte. No final de 2013, fez três shows solo lotados no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

    O segundo álbum de Ed Sheeran foi "x" (lê-se "multiply") o lançamento mundial foi em 23 de junho de 2014. Em 2015 ele ficou como número um tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. Seu álbum "x" ganhou o 'Brit Award' de melhor álbum do ano e Ed ganhou o 'Ivor Novello Award' como melhor compositor do ano. Seu single "Thinking Out Loud", ganhou dois Grammys em 2016: Melhor música do ano e melhor performance pop solo. Em sua turnê mundial de 2015 fez três shows lotados no 'London's Wembley Stadium', seu maior show solo até agora.
    Comente
    user 300 caracteres restantes. Enviar


    Publicidade
    Notícias
    Mais notícias »
    Hot Spot
    Top Músicas do Vagalume
    Top 100 »

    As informações deste site são postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer que é possível que os dados estejam desatualizados ou incorretos, sendo assim, o Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.


    É permitida somente a visualização no site das letras de músicas encontradas aqui, vedada sua reprodução através de quaisquer outros meios (Lei 9610/98).Todas as letras de músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.