Página inicial > Samba > D > Dé Lucas

MIX DE MÚSICAS

FOTOS

de-lucas - Fotos

Wanderson Vieira Lucas, ou apenas Dé Lucas, nasceu em Belo Horizonte, no Bairro Serra. Cantor, compositor e instrumentista, o sambista é bicampeão do concurso Novos Bambas do Velho Samba, realizado pela tradicional casa Carioca da Gema, no Rio de Janeiro, com as canções Clarear e Quinto elemento, que estão no seu novo Cd.

Presença constante nas rodas de samba de Belo Horizonte, Dé, com 18 anos, integrou os grupos Favela, Samba da Madrugada, Eldorado Samba Show, Fina Flor e Liberdade. O compositor também foi um dos fundadores do grupo Na Cadência do Samba.

Além de trabalho autoral, Dé Lucas acompanhou vários músicos de renome, como Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, Fabiana Cozza, Nelson Rufino, Zé Luiz do Império, Wanderley Monteiro, Marquinhos Satã, Tantinho da Mangueira, Wilson Moreira, Moisés Marques, entre outros. Tem em Heleno Augusto, Fabinho do Terreiro, Tino Fernandes, Ederson Melão, Fábio Martins, Mestre Jonas, Arthur Carvalho, Ytalo Mota, Edson Cruz, entre outros, seus principais parceiros musicais.

Em 2015, lançou o projeto Casa de Bamba, onde recebe compositores e cantores de renome de Minas e de outros estados. Idealizou o projeto O Garimpo, que resgata, revela, reverencia e divulga os novos e velhos talentos do Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul da capital mineira, sempre acompanhado por um artista consagrado de Belo Horizonte. Em maio de 2018, ao lado de Edson Cruz, lançou no Sesc Palladium o Cd Mãos. O disco tem 11 faixas. O show contou com as participações de Douglas Din, Marcos Sacramento e Fabiana Cozza .

Dono de uma grande versatilidade e ousadia em suas composições, Dé estuda a história do samba, suas influências e ritmos. Em sua caminhada, reúne mais de 300 canções com parceiros tradicionais, como Heleno Augusto, Fabinho do Terreiro, Tino Fernandes, Ederson Melão, Fábio Martins, Mestre Jonas, Arthur Carvalho, Ytalo Mota, e até mesmo com o jogador Ronaldinho Gaúcho.

Redes sociais