Dawtas Of Aya.

Salve Zumbi

Dawtas Of Aya.

Perseverança e Resistência


"Exu, não me desfaças
Não falsifique as palavras da minha boca
Não engane os movimentos dos meus pés
Tu que traduzes as palavras de ontem
Para novas locuções
Não me desfaças
Ofereço-te sacrifício

Exu, abre-me o caminho para ir ao campo
Não aceito que Exu venha em vão. "
Começo minha história saudando a
Abdias Nascimento e Beatriz Nascimento
que travam, em seus discursos
sobre invisibilidade, distorção e
ocultamento de nossas origens africanas
ambos, trazendo o resgate da reconstrução
o Brasil, com Quilombos
Quilombo é um conceito próprio dos
africanos bantus, habitantes da África
Ocidental e Leste. Este conceito vem
sendo ressignificado através dos
séculos da história do Brasil. O nome
original vem de Angola, que em
determinado momento da história da
resistência angolana, queria dizer
acampamento de guerreiros da floresta
administrado por chefes rituais de guerra
Feche os olhos por um instante
Imagine um filho, um irmão, pai de uma nação
Uma lenda? Um mito? Uma história? Ou um destino?
Eu te vi, Zumbi, nós mulheres pretas
Nos passos e nas migrações diversas dos
teus descendentes
Te vi adolescente sem cabeça e
sem rosto nos livros de história
Teobservamos mulher, em busca do meu eu
Te verei vagando, ó estrela negra
Ó luz que ainda não rompeu
Zumbi, de origem bantu, foi último
Rei do Quilombo de Palmares
é celebrado na experiência pan-africana
como nosso primeiro herói do pan-africanismo
Neto da Princesa Aqualtune
nasceu na serra do Macaco
Ainda menino foi raptado
e aprisionado, entregue a um missionário
português, aprendeu língua de branco
mas não se subordinou
Na adolescência foge para Palmares
Dentro da divisão de Palmares
chefiou um mocambo antes de se
tornar o grande líder
Lutou constantemente pela
autonomia do Quilombo
Palmares pôs em questão a
estrutura colonial inteiro
o exército, o sistema de
posse da terra dos patriarcas
portugueses, ou seja
o latifúndio, assim como desafiou
o poder todo poderoso da Igreja Católica
Exu, o maltratado Orixá
frequentemente associado ao Diabo
é para as religiões Yorubá-Fon
a divindade do caos e transformação
o moleque divino, o mensageiro
entre o Céu, a liberdade
que pode ser chamada Quilombo
e a Terra observada como estrutura colonial
onde os negros queriam se ausentar
Zumbi (Exu) é o raio do inimigo
Senhor dos caminhos e abridor
das novas possibilidades
o arquétipo de transformação
A medida que Zumbi (Exu)
apropria os significantes
enganosos do colonizador e os transforma
darão voz a luta para o povo negro
se reconhecer e saber sua real identidade
É preciso uma imagem, para recuperar a
identidade, tem que tornar-se visível
porque o rosto de um é reflexo de outro
o corpo de um é reflexo de outro
e em cada um o reflexo de todos os corpos
A invisibilidade está na raiz da
perda da identidade, então eu contamos a
nossa experiência em não ver Zumbi
que para nós, era o herói

Composição: Regiane Cordeiro, Carol Afreekana, Sistah Mari

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