Página inicial > Psicodelia > C > Carlos Walker

MIX DE MÚSICAS

FOTOS

carlos-walker - Fotos
carlos-walker - Fotos

+7

- Fotos

Carlos Walker Soares Luna (Rio de Janeiro, 13 de março de 1955), conhecido também como Wauke, é um cantor, compositor, produtor, escritor e astrólogo brasileiro. Começou sua carreira como músico em 1969, quando venceu um festival na cidade de Santos, em São Paulo. Entretanto, ficou conhecido nacionalmente pelo seu disco A Frauta de Pã, de 1975, que contém a faixa "Alfazema", integrante da trilha sonora da telenovela O Espigão, de Dias Gomes.Nos anos 1970, foi considerado uma "revelação" e participou o Festival Abertura, da Tv Globo. Trabalhou com músicos como João Bosco, João Gilberto, Hermeto Pascoal, Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Itamar Assumpção, Laércio de Freitas, Alberto Arantes, Radamés Gnatalli, Ná Ozzetti, Tetê Espíndola, Aldir Blanc, Hélio Delmiro, Piry Reis, Peter Dauelsberg, José Roberto Bertrami, Lúcio Gregori e Gilson Peranzetta.

Considerado por João Gilberto, Tom Jobim e Elis Regina como uma das vozes mais belas e versáteis, que vai do barítono médio ao tenor ligeiro com incrível facilidade.

Carlos Walker grava em 1975 então seu 1º Lp: A Frauta de Pã com participações de músicos renomados entre eles: João Bosco, Hélio Delmiro, José Roberto Bertrami, Gilson Peranzetta, Piry Reis, Radamés Gnatalli, Laércio de Freitas, Alberto Arantes e Orquestra Sinfônica.

Ainda nos anos 70, faz shows em projetos  da Sombras, ao lado de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Piry Reis e toda a geração dos anos  60/70.

Nos anos 80, Carlos Walker encontra-se  com o papa bossanovista João Gilberto. Noites e madrugadas memoráveis cantando juntos no apartamento de João, no Leblon, Rio de Janeiro.

Com apoio de João e de Lúcia Sweet, surge  um novo disco: Onda: uma leitura radical da obra de Tom Jobim. Walker vem neste disco acompanhado  por músicos internacionais: Nico Assumpção, Luiz Avellar, Ricardo Silveira, Carlos Bala, Márcio Montarroyos e Marçalzinho.A gravadora Eldorado/Mix House de São Paulo relançou em 2000 este Cd no Brasil e Eua. O disco foi indicado para o Premio Sharp, atual Premio da Música Brasileira.

No final dos anos 90 faz série de shows com o consagrado baixista Yuri Poppof e banda no projeto Walker canta Hermeto Pascoal.

Em 2008 lança o Cd Fio da Canção, com músicas do compositor Lúcio Gregori e letras e interpretação de Carlos Walker.

Em 2013 a canção Alfazema é gravada pela cantora revelação, Cídia Luize, lançada pela Tv Globo e que integra a trilha sonora da novela Sangue Bom. Em 2016, o disco A Frauta de Pã é escolhido entre os 100 melhores discos brasileiros e integra um livro de luxo, bilíngue do pesquisador e colecionador Bento Araújo. O Livro vem ocupando páginas de revistas e jornais mais importantes da Europa, Eua, Brasil, China com sucesso de vendas e crítica.


Redes sociais