• Vagalume
  • A-Z
  • Estilos
  • Top 100
  • Playlists
  • Rádio
  • Hot Spots
  • Notícias
  • Artista

    Alanis Morissette (Alanis Nadine Morissette)
    Nasceu em 1 de junho de 1974
    Ottawa/Ontario - Canada
    Instrumentos: Voz




    Alanis Morissette é uma das cantoras-compositoras mais bem-sucedidas no rock feminino, a partir da metade dos anos 90. Nascida em 1 de junho de 1974, Alanis Nadine Morissette foi criada com os seus dois irmãos, Wade e seu irmão gêmeo Chad, em Ottawa, Canadá por pais francês-canadenses e húngaros. Aos 10 anos de idade a precoce Alanis tinha ganhou um papel no Nickelodean TV Show, apresentando o programa: "You Can't Do That on Television" e pôde gravar seu primeiro single, "Fate Stay With Me".

    Aos 14 anos de idade o trabalho duro foi pago e ela assinou um contrato com a gravadora MCA/Canada. A estréia dela em "Alanis", uma coleção de canções pop-dance, foi lançada em 1991 e foi platina no Canadá. Naquele ano, Alanis ganhou o prêmio JUNO (o Grammy do Canadá) em cantora revelação. Com o seu esforço, em 1992 "Now Is The Time", foi gravado e lançado antes mesmo que ela se formasse no Ensino Médio. Porém, este álbum (outra coleção adolescente de pop-dande) vendeu apenas metade do disco anterior, e aos 17 anos de idade ela olhou como se a sua carreira estivesse desmoronando. Depois da escola secundária, Alanis se mudou para Los Angeles onde ela teve uma boa oportunidade para alavancar de vez, com o compositor/produtor Glen Ballard, conhecido pelo trabalho dele com Michael Jackson, Paula Abdul e Wilson Phillips. A química criativa entre Glen e Alanis foi desde o princípio evidente. Glen Ballard aconselhou a Alanis procurar temas mais melancólicos, mais críticos para a sua música, ousando passar da inteligente adolescente para uma jovem mulher introspectiva.

    "A maioria das canções são, de um modo indireto, realmente dirigidas a mim" diz Alanis do trabalho dela com Glen Ballard neste momento. Há um certo aspecto das canções que é muito confessionário, muito puro ...e está desacorrentado, como uma experiência espiritual."

    Após apresentar a sua fita demo nas principais marcas, Alanis assinou com a Maverick o selo da Madonna. "Jagged Little Pill, foi lançado no verão de 1995. Em virtude do estouro do single "You Oughta Know", que se tornou o hino das neo-feministas, o álbum alcançou disco de platina e o Top 10. Em seguida os singles "Hand In My Pocket", "All I Really Want" e "Ironic" mantiveram "Jagged Little Pill no álbum desenha os próximos dois anos, enquanto vendendo 28 milhões de cópias no mundo todo, ao final das contas.

    Choveram prêmios em cima da Alanis, devido ao enorme sucesso de "Jagged Little Pill que lhe rendeu, inclusive Grammys para Álbum do Ano, Melhor Performance Rock Vocal Feminino (com "You Ougtha Know"), Melhor Canção Rock e Melhor Álbum Rock. Após uma temporada na Índia, Alanis lançou em novembro de 1998, "Supposed Former Infatuation Junkie", novamente pelo selo da Maverick e vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo. Depois da terminar uma turnê ao lado de Tori Amos, Alanis Morissette foi para a Nova Zelândia e Austrália a uma outra turnê, gravando nesse intervalo o "MTV Unplugged" lançado no final de 1999. gravado na "Brooklyn Academy of Music" em meados de setembro. Na gravação, a canadense executou versões acústicas para várias cancões, de tais como "You Oughta Know", "Univited" e uma regravação do The Police "King of Pain".

    Novembro de 1999 foi um mês grandioso para Alanis que debutou nas telonas cinematográficas representando Deus no filme "Dogma" do diretor Kevin Smith. - O filme causou polêmica, afinal a história não é nada convecional: trata-se de dois anjos rebeldes Loki e Bartelby (respectivamente representado por Matt Damon e Ben Affleck), banidos do céu, eles vivem exilados em uma cidadezinha americana, planejando a volta ao Reino Celestial; Deus (Alanis Morissette) não quer que isso aconteça e pede ajuda a Bethany (vivida por Linda Fiorentino), empregada de uma clínica de abortos. Teve muita gente que não gostou nadinha e os religiosos pediram pela censura do filme. Quanto a isso, Alanis foi categórica: "As pessoas que pedem a censura são aquelas que têm medo e projetam esse medo na arte", disse ela à revista americana Interview. A trilha sonora do filme traz uma nova canção da canadense, denominada "Still".
    Comente
    user 300 caracteres restantes. Enviar


    Publicidade
    Notícias
    Mais notícias »
    Hot Spot
    Top Músicas do Vagalume
    Top 100 »

    As informações deste site são postadas integralmente pelos usuários. É importante dizer que é possível que os dados estejam desatualizados ou incorretos, sendo assim, o Vagalume exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.


    É permitida somente a visualização no site das letras de músicas encontradas aqui, vedada sua reprodução através de quaisquer outros meios (Lei 9610/98).Todas as letras de músicas são propriedade dos seus respectivos autores e divulgadas somente para fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.