# 12 faixas
# 13 faixas
Após show de despedida, Kiss anuncia "renascimento" na forma de avatares
•
Billboard elege as 500 melhores músicas da história do pop. Conheça as campeãs!
•
Agnetha Fältskog, do ABBA, retoma carreira solo. Ouça "Where Do We Go From Here?"
•
Reunião do ABBA no próximo Eurovision não irá acontecer, dizem integrantes
•
Ed Sheeran estreia no topo da parada britânica de álbuns com "-"
•
Disco
ABBA, Earth, Wind And Fire, Michael Jackson, Bee Gees e mais...
Natal
ABBA, Taylor Swift, Coldplay, Imagine Dragons e mais...
Hits Anos 80
ABBA, Bon Jovi, Earth, Wind And Fire, Guns N' Roses e mais...
Pride
ABBA, Beyoncé, Lady Gaga, Queen e mais...
Flashback
ABBA, Red Hot Chili Peppers, Earth, Wind And Fire, Pink Floyd e mais...
Romântico
Bruno Mars, Taylor Swift, Coldplay, Beyoncé e mais...
+9
ABBA foi um quarteto de disco e pop formado em 1972 em Estocolmo. Teve uma carreira oficial de 10 anos, durante a qual lançou mais de 70 singles de sucesso, dominando as paradas músicas em todos os continentes e vendendo centenas de milhões de discos, vindo a se tornar a segunda banda mais bem sucedidas comercialmente assim como um dos maiores ícones pop de todos os tempos. O nome do grupo foi criado com a junção das iniciais de seus quatro membros, Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni Lyngstad .
Durante os anos 60 todos os quatro integrantes já desfrutavam de sucesso musical individual na Europa e decidiram se juntar em 1972 para representar a Suécia no Festival Eurovisão da Canção, mas só venceram na edição de 1974 com a canção "Waterloo", que veio a se tornar o primeiro hit internacional do grupo e a melhor musica do festival,escolhido pelos próprios, e mais tarde com o sucesso do single "Fernando", que vendeu mais de 10 milhões de cópias, o sucesso da banda estava assegurado. Nos anos seguintes o ABBA lançou uma sequência de hits mundiais que incluem sucessos muito lembrados até hoje como "Mamma Mia", "SOS", "Money, Money, Money", "Super Trouper", "Take a Chance on Me", "Chiquitita" e "The Winner Takes It All". Em 1976 foi lançada "Dancing Queen", que viria a se tornar a canção de maior sucesso do grupo, atingindo o topo da Billboard Hot 100 e das paradas de outros 12 países, tendo também vendido mais de 6 milhões de cópias ao redor do mundo.
Em 1979 a banda anunciou sua primeira turnê em terras americanas onde fizeram uma série de concertos pela América do Norte, e em 1981 o grupo lançou seu oitavo e último disco, The Visitors, e com o single final, "Thank You for the Music", de 1983. A decisão de encerrar a banda nunca foi tomada, os integrantes concordaram com a necessidade de uma pausa por algum tempo, mas a iniciativa de regressarem nunca foi tomada e por muitos é considerado o fim da banda. Durante a segunda metade década de 80 a banda foi totalmente esquecida, somente em 1992 a banda voltou aos holofotes com o lançamento do ABBA Gold uma das maiores coletâneas de todos os tempos com mais 28 milhões de cópias comercializadas pelo mundo, quando o interesse pela banda foi novamente aumentando lançaram em 1993 More ABBA Gold que seria uma continuação do bem sucedido Gold. Na virada do milênio as vendas da banda já superavam as 300 milhões de cópias mundialmente. Em 1999 a discografia da banda foi adaptada para o musical Mamma Mia!, que estreou em Londres e depois ganhou versões em dezenas de países, muitos nos quais está em cartaz permanentemente; até hoje o musical já foi assistido por mais de 42 milhões de pessoas e teve um faturamento mundial de cerca de 2 bilhões de dólares, sendo a peça teatral mais bem sucedida de todos os tempos. O sucesso do musical levou a uma adaptação para o cinema em 2008, também titulada Mamma Mia!; o filme teve uma bilheteria total de mais 600 milhões de dólares, tornando-se também o filme musical de maior sucesso de todos os tempos. Outro recorde do ABBA inclui o sucesso da coletânea Gold: Greatest Hits, de 1992, que vendeu mais 30 milhões de cópias e se tornou a terceira coletânea mais vendida da história da música.
Hoje em dia as vendas do grupo já se aproximam de 400 milhões de cópias mundialmente, o que faz do ABBA o quarto maior vendedor de discos da história. Além disso, a Indústria Fonográfica Mundial (IFPI) estima que a banda ainda venda de 2 a 3 milhões de discos por ano, o que faz do ABBA a banda inativa que mais fatura nos dias de hoje. Mesmo o ABBA não sendo tão popular como nos anos 70,eles continuam tendo o titulo de maior banda POP de todos os tempos.
Site oficial
www.abbasite.com