Após muitas décadas de espera finalmente os fãs dos Beatles poderão ver "Let It Be" com som e imagens restaurados. O longa entra no catálogo do Disney+ no dia 8 de maio.

Dirigido por Michael Lindsay-Hogg, o documentário de 80 minutos, feito com imagens gravadas em janeiro de 1969, sempre esteve envolvido em polêmica por mostrar um lado menos harmonioso do quarteto, com cenas de discussões e um inegável mal-estar entre os integrantes já prenunciando que o fim do grupo estava próximo. O filme estreou em maio de 1970 e a banda anunciou seu fim no último dia daquele ano.

Com o material bruto das filmagens à sua disposição, Peter Jackson trabalhou na série documental "Get Back", lançada em 2021. Com quase oito horas de duração, este novo enfoque mostrou que, para além dos momentos de tensão, aquele também foi um período de descontração e de grande produtividade.

The Beatles


Apesar de gravado antes de "Abbey Road" (1969), "Let It Be", filme e disco com a sua trilha sonora, só saíram em 1970, tornando-se os últimos lançamentos do quarteto de Liverpool enquanto banda em atividade.

O documentário ganhou o Oscar de melhor trilha de canções originais - a única vez que essa categoria fez parte da cerimônia.

"Let It Be" foi lançado oficialmente em home-video 1980, com uma transferência ruim de imagem, e nunca mais foi reeditado. As cópias pirata que circulam entre colecionadores, e também no YouTube, vêm dessa fonte.